Bem Vindo

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CONVITE PARA O III FÓRUM DE DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE. FIEC

Segundo dados do IBGE/2012, 45 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência. Diante do resultado é imprescindível o debate sobre a questão de acessibilidade no país. Nesta perspectiva, a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), em parceria com a Arte Pensamento, promove o “III Fórum de Deficiência e Acessibilidade – Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. O evento acontece na próxima terça-feira, 31 de julho, na sede da FIEC. A entrada é franca.
Os organizadores do evento pretendem discutir os desafios que cercam o desenvolvimento de ações e leis que assegurem o direito da acessibilidade. O Fórum é percebido ainda como uma ferramenta de conscientização, onde é esperado vencer algumas barreiras de indiferença e a carência de informação concreta sobre o tema.
O tema proposto pelo Fórum pretende chamar atenção para o resultado significativo do Censo 2010 do IBGE. Essa população quer ser incluída na sociedade, como sujeitos de plenos direitos e deveres que são, quer ser ouvida, respeitada como cidadãos. Quer conviver, participar e não apenas ser tolerada. As ações de inclusão ainda precisam ser rotina no cotidiano de quem toma decisões e, sobretudo, no cotidiano de cada indivíduo.
Um dos objetivos do Fórum é conscientizar através de ações relevantes e transformadoras, pois o hábito de infringir leis que não resultam em punição efetiva faz com tais leis pareçam inexistir, quando, na verdade, elas são atuais, sérias, mas, por não fazerem parte da cultura, perdem parte de sua eficiência. A relevância do III Fórum de Deficiência e Acessibilidade é reforçada por essas questões urgentes que já não têm o direito de ser postergadas.
Aproveitando a visibilidade dos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil tais como: Copa do Mundo 2014, Olimpíadas e ParaOlimpíadas 2016, o III Fórum pretende também garantir olhares e mentes atenciosas para a questão do turismo inclusivo, como parte do desenvolvimento econômico e da justiça social, envolvendo, para isso, o maior número de pessoas entre pesquisadores, poder público, iniciativa privada e outros segmentos da sociedade.  
O fórum de debates, cujo desafio é: " Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças ", discutirá acerca dos avanços e deficiências verificados ao longo dos últimos vinte e dois anos com relação à proteção e convívio com o portador de necessidades especiais. 
Participação
O III Fórum de Deficiência e Acessibilidade contará com a participação do norte-americano, Scott Rains, especializado em Turismo Inclusivo; o secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia; a procuradora geral do Estado de Goiás, Dra. Maisa de Castro Barbosa; o assistente técnico da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Fortaleza, XycoTheóphilo; o vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, Guilherme Sampaio; a coordenadora especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará, Isabel Pontes; Mauro Guedes; Luiza Perdigão; o presidente da Câmara de Vila Real de Santo Antonio, Algarve/ Portugal, Luis Felipe Gomes e Dra. Nadja Pinho, titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Fortaleza.

Evento: III Fórum de Deficiência e Acessibilidade
Título:  "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças".
Data: 31 de julho de 2012.
Horário: das 8h às 21h.
Almoço livre e coffee-break pela manhã e a tarde
Coquetel às 19 horas
Local: FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota.
Fortaleza -CE / Brasil
CEP: 60.120-901
ENTRADA FRANCA
Com informações da organização do evento
Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.