Bem Vindo

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fortaleza Terra de ALENCAR - IRACEMA SÍMBOLO DA CAPITAL CEARENSE.



Iracema Guardiã. 
A Prefeita Luizianne Lins entregou à população de Fortaleza a estátua Iracema Guardiã, símbolo da capital cearense. O monumento, que havia sido depredado no último mês de maio, foi totalmente restaurado por uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Executiva Regional (SER) II, e a empresa EcoFor Ambiental S.A.

A restauração da estátua foi baseada no projeto original do artista Zenon Barreto, da década de 1960, em comemoração aos 100 anos da obra Iracema, do escritor José de Alencar. A prefeita Luizianne Lins, ciente da importância de manter o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade, explicou que “o projeto de restauração conta com uma estrutura toda feita de fibra de vidro, que, junto com a pintura automotiva, além de dar essa impressão da cor acobreada, garante um combate mais forte ao desgaste da nossa Iracema Guardiã”.

Não é a primeira vez que a atual gestão municipal lança seu olhar para o monumento, que foi inaugurado em 1996, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema. Dentro do Projeto Nova Praia de Iracema, que vem realizando 22 intervenções ao longo de quase 3 km de extensão nessa parte da orla de Fortaleza, todo o entorno da estátua Iracema Guardiã foi recuperado com a instalação de guarda-corpo, rampa de acesso e nova iluminação.
 
 
Iracema do Mucuripe.
 
Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, realizou a entrega da estátua de Iracema do Mucuripe para a população, após o seu último restauro. O serviço foi possibilitado por uma parceria público-privada da gestão municipal com o Hotel Gran Marquise, que financiou a obra. “A entrega das duas Iracemas faz parte de um projeto maior, que é a recuperação dos 32 quilômetros da orla de Fortaleza para a população, com projetos como o Vila do Mar, na zona Leste da cidade, e a requalificação da Praia de Iracema, já concluídos; além do reordenamento da Beira Mar, que já está licitado e com ordem de serviço dada, para ser iniciado”, ressaltou a prefeita Luzianne. A obra, do escultor pernambucano Corbiniano Lins, estava quebrada e sua estrutura interna, de ferro, foi corroída pela maresia. O restaurador foi Franzé D’ Aurora, que é certificado em trabalhos com ferrocimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Durante o restauro, a estátua passou pela remoção de todas as camadas de tinta, abertura das rachaduras, retirada das corrosões, reparo das ferragens, pintura anticorrosiva das ferragens, concretagem, acabamento e pintura em cor natural do cimento. O trabalho, que iniciou em 24 de maio, foi concluído antes do prazo previsto, que era 30 de junho.
A escultura foi inaugurada em 24 de junho de 1965, no centenário do livro homônimo de José de Alencar. Ao lado de Iracema estão o seu amado, o português Martim Soares Moreno; o cachorro fiel, Japi; e o filho dos dois, Moacir. A imagem, que representa a força da luta de nossa gente, retrata o momento da partida da família em uma jangada.
A obra também foi restaurada em 2006, no aniversário de 280 anos da Capital cearense, e em dezembro de 2009. Desta última vez, o trabalho também foi fruto de uma parceria com o Hotel Gran Marquise.
Fonte:  http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18781&Itemid=78
Foto: José de Alencar. 
Video:  Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.