Bem Vindo

domingo, 29 de maio de 2016

CEFLOR UFC - ORQUIDÁRIO UFC - FORTALEZA - CE



As orquídeas, com sua diversidade e beleza, têm agora um local onde serão estudadas, preservadas e apreciadas na Universidade Federal do Ceará. Com uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, no Campus do Pici, o Orquidário da UFC foi inauguradono dia 05 de março de 2013. "Trata-se do maior orquidário construído dentre as universidades federais brasileiras até o momento", garante o Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e coordenador do Orquidário.

O Prof. Takane conta que foi a partir "da necessidade de um espaço em um órgão de estudo e pesquisa, aliada à cobrança dos produtores dessas espécies pelo Brasil", que uma comissão foi criada no CCA, em 2009, visando à construção de um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, a comissão deu entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste, e com a aprovação em 2011, o orquidário foi construído.
Pronto desde fevereiro de 2013 e agora inaugurado, o Orquidário será aberto à visitação do público a partir de abril, toda quarta-feira. Localizado na horta do Departamento de Fitotecnia (CCA), o espaço apresenta dentre as orquídeas mais cultivadas (em ordem decrescente) as seguintes espécies: Phalaenopsis (orquídea borboleta), asiática; Dendrobium (olho-de-boneca), também asiática; Oncidium (chuva-de-ouro), nativa do Brasil; Cattleya, orquídea também brasileira; Cymbidium, asiática; e Vanda, asiática.

"O orquidário conta com um sistema de rega totalmente automatizada com três turnos de irrigação por sistema de microaspersores de alta precisão", informa o professor. Para manter o espaço, está formada uma equipe de professores de Horticultura do Departamento de Fitotecnia, alunos de mestrado e doutorado, além de graduandos em Agronomia.

Com muitas espécies de orquídeas correndo risco de extinção, o espaço inaugurado na UFC é de grande importância, ressalta o Prof. Takane. "Será um espaço muito útil para trabalhos na área de cultivo e muito importante para o sistema produtivo", acrescenta. Começaram a ser feitas parcerias com outras instituições afins nacionais e internacionais. "Já fechamos um convênio com a Universidade da Flórida e com diversos orquidários pelo Brasil", anuncia ele.
Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia e coordenador do Orquidário da UFC – fone: 85 3366 9676

DEUSMAR QUEIRÓS - DIÁLOGOS EMPRESARIAIS - CDL FORTALEZA 2016

 
O fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Pague Menos falará sobre " A trajetória de uma varejista otimista e ousado"

O evento acontecerá dia 07 de junho, às 18h30, na CDL.
LIGUE (85) 3433-3013 e garanta sua vaga.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

5º Seminário Internacional de 2016 - Museografia e Arquitetura de Museus - Fotografia e Memória



5º Seminário Internacional de 2016 - Museografia e Arquitetura de Museus
 Fotografia e Memória.

5º Seminário Internacional (Português)

Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória

O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória será realizado nas cidades do Recife, Madrid, Lisboa e Rio de Janeiro entre 13 de outubro e 18 de novembro de 2016, dando continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, destinando-se a professores, estudantes de pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores.

Integram a parceria para a organização do 5o Seminário os Departamentos de Museologia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT; os Departamentos de Desenho e de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa –FA/ULisboa; a Universidade Politécnica de Madrid - UPM, por meio do Departamento de Composição Arquitetônica da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid – ETSAM; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Laboratório Patrimônio e Urbanismo - LUP, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU. A essas parcerias, acrescentamos o apoio do Museu Historico Nacional e do Museu do Homem do Nordeste.

O 5o Seminário pretende discutir o interesse que a Fotografia desperta no que diz respeito às relações com a Memória, História, Técnica e Teoria museológica e fotográfica, arquitetura de museus e centros culturais, exposições e públicos, e conservação, requalificação, mudança e adequação de uso de espaços e edifícios históricos para abrigar acervos fotográficos.

Agrega-se a esses conteúdos o fato de que a fotografia possibilita conexão da Arte e a forma de olhar que é sensível às transformações das paisagens urbanas em âmbito interdisciplinar.

O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus também celebrará a Fotografia e a Memória na obra de Benício Whatley Dias (1917-1976), fotógrafo pernambucano, cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio.

O encontro abordará os acontecimentos fundadores e contemporâneos da Fotografia associados à Museologia e a Arquitetura tanto no sentido da História Visual quanto da Memória, incluindo a Expografia e a Conservação.

fonte:http://www.arquimuseus.arq.br/site/notícias/207-5º-seminário-internacional-museografia-e-arquitetura-de-museus.html?showall=&start=1

CONVITE PALESTRA: EIXOS ESTRATÉGICOS E OBJETIVOS DO PLANO FORTALEZA 2040 - Faculdade CDL Fortaleza.


domingo, 22 de maio de 2016

MULHER GAMER :Preconceito e assédio no mundo dos games; uma vergonha mundial.


A MULHER E O MUNDO DOS GAMES.

UMA REALIDADE NO BRASIL, CADA DIA AUMENTA O NÚMERO DE MULHERES QUE FAZEM DO VIDEO GAME UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES RECREATIVAS.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/games-e-consoles/video/preconceito-e-assedio-no-mundo-dos-games-uma-vergonha-mundial/58556

OFICINA REGIONAL DO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO DA UNESCO - ARQUIVO PÚBLICO DO CEARÁ.




 


Serão disponibilizadas, gratuitamente, 60 vagas para participação na atividade. As inscrições vão até 30 de maio.A atividade é aberta para interessados dos Estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza, no próximo 31 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Secult, a Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. A atividade visa a divulgação do Edital para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira, por meio de inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Além disso, a oficina busca promover a identificação e proteção especial de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade, assim como estimular a sua preservação e acesso.
Serão disponibilizadas 60 vagas para a oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de maio, segunda-feira, pelo telefone 3101-2614. "Como integrantes do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do mundo, temos lutado para que haja uma maior participação de instituições arquivistas, bibliotecas, centros de documentação do Nordeste, em seus editais”, destaca o diretor do Arquivo Público do Estado .
A abertura do evento ficará a cargo do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, sendo seguida por palestra ministrada pelo coordenador de Comunicação e Informação do escritório da UNESCO no Brasil, Adauto Cândido Soares, que falará sobre “Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da UNESCO Brasil“.
Após a palestra, o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Marcio de Souza Porto, mediará debate sobre o Programa Memory of the World (MoW) e oferecerá treinamento para que sejam preenchidas as candidaturas no Edital MoW / Brasil 2016. Os interessados têm até o dia 31 de julho para realizarem suas inscrições e candidaturas no referido Edital de acervos como patrimônios para a memória brasileira.

>> SERVIÇO
Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO
31 de maio, das 9h às 13h30
Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (R. Major Facundo, 500. 6º andar), Edifício do Cineteatro São Luiz.
Inscrições: 3101-2614
 
fonte:http://www.secult.ce.gov.br/index.php/latest-news/45347-arquivo-publico-do-ceara-e-unesco-realizam-na-terca-feira-315-as-9h-oficina-regional-do-programa-memoria-do-mundo-para-reconhecimento-de-acervos-como-patrimonio

NICOLÁS MADURO NOVO ADOLF HITLER DA AMERICA DO SUL


Nicolás Maduro
Adolf Hitler

NAÇÕES UNIDAS, SALVE O POVO VENEZUELANO, DAS GARRAS DESTE DITADOR:
NICOLÁS MADURO.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

CULTIVO MODERNO DE ORQUÍDEAS : PHALAENOPSIS E SEUS HÍBRIDOS - ROBERTO JUN TAKANE. UFC - CE



 Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará realiza, no dia 07 de maio a oficina “Flores e Plantas Ornamentais em Vaso”. O ministrante será o Prof. Roberto Jun Takane. O evento, a ter lugar no Orquidário da UFC, se desdobrará em duas apresentações – uma às 8:30h e a segunda às 10:00h. Na inscrição, que pode ser feita na hora, solicita-se a doação de um quilo de alimento não perecível, mais um litro de óleo de cozinha. O material arrecadado será doado a instituição beneficente.


Na ocasião, também será lançado o livro “Cultivo Moderno de Orquídeas: Phalaenopsis e seus híbridos”, de autoria do Prof. Takane e dos engenheiros agrônomos Sérgio Yanagisawa e Wagner Vendrame.