Bem Vindo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Hiperemese Gravídica - Execesso de vômito na gravidez.

 

 

O que é hiperemese gravídica?

A hiperemese (ou hiperêmese) significa, literalmente, "excesso de vômito na gravidez". Não é uma complicação muito comum da gravidez, e melhora bastante se o tratamento começar cedo. Ela dá sinais logo no princípio da gestação, com 5 semanas, e costuma começar a melhorar a partir da semana 16.

Na maioria dos casos, na 20a semana, metade da gestação, ela já foi embora, mas há situações (raras) em que os vômitos persistem até o bebê nascer -- o que pode ser muito angustiante.

Embora não seja muito comum, a hiperemese não chega a ser considerada rara. Afeta entre 0,5 e 2% das grávidas, e é a causa mais frequente de hospitalização no começo da gravidez, normalmente para tratar a desidratação.

Como vou saber se é enjoo normal ou é hiperemese?

É provável que você esteja com hiperemese se:
- vomita várias vezes por dia
- vomita praticamente sempre que bebe ou come alguma coisa
- está emagrecendo
- não está conseguindo levar o seu dia-a-dia
- nada faz a náusea melhorar (não consegue nem usar medicamentos anti-eméticos porque os vômitos não permitem)


Mas não existe uma definição única para a hiperemese. Há médicos que só a diagnosticam oficialmente quando a mulher emagrece mais de 3 kg em relação ao peso de antes da gravidez, ou entre 5% e 10% do peso do corpo. Ou então só dão o diagnóstico uma vez que a desidratação fique estabelecida.

Mesmo que você ainda não esteja emagrecendo, se os vômitos e enjoos estiverem insuportáveis, é preciso falar com o médico. O tratamento precoce pode evitar a hiperemese mais grave. Às vezes é preciso até mudar de obstetra, porque existe a tendência de achar que se trata apenas da náusea comum da gravidez.

Se o enjoo começou depois de 9 semanas de gravidez, ou se é acompanhado de febre ou de dor, ele pode indicar alguma outra causa, como gastrenterite, infecção urinária, gastrite, úlcera, problemas de tiroide ou diabete. 


Video: Jornal Hoje - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.