Bem Vindo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

III Congresso de Escritores e Leitores do Ceará - 2012



O nome é grande: "o escritor como protagonista da construção da consciência política da sociedade brasileira". É esse o tema do III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará, que acontece de 23 a 25 de julho. As inscrições são gratuitas e estão abertas no blog do grupo Chocalho, que realiza o evento.

A programação deste ano inclui palestras, recitais, troca de livros e homenagens. As atividades acontecem no Liceu do Ceará. Segundo o coordenador do Chocalho e do congresso, Auriberto Cavalcante, o objetivo é construir estratégias para fomentar o hábito da leitura e a formação de leitores, além de difundir o trabalho de escritores e poetas do Estado e incentivar a reflexão do público.
 Destaques
Entre os destaques da programação deste ano do congresso estão a mesa-redonda sobre a construção da consciência política e a palestra sobre a influência da literatura de cordel na formação política do povo - respectivamente moderada por Auriberto Cavalcante e proferida pelo professor Gerardo Frota (Pardal).

No segundo dia, o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho ministra palestra sobre a vida e obra de Patativa do Assaré. Antes, às 10 horas, o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) fala sobre a "influência política dos padeiros na fortaleza de seu tempo". No terceiro dia, destaque para a participação do professor, poeta e escritor da Academia Cearense de Letras Batista de Lima, que realiza duas palestras, uma sobre o centenário de Jorge Amado e sobre o papel da Universidade de Fortaleza na promoção da cultura do Ceará.

Mais informações
III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. De 23 a 25 de julho no Liceu do Ceará. Inscrições: http://congressochocalho.blogspot.com.br/ (a ficha disponível no endereço deve ser copiada, preenchida e enviada para grupochocalho@yahoo.com.br

Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1157980

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.