Bem Vindo

sábado, 1 de dezembro de 2012

I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco - CFCH/UEPE - Campus Recife



Museus Indígenas em Pernambuco é um projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), executado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em parceria com o curso de Bacharelado em Museologia.
Desde 2003 o NEPE vem desenvolvendo, em parceria com os povos indígenas em Pernambuco, ações referentes à salvaguarda e pesquisa sobre o patrimônio cultural, à formação de coleções museológicas e a organização de museus indígenas.
A partir da formação de uma equipe de pesquisadores reunindo estudantes do curso de Museologia da UFPE e representantes dos povos indígenas, serão elaborados diagnósticos dos processos museológicos em cada uma das áreas indígenas em Pernambuco, identificando patrimônios/saberes/memórias e fazendo um inventário de objetos musealizáveis. Este diagnóstico ocorrerá a partir da realização da oficina “Diagnóstico Museológico Participativo” em cada uma das áreas indígenas, através de uma metodologia que visa estimular o protagonismo indígena na construção de seus museus e centros de cultura. Além de apontar diretrizes para políticas culturais e educacionais, uma das metas do projeto é apoiar a formação de uma rede de professores e jovens indígenas na área de conhecimento da Museologia.

I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco
13 a 15 de dezembro de 2012
Auditório do CFCH/UEPE - Campus Recife
Imformações e Inscrições : nepe@ufpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.