Bem Vindo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAFÉ DO ZÉ - Palestra de Hélio Rola - Caminhos e Percursos


Multiplicidade é a palavra-chave para percorrer os "Caminhos e Percursos de Hélio Rôla", no Sobrado Dr. José Lourenço. A exposição, que fica em cartaz até 5 de agosto, traz um apanhado da produção de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas do artista desde a década de 90 até os dias atuais.

A ideia é mostrar que um artista não precisa seguir um único caminho, além de provocar a reflexão sobre a apropriação de estilos e identidades pelo mercado. "O mercado poda a criação do artista, pois para sobreviver, ele se agarra ao mesmo", diz o artista.

 Nascido em Fortaleza, em 1936, Hélio lembra que ainda criança já desenhava mais do que os outros meninos de sua rua. Usava carvão, "que tinha em todo lugar naquela época". Teve uma rápida passagem pela Scap (Sociedade Cearense de Artes Plásticas), em 1949, mas teve que sair depois que começaram a usar modelos nuas. "Eu era menor de idade", recorda.

O gosto pelas artes ficou um tempo adormecido, e Hélio encontrou outra paixão: a medicina, que o levou a São Paulo para uma pós-graduação e a Nova York para o doutorado. Foi nos Estados Unidos, durante a efervescência dos anos 70, que o agora médico se reencontrou com as artes. Um casal de conhecidos o procurou para pedir informações sobre literatura, estavam interessados especialmente pela figura de Lampião. Ele era pintor e ela escritora. Acabaram tornando-se amigos e a convivência o estimulou a buscar novamente o caminho da arte. "Digo que fui salvo por Lampião", comenta bem humorado.

Fonte: http://sobradodrjoselourenco.blogspot.com.br/2012/07/helio-rola-um-artista-multiplo.html
 Data: 14 de julho
Horário: 10 horas
Local: Sobrado Dr. José Lourenço - centro
Rua: Major Facundo, 154
Grátis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.