Bem Vindo

terça-feira, 31 de julho de 2012

I Seminário Nacional de Museus do Poder Jusdiciário - Rio de Janeiro



Museu da Justiça promove o 1º Seminário Nacional de Museus do Poder Judiciário
O Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro irá realizar, entre os dias 27 e 31 de agosto, o I Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário. O objetivo é estabelecer um espaço de diálogo, compartilhamento e troca permanente entre as instituições judiciárias localizadas em todo o país. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br ou pelo  link http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/museu/i-seminario. O evento, que tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio (SEC), acontecerá das 9h30 às 16h, na Rua Dom Manuel, 29 – 3º andar.
Durante esses dias os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas e profissionais atuantes na área, que irão apresentar um panorama das instituições-memória e dos acervos judiciários em escala nacional. Haverá também oficinas de trabalhos interinstitucionais, que ajudarão a delinear a rede nacional de museus e centros de memória do Poder Judiciário.
O encontro será aberto no dia 27 de agosto, às 13h, com a participação do professor português António Manuel Nunes Martins, historiador e investigador afiliado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, além de especialista em história das instituições judiciárias. Também fará parte da mesa de debates deste dia, o professor, poeta e museólogo Mário Chagas, da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), que tem diversos artigos e livros publicados nessa área, entre eles, “A Imaginação Museaul – museu memória e poder em Gustavo Barros, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.