Bem Vindo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

40ª EXPOCOSE – Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia.



 40ª EXPOCOSE – Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia

A cidade de Sertânia, localizada no Sertão do mo­xotó, em Pernambuco, é um celeiro de tradições, história, cultura, gente e terra a perder de vista. Um lugar de sertanejos fortes e trabalhadores. Um povo com uma fé que dignifica o valor de sua luta e de suas raízes.
E uma das maiores tradições locais é a pecuária, voltada especialmente para a criação de caprinos e ovinos, em especial os da raça anglonubiana. De origem inglesa, os caprinos da raça anglonubiana se adaptaram com sucesso às características de Sertânia, que hoje se destaca no cenário produtivo nacional, inclusive no que diz respeito ao melhoramento genético da raça, atendendo inclusive outros estados. Atualmente, o município possui cerca de 140 mil animais desta espécie, que destinam-se à produção leiteira e ao corte.
Por ter, na criação de caprinos, a força de sua economia, Sertânia passou a deter outra grande tradição, a de realizar a maior exposição especiali­zada em caprinos e ovinos da região, e uma das maiores do país, a Expocose, que em 2012 chegou a sua 40ª edição.
Os primeiros caprinos anglonubianos chegaram a Pernambuco na década de 70, não se adaptando, inicialmente, ao local e às condições de criação, o que obrigou seu criador, um importante industrial do setor de tecelagem e também pecuarista, a vendê-los ao Departamento de Criação Animal da Secretaria de Agropecuária de Pernambuco.
A primeira providência foi a transferência dos ani­mais para uma fazenda de criação em Sertânia. Alguns problemas genéticos, oriundos do cruzamento destes animais, obrigou a uma nova importação, desta vez de forma selecionada, que aconteceu no fim de 1979 e no início dos anos 80, começando aí, a tradição da criação de caprinos anglonubianos em Sertânia.
 Fonte:http://www.sertania.pe.gov.br/expocose2012/

 Video: Globo Rural - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.