Bem Vindo

domingo, 9 de dezembro de 2012

Karatecas Realizam treino Especial na Arena Castelão.Secopa.


Karatecas realizam treino Especial na Arena Castelão.

O Karatê foi introduzido no Ceará pelo Capitão Maia Martins, que era faixa roxa quando aqui retornou na década de 70. Os professores mais antigos da modalidade são Gilson Weine e Heraldo Guedes Lobo.


Foi no ano de 1967 que a estimada arte do Karatê-dô chegou a nossa terra da luz, por meio do oficial do exército brasileiro “JOAQUIM ANTONIO MAIA MARTINS”  ou como é mais conhecido aqui no estado do Ceará entre nós Karatekas “CAPITÃO MAIA MARTINS”.



Prestou serviços como Capitão no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) de 10 de Março de 1967 a 19 de Janeiro de 1972, sendo chefe da seção técnica de ensino (STE) e  professor de Ciências Físicas e Biológicas. Foi   neste período que ele introduziu o Karatê no estado do Ceará.

A primeira escola de Karatê  do estado foi a ASKACE “Associação de Karatê do Ceará”, seguidas de ASKAFOR, TOXICAN, VERDES MARES, ASBEKA, GAUTAMA, DRAGÃO  dentre outras que foram sendo fundadas  no ano seguinte. Mas gostaríamos de lembrar que com a implantação do Karatê foi criado um Departamento Técnico de Karatê na Federação Cearense de Pugilismo, que organizava os eventos e deixava  os exames de faixa a critério e organização de cada Associação. “Dia  12  de novembro de 1983  foi fundada a FCK - Federação Cearense de Karatê sendo assim a primeira federação de Karatê do estado que posteriormente filiou-se a CBK Confederação  Brasileira de  Karatê que foi fundada em 11 de Setembro 1987”. Em 1987 foi fundada a Federação Cearense de Karatê-Dô Tradicional.

Video: Edimar Bento
Música: Shine on you crazy diamond - Pink Floyd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.