Bem Vindo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Trés Mulheres um destino: Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier - Tremembé - SP




Um pouco de história... ( de Tremembé - SP )

No Brasil colônia, os portugueses cada vez mais se embrenhavam pelo interior de nossas terras em busca de ouro. Dentre essas explorações, Brás Cubas foi indicado para chefiar uma expedição que partiu de Piratininga em direção ao Vale, no sentido de alcançar o Rio Paraíba, pois a via fluvial era a melhor forma para alcançar o objetivo da missão.
Dentre os desbravadores estava Jacques Felix, fundador de Taubaté, que conseguiu reunir em suas terras - Sítio Tremembé - diversos povoados. No sítio de Tremembé, viveram pessoas de enorme valor histórico na fundação de algumas cidades do Vale do Paraíba e do interior de São Paulo, dentre elas o Capitão Mor Manuel Costa Cabral.
Tremembé foi fundada em 1660 pelo Capitão Mor Manuel Costa Cabral que possuía parte das terras do sítio. Manuel Costa Cabral ordenou que se construísse em sua propriedade uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, então padroeira da freguesia. Em 1663, a capela recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus que logo teve a fama de Santo Milagroso espalhada pela região. Foi então que peregrinos começaram a surgir e muitos romeiros acabaram se estabelecendo ao redor da capela que com o crescente fluxo de fiéis, fez surgir a necessidade de sucessivas ampliações.
Já em 1672 fora realizada a primeira missa em celebração ao Senhor Bom Jesus de Tremembé. Criou-se então a irmandade do Senhor Bom Jesus, que passou a zelar pelas terras que foram doadas ao santo, formando assim o pequeno povoado de Tremembé que tinha como padroeiro o Bom Jesus.
Em 1907, três anos após a chegada dos monges trapistas a Tremembé, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé (desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas de Taubaté) e a igreja do Bom Jesus, elevada a Matriz Paroquial recebeu também o título de Santuário Arquiepiscopal, concedido por Dom Duarte Leopoldo e Silva (na ocasião Arcebispo de São Paulo).
Aos 23 de novembro de 1974, o Santuário do Bom Jesus recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa Paulo VI. O título expressa uma especial vinculação do templo com a Igreja de Roma, podendo usar as chaves pontifícias em seus emblemas. O título “Menor” não se refere ao tamanho da igreja (apenas as quatro Basílicas Patriarcais Romanas são chamadas Basílicas maiores).
Formação Administrativa
A Lei Provincial n° 1, de 20 de fevereiro de 1866, elevou o povoado a freguesia. Em 19 de agosto de 1890, tornou-se distrito policial, e pelo decreto estadual n° 132, de 3 de março de 1891, foi elevado a distrito de Paz.
Foi elevado a Município pela Lei Estadual n° 458, em 26 de novembro de 1896, promulgada pelo presidente do estado, Manuel Ferraz de Campos Sales, desmembrando-se de Taubaté, graças aos esforços persistentes do Coronel Alexandre Monteiro Patto.
A elevação do município de Tremembé para Estância Turística ocorreu através da Lei Estadual nº 8.506, de 27 de dezembro de 1993 pelo então Governador do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, durante a gestão do Prefeito Messias Paredão do Nascimento Lima.

Etimologia da palavra Tremembé:
Palavra de origem Tupi, Tirime’bem ou “Tere-membé”, significa jorro, curso de água que se abranda, segundo Vitorino Coelho Carvalho, em seu livro - Tremembé. A palavra está diretamente ligada à abundância das águas, fazendo referência aos rios e ao solo da região. 


Penitenciária Feminina " Santa Maria Eufrásia Pelletier "

Unidade Pertencente à Coordenadoria do Vale do Paraiba e Litoral.

Rua Monsenhor Amador Bueno 59. Centro
Cep; 12120 - 000
Tremembé  -  SP

Fone: (12) 3672-3200 - 3672-3727


video

Video: Bom Dia Brasil TV Globo - Sempre Informando a Comunidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.