Bem Vindo

quarta-feira, 18 de julho de 2012

EMBRAPA - Intercâmbio BRASIL e ESTADOS UNIDOS - Estágio de Campo - Universidades Columbia e Emory - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Unifap




Acadêmicos de mestrado em Administração Pública para Desenvolvimento Sustentável, das Universidades Columbia e Emory, nos Estados Unidos, estão no Amapá para estágio de campo por meio do intercâmbio entre as duas instituições norte-americanas e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Embrapa Amapá e Universidade Federal do Amapá (Unifap). Este mestrado é executado por meio de uma rede de 23 universidades em vários países. Na América do Sul participam instituições da Colômbia e do Brasil.
Os mestrandos iniciaram as atividades no Brasil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde conheceram a instituição e também um centro de pesquisa da Embrapa. Chegaram ao Amapá neste último final de semana e participaram de uma apresentação sobre o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO), coordenado pela Unifap, e de uma reunião com a equipe técnica da Embrapa Amapá. “Este estágio de campo é uma disciplina obrigatória e foi possível praticarmos no Amapá devido à articulação da UFRRJ com a Embrapa e a Unifap. No geral, minha expectativa e interesse estão focados no desenvolvimento das cadeias produtivas, sempre na perspectiva de agregação de valor para gerar emprego e renda nas comunidades locais”, afirmou Nicolas Zaharya, atuará na avaliação da cadeia produtiva das madeiras da várzea e do uso e manejo do pau mulato, sob orientação do pesquisador Marcelino Guedes. 

Os quatro acadêmicos que encontram-se no Amapá são Nicolas Zaharya (argentino), que atuará em atividades de avaliação da cadeia produtiva das madeiras da várzea e do uso e manejo do pau mulato; Huang Hongxiang (chinês), com estudos voltados à qualidade da água, do açaí e aspectos sanitários na vida dos ribeirinhos; Jaivadhan Singh (indiano), mestrando que realizará estudos de comparação da rentabilidade do uso madeireiro e não madeireiro da andiroba; e Myriam D. Van Dorp (nasceu em Camarões, naturalizada norte-americana), pós-graduanda com interesse na pesquisa sobre avaliação qualitativa de redes da assistência mútua entre pequenos agricultores no Amapá.
Dulcivânia Freitas – Jornalista DRT-PB 1.063/96
dulcivania@cpafap.embrapa.br
0xx96-4009-9578 / 8137-7559
Fonte: http://www.cpafap.embrapa.br/embrapa/?p=6039

Foto Site: ( Andiroba em extinção): http://peregrinacultural.wordpress.com/tag/rio-de-janeiro/

 Video: Globo Rural - Tv Globo - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.