Bem Vindo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ARTE URBANA - GRAFITE



Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo
princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.
A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.
Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos­­ de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_urbana.

Video: Bom Dia Brasil - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.
Foto Site: http://www.flickr.com/photos/arteurbana/2129568620/
.

2 comentários:

  1. O primeiro prédio que vi com essa bela arte urbana, foi num edifício próximo à Lapa, no Rio de Janeiro. A cidade fica alegre, bonita. Gostei, do vídeo. Ruim é o grafite vandalismo, que enfeia a cidade.
    Ontem, passando na Praça dos Leões ( Pç.Tibúrcio Cavalcante), bateu uma tristeza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como seria Prazeroso um dia, o respeito ao Patrimônio Público, fôsse um Hábito comum. De Todos.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.