Bem Vindo

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Macaúba e o Biodiesel .



O estudo é desenvolvido por meio do projeto “Emergência de arranjos produtivos de oleaginosas perenes, no Cerrado brasileiro: o caso da cadeia produtiva do biodiesel da macaúba no município de Montes Claros - MG”, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo pesquisador da EPAMIG José Carlos Fialho.
A pesquisa tem por objetivo estudar a rentabilidade econômica e a produção de óleo da planta, além de prospectar futuras pesquisas e desenvolvimento de produtos nas diferentes etapas do processo produtivo. “Identificaremos os problemas nas áreas de colheita e armazenamento e, em seguida, repassaremos as informações para toda a cadeia produtiva. É uma grande oportunidade para os produtores avaliarem o custo – benefício da atividade” explica o pesquisador. Ele salienta também que essa pesquisa visa, principalmente, a utilização de óleo para biodiesel. “Montes Claros tem uma usina de biodiesel e a demanda por óleo é muito grande”, conclui.
Ele explica que existe pesquisa de identificação do maciço (principais áreas da macaubeira), mas da cadeia produtiva é o primeiro estudo. “Esse projeto dará também oportunidade para outros pesquisadores trabalharem com melhoramento, adubação e controle de pragas da planta”, ressalta. Para o extensionista da Emater-DF, Marcelo Mencarini, também participante do projeto, já é possível identificar, através de estudos iniciais, que o agroextrativismo ainda não tem estrutura logística de colheita, recolhimento e agrupamento dos frutos. Por isso, segundo ele, é preciso que os estudos abranjam também a sustentabilidade dessa atividade, do ponto de vista ambiental. “É necessário buscar alternativas para o agroextrativismo, como produção de mudas”, afirma.


Video: Globo Rural - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.
25.07.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.