Bem Vindo

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conhecendo QUIXADÁ - CE


Origem do município

A colonização da área compreendida atualmente pelo município de Quixadá efetuou-se através da penetração do rio Jaguaribe, seguindo seu afluente o rio Banabuiú e depois o rio Sitiá. O objetivo foi a conquista de novas terras para a criação extensiva do gado.

Os índios Canindés e Genipapos, pertences ao grupo dos Tararíus, habitantes da região, resistiram à invasão portuguesa no início do século XVII. A hostilidade indígena só foi vencida em 1705, quando Manoel Gomes de Oliveira e André Moreira Barros ocuparam as terras quixadaenses.

Em 1641, Manoel da Silva Lima, alegando ter descoberto dois olhos d’água, obteve uma sesmaria. Essas terras, inicialmente de Carlos Azevedo, eram o "Sítio Quixadá" adquirido por compra conforme escritura de 18 de dezembro de 1728. Esta escritura é o primeiro documento público que aparece o nome Quixadá na sua atual forma gráfica.

O Sítio foi vendido, a José de Barros Ferreira em 1747. Oito anos depois José de Barros, construiu casas de morada, capela e curral, lançando assim as bases da atual cidade de Quixadá. José de Barros é considerado o legítimo fundador da cidade. A fazenda prosperou e se transformou em distrito do município de Quixeramobim.

Em 27 de outubro de 1870, Quixadá foi desmembrado de Quixeramobim e, por força da lei provincial nº 1347, tornou-se município. Deste período até hoje, teve cinquenta e três governos municipais, sendo o fazendeiro Laurentino Belmonte de Queiroz o primeiro prefeito no período de 1871 a 1873. Atualmente o município é administrado pelo médico Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro.

Origem do nome Quixadá

Há grandes controvérsias. Em alguns documentos antigos figura como Queixada ou Quixedá. Sabe-se, no entanto, que o termo é de origem indígena.

Paulino Nogueira, em seu livro vocabulário indígena, presume que o nome vem da tribo Tapuiá dos Quixarâs.

Para Teodoro Sampaio, a palavra pertence a Língua Cariri e não tem significado. Segundo Martins, significa "Oh! Eu sou o Senhor",Qui-"oh", Xé-"eu" e Uará-"senhor", tendo-se corrompido em Quixadá.

Pompeu Sobrinho atribuiu em princípio, a esse topônimo a origem Tupi e deu-lhe a seguinte interpretação: Qui-"ponta"; Chai-"gancho""torcida"; e Ita-"pedra" donde se conclui: Pedra da Ponta Encurvada ou Torcida. Essa interpretação se relaciona com a paisagem quixadaense onde tem pedras singulares como, por exemplo, a Galinha Choca, Bico de Arara.

Eusébio de Souza diz ser o vocábulo de origem Guarani que significa Pedra da Ponta Curvada. Os antigos falavam em Curral de Pedra, haja vista a localização da cidade que de fato, está cercada de monólitos.
Fonte:http://www.quixada.ce.gov.br/conheca/texto.asp?id=1897&current=A%20CIDADE
Video:CETV 2ª Edição - TV Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade
20/07/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.