Bem Vindo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PROJETO SONORA BRASIL - DINO ROCHA E GRUPO - SESC IRACEMA - FORTALEZA - SOTAQUES DO FOLE



O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.
Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.
Em 2011, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Com essa nova metodologia, o projeto passa a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos, em circuitos com duração de aproximadamente 70 dias em cada ano.


O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.



Sexta-feira (6), os sul-mato-grossenses Dino Rocha e Grupo realizam a primeira apresentação do circuito 2012, no Teatro SESC Senac Iracema. O circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil tem como tema Sotaques do Fole, que traz o som do acordeão - símbolo da diversidade musical brasileira. A apresentação é aberta ao público  e começa às 20h.

Dino Rocha e seu acordeão de 120 baixos é acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha. O grupo apresenta a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em um repertório composto po rasqueado, rancheira, xote e marchinha e que abrange desde a chegada dos paraguaios, na passagem dos séculos XIX e XX, até os dias de hoje, incluindo composições próprias. Dino, conhecido como Rei do Chamané, começou a tocar sanfona aos nove anos. Acordeonista, compositor e cantos, desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical preocupado com a preservação das características mais autênticas.
Fortaleza
Local: Teatro SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)
Data: 06 julho – Sexta-Feira
Horário: 20h
GRÁTIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.