Bem Vindo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

V Encontro Mestre do Mundo - Limoeiro Ceará 2010


Lançamento do V Encontro Mestres do Mundo em Fortaleza com “Terreirada”
Evento reunirá 150 mestres da América Latina em Limoeiro no mês de março

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura, juntamente com a Secretaria da Cultura do Ceará, a Prefeitura Municipal de Limoeiro e a Comissão Cearense de Folclore realizam, no próximo dia 25, em Fortaleza, uma ação cultural com o objetivo de apresentar a 5ª edição do Encontro Mestres do Mundo, cujo tema, este ano, será “Folias e Brincadeiras”.

O Encontro acontecerá entre 17 e 20 de março, no município de Limoeiro, localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, e reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos. Nos quatro dias do evento, os mestres das culturas populares se encontrarão para apresentações e trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, reunindo em um único local uma grande diversidade de tradições vindas de várias regiões brasileiras e de outros países.

Estão programadas oficinas e seminários, além de apresentações artísticas em palcos montados na Praça da Igreja Matriz. As atividades do Encontro serão divididas em cinco categorias de Mestres da Cultura: das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).

A Terreirada
Durante o lançamento do V Encontro dos Mestres do Mundo, que acontecerá a partir das 16 horas, será realizada uma “Terreirada”, ação também conhecida como Mestre Convida, ocasião em que um mestre da cultura popular recebe convidados em sua casa, mostrando seus costumes e a sua arte. A anfitriã do lançamento será Dona Nice Firmeza, diplomada Mestre da Cultura, cujas artes são o bordado, a pintura e a gastronomia.

A “Terreirada” acontecerá no sítio em que ela reside, na Via Férrea, bairro do Mondubim, em Fortaleza (CE), que também abriga o Minimuseu Firmeza, e contará com uma apresentação do Boi Ceará de Mestre Zé Pio (Fortaleza).

O Ceará, referência para os estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial, apresentará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, durante a Terreirada, os sete novos Mestres da Cultura selecionados no último edital da Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal, temporário ou vitalício. Atualmente, o Estado possui 50 Mestres da Cultura reconhecidos pela lei. Além deles, o edital prevê duas outras vagas para o registro de grupos e duas vagas para registro de coletividades (comunidades).

Na ocasião, será apresentada a nova edição do evento pelo diretor de Políticas da Diversidade e da Identidade da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ricardo Lima, pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, e pelo presidente da Comissão Cearense de Folclore, também parceira na realização do Encontro de Mestres do Mundo, Clerton Martins.

Ainda durante o lançamento, serão apresentados os produtos do último Encontro (um DVD, um catálogo e o registro em livro das ações educativas) que aconteceu em Juazeiro do Norte, no Cariri, em 2008. Na sequência, será servido um coquetel regional aos convidados.

A anfitriã da Terreirada
Dona Nice é artesã, artista plástica e professora e ministra cursos de desenho, pintura e bordado. Foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte, ainda na década de 1950. Fundou em 1969, juntamente com o marido, o artista plástico Estrigas, o Minimuseu Firmeza, que fica no sítio onde reside no bairro do Mondubim. O acervo soma mais de 700 obras das mais diversas épocas da história da arte cearense, além de livros e documentos.

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio (85) 9605.0462 pelo e-mail bruno@ad2m.com.br

http://www.cultura.gov.br/site/2010/02/18/lancamento-do-v-encontro-mestres-do-mundo-em-fortaleza-com-terreirada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.