Bem Vindo

domingo, 1 de julho de 2012

RIO DE JANEIRO - Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural.



O Rio de Janeiro tornou-se neste domingo (1º) Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. É a primeira vez que uma cidade recebe da Unesco o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, aprovado durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia, desde o dia 25 de junho.
Os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionavam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará em uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

Fonte: http://blog.planalto.gov.br/rio-de-janeiro-recebe-da-unesco-titulo-de-patrimonio-mundial-como-paisagem-cultural/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.