Bem Vindo

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Orgãos Invertidos - Situs Inversus



Em muitos casos, a inversão dos órgãos não irá diminuir a esperança de vida de uma pessoa ou de prejudicar a sua qualidade de vida. É por isso que algumas pessoas nunca sabem que têm essa condição. Pode ser diagnosticada por acidente – um achado incidental em um procedimento médico não relacionado, como uma cirurgia abdominal. Situs inversus e outras doenças relacionadas também pode ser diagnosticada através de raio-x, ultra-sonografia e tomografia computadorizada. Usando o ultra-som, os médicos podem detectar a inversão de órgãos, enquanto o feto ainda no útero.
Na maioria das vezes, não há caminho e não há necessidade de tratar a inversão dos órgãos. Órgãos inteiros não podem ser mudados, mas perturbações ou anormalidades podem exigir tratamento. Nós ainda não sabemos exatamente o que causa a inversão de órgãos. Os cientistas sabem que só aparece uma mutação nos genes das pessoas cujos órgãos são revertidas, mas a causa específica da mutação e sua natureza são desconhecidas.


Dextrocardia com situs solitus é uma condição congênita na qual o coração está localizado no lado direito do peito, mas todos os outros órgãos internos estão em suas posições normais. Uma pequena diferença na anatomia é que normalmente o pulmão esquerdo é menor que o pulmão direito, a fim de acomodar o coração. Com dextrocardia, o pulmão direito é menor. As pessoas ainda podem viver normalmente e não apresentar sintomas de dextrocardia, embora um médico deve observar o comportamento do coração durante uma atividade física regular.
Embora algumas pessoas vivem sem sintomas da dextrocardia, outros podem sofrer de outras anomalias congênitas. Uma anomalia comum é a transposição das grandes artérias. Normalmente, o ventrículo esquerdo, a parte mais forte do coração e que bombeia sangue para todo o corpo. Enquanto isso, o ventrículo direito mais fraco, que normalmente bombeia o sangue para os pulmões, é deixado para bombear o sangue para o resto do corpo. Os médicos entendem logo esta condição porque a cor da pele da criança quando nasce parece azulada.
Uma forma potencialmente perigosa de inversão de órgãos é situs ambiguus. Dextrocardia com situs solitus, situs ambiguos ocorre um em cada 20.000 nascimentos. Geralmente, o fígado e o estômago aparecem nos lados direito e esquerdo do corpo, respectivamente.

Fonte: http://saude.culturamix.com/doencas/orgaos-invertidos


 Video: Fantásico - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.