Bem Vindo

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

História do Pipa-Arraia em Fortaleza



História do Pipa


Uma pipa ou papagaio, também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga, arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas), é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
A Pipa é composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
Muitos pipeiros molham a linha da pipa com cerol, uma substância resultante da mistura de cola e vidro, com o intuito de cortar a linha de outros operadores, em um tipo de disputa. Tal prática acaba provocando acidentes com os próprios pipeiros e com outras pessoas como, por exemplo, motoqueiros que tem seus pescoços cortados ao serem atingidos pela linha.
Pipa e Arraia
Muito populares são chamadas de pipas propriamente ditas aquelas em formato de pentágono, com cabresto triangular e rabiola. Já as arraias não possuem rabiola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.