Bem Vindo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oficina Foto Postais-Mis - Fortaleza




Integrantes da 1ª Oficina de postais do Mis com grupo Facilitador GEIT-UFC




Click da Fotografa Ravena Remigio.
Click do Fotografo Raimundo Freitas Aragão

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

História do Pipa-Arraia em Fortaleza



História do Pipa


Uma pipa ou papagaio, também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga, arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas), é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
A Pipa é composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
Muitos pipeiros molham a linha da pipa com cerol, uma substância resultante da mistura de cola e vidro, com o intuito de cortar a linha de outros operadores, em um tipo de disputa. Tal prática acaba provocando acidentes com os próprios pipeiros e com outras pessoas como, por exemplo, motoqueiros que tem seus pescoços cortados ao serem atingidos pela linha.
Pipa e Arraia
Muito populares são chamadas de pipas propriamente ditas aquelas em formato de pentágono, com cabresto triangular e rabiola. Já as arraias não possuem rabiola.

Um Gato Esperto

NIKKY OUVINDO SARAH BRIGHTMAN

NIKKY NO SEU ALONGAMENTO DIÁRIO

A ARTE DO GRAFITE-Ginásio PoleEsportivo de Parangaba- Fortaleza


A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.

Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.

Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.

Tag: é assinatura de grafiteiro.

Toy: é o grafiteiro iniciante.

Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.


Por Eliene Percília Equipe Brasil Escola.com








Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina




domingo, 23 de agosto de 2009

II Festival BNB das Artes Cênicas. Fortaleza -2008















O Banco do Nordeste do Brasil realiza o II Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 1º a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 249 eventos, durante 30 dias.

Praça do Ferreira, Março de 2008

sábado, 22 de agosto de 2009

Parque das Crianças - Fortaleza- Ce




Vida
Pe. Fábio de Melo
Composição: Rosa Girón / C. Gomes / Escolar / Vs Cláudio Rabello

Pelas ruas da cidade, pessoas andam no vai e vem
Não vêem o cair da tarde, dando os seus passos como um reféns
De uma vida sem saída, vida sem vida, mal ou bem
Pelos bancos desses parques, ninguém se toca sem perceber
Que onde o sol se esconde o horizonte tenta dizer
Que há sempre um novo dia, a cada dia em cada ser
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura,
Para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de se além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Pelos becos pelos bares pelos lugares que ninguém vê
Há sempre alguém querendo
Uma esperança sobreviver
Cada rosto é um espelho
De um desejo de ser de ter
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura,
Para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de se além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Cada rosto é um espelho
De um desejo de ser de ter
Talvez quem sabe por esta cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E ter vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver vida,
vida
Vida Vida

Postais - Novo Olhares


Olhares atento de quem registra cada movimento desta Cidade.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A História sobre duas rodas
















A história sobre duas rodas

Tudo começou em 1869

A motocicleta foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os ônibus a vapor já estavam circulando normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.

Primeira motocicleta com motor de combustão interna, foi fabricada na Alemanha por Gottlieb Daimler, em 1885.

O inventor da motocicleta com motor de combustão interna foi o alemão Gottlieb Daimler, que, ajudado por Wilhelm Maybach, em 1885, instalou um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor. A glória de ser o primeiro piloto de uma moto acionada por um motor (combustão interna) foi de Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb. O curioso nessa história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O fato é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente ao automóvel.

A Historia da Harley Davidson


































A História da Harley Davidson

Harley US

O início de tudo

O ano de 1903 foi muito bom para a indústria americana. Em Milwauke, o jovem Bill Harley e dois amigos, Arthur e William Davidson, Fizeram sua primeira motocicleta num barracão nos fundos da casa de um deles, onde até hoje se encontra o prédio administrativo da Harley-Davidson.
Em 1916, o presidente Wooddrow Wilson enviou "Black Jack", com uma Harley, para acabar com Pancho Villa na fronteira mexicana. E quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Harley foi importante parte da História, pois um soldado americano e sua Harley-Davidson equipada com "side-car", foram os primeiros a entrar em território alemão.

Assim que a paz se estabeleceu, a Harley voltou às pistas em 1921, e se tornou a primeira equipe a vencer uma prova de velocidade a mais de 100 milhas/hora.

No período da Depressão, as vendas cairão em 20%, fazendo com que a empresa tivesse que mudar a cor original das motas, o verde oliva, para cores mais atuais, como algumas combinações de duas cores no tanque, ou algumas em sólidas cores art-deco, fazendo com que a empresa se adaptasse melhor ao mercado.

http://www.harleydavidson.com.br/

A Malhação de JUDAS- Fortaleza-Ce


A malhação de Judas está incorporada aos costumes dos povos de quase todo o mundo. Segundo a folclorista Meire Berti Gomiero Fonseca, que vem pesquisando o assunto há alguns anos junto com equipes formadas por seus alunos, a queima do Judas parece se relacionar ao rito pagão do Fogo Novo, herdado dos hebreus, sobrevivendo entre os povos civilizados. Na Córsega, no século XIX, era costume um grupo de rapazes percorrer no Sábado de Aleluia as comunas da ilha gritando "Fogo Novo"; na Lorena Francesa, esse fogo era feito com palma benta dos anos anteriores na porta do cemitério; na Alemanha, vestiam um menino de Judas, para depois sofrer a prova do fogo sendo balançado pelos mais fortes e altos por cima da fogueira.
Cada lugar incorporou a queima de Judas de uma forma. Em Mittelbron e Nelling, os bonecos eram queimados em frente aos cemitérios e igrejas; no Alto Reno, queimavam-se vestimentas e ornamentos eclesiásticos no cemitério, bem como velhas cruzes e caixões. Na Suíça, o Judas era morto com fuzil, queimado, havendo o costume de quebrar louças sobre ele, enquanto em Portugal era submetido a julgamento, depois enforcado e queimado, o que provocava estouros de bombinhas colocadas dentro do boneco.
Há países em que a queima do Judas representa um repúdio às forças do mal e, por isso, o ato é praticado no início ou no fim das colheitas, para espantar os demônios que esterilizam as plantações. No Brasil, por sua vez, sabe-se sobre a malhação de Judas desde o século XVIII, quando, no Rio de Janeiro, os bonecos traziam fogos de artifício presos no ventre, que eram acesos no Sábado de Aleluia, e ardiam sob os aplausos frenéticos do povo, como uma vingança à morte de Jesus.
Ainda segundo Meire Berti, as primeiras descrições desse evento no Brasil foram feitas pelo gravurista Jean Baptiste Debret. De acordo com ele, o Judas era confeccionado com roupa e tecido de palha, com máscara e boné de lã que lhe formava a cabeça. Também eram colocadas bombas nas juntas para melhor dilaceração das partes na hora da queima, que era precedida pelo enforcamento.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Semana Cultural Colégio Castro - Bom Sucesso - 2008






















CRIANÇA QUER APENAS BRINCAR, SE DIVERTIR,BEM QUE PODIA-MOS APRENDER COM ELAS E FAZER DO MUNDO UM LUGAR DIVERTIDO PARA VIVER.

Esculturas - Fortaleza -Ce






Foto Passeio realizado no Centro de Fortaleza no dia 19 de Agosto de 2009, tendo como Objetivo mostrar que Fortaleza tem "outros olhares" sobre sua Gente,sua Cultura,Arquitetura e Arte.
Oficina de Fotografia tendo como temática principal: OS POSTAIS. MIS e GEITUFC







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Altar da Igreja do Rosário - Centro de Fortaleza


"Defender o que resta, eis a questão. Fortaleza é uma cidade sem respeito ao passado, desmemoriada, indiferente ao destino de todo o belo que nos foi legado. Uma cidade submissa ao império do consumismo e do imediatismo, permitindo a demolição de prédios históricos e lendários para abrir espaço a ridículos estacionamentos de carro."


Blanchard Girão (1997)

19 de Agosto dia Mundial da Fotografia




No dia 19 de agosto se comemora o Dia da Fotografia. Existem muitas polêmicas sobre quem foi o criador desta arte, o francês Joseph Nicéphore Niépce divide o título com Antoine Hercules Romuald Florence. Sem querer polemizar se foi Niépce ou Florence , o importante é que a fotografia existe e pode ser desfrutada por todos que apreciam uma boa imagem. A fotografia é uma palavra de origem grega e que em sentido conceitual quer dizer: ”Desenhar com luz”. Desde sempre o homem quis representar sua vida em imagens; tome como exemplo as pinturas rupestres da era mesozóica. Entretanto, uma coisa é fato: a fotografia é a representação mais fiel da realidade humana. O que seria deste site se não houvessem fotografias para ilustrar os textos bem redigidos que ele contém. Em homenagem à arte e ao Dia, a Assessoria de Comunicação da UFMA implanta uma nova forma de expressão artística no site: a web foto exposição. O tema de hoje é “Flor em Síntese”, que evidencia algumas das flores dos jardins do Campus do Bacanga, em imagens captadas por Hugo Andrade, eternizando essas expressões da natureza que iluminam os passos de todos os que caminham por aqui. Confira o blog do Ascom/Nuppi (Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem) clicando aqui
SER JOVEM É ISSO: FAZER ACONTECER GRUPO GEIT (Grupo de Estudo da Imagem Técnica - UFC Fortaleza -Ce

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MIS- OFICINA DE FOTOS POSTAIS


O Museu da Imagem e do Som (MIS) , equipamento ligado a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) , abre inscrições a partir dessa quarta-feira (05), para a oficina de Fotos Postais, de 18 a 20 de agosto de 2009, no auditório do MIS-CE. A proposta é conversar com as pessoas sobre imagens representativas da cidade, especificamente as que aparecem nos cartões postais. As inscrições são gratuitas.
Tendo como facilitador o grupo de Estudos da Imagem e Técnica (Geit) da Universidade do Ceará (UFC), a proposta dessa oficina é uma conversa que gira em torno da memória, ocupação do espaço urbano e a fotografia como meio de construir registros da cidade. O resultado desta oficina resultará em uma breve exposição que ficará em cartaz no Museu da Imagem do Som. Cada participante deverá levar sua própria câmera digital.
Com as turmas de até 15 pessoas as inscrições serão feitas no próprio MIS com pré-requisitos de idade mínima de 16 anos. Além disso, o curso também fará parte da programação do MISturas Culturais que acontece todo dia 18 do mês no MIS-CE.

Nossa Programação

Terça,18 -14h ás 16h-conversa no auditório do MIS

Quarta,19 - 13,30 ás 17h - Foto-Passeio e seleção das fotos que vão virar postais

Quinta,20 - 14h ás 16h -montagem da exposição e conversa

Fique atento á programação que o MIS está preparando junto com a oficina.

Leia mais no link: www.flick.com/photos/geitufc




Leituras Dramatizadas - Ricardo Guilherme

A expressão "Ouvi dizer" aciona no intimo de nossa memória mais ancestral a figura de um narrador,que nas aldeias,nos terreiros ou nas calçadas reune em sua volta ouvintes atentos à experiência de imaginar personas,situações e cenários,compartilhando assim, da fabulação de alguém que dramatiza e comenta ações,seja por meios do improviso ou da leitura em voz alta.

A Platéia apreciará a leitura dramatizada por Ricardo Guilherme,do Poeta PATATIVA DO ASSARÉ.

Centro Cultural Banco do Nordeste
05 de Março de 2009- Fortaleza

Esqudrilha da Fumaça - Praia de Iracema - Fortaleza

Esquadrilha da Fumaça um Espetaculo de Extrema Coragem e Beleza








Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SÉRVULO ESMERALDO


MAGNIFICO !SÉRVULO ESMERALDO







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Arte na Banca de Revista - Pça João XXIII - Fortaleza

ISTO É ARTE !

domingo, 16 de agosto de 2009

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida-Igreja do Imaculado Coração de Maria-Fortaleza




Em Fortaleza 22 de Setembro a 03 de Outubro de 2008, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A presença da Santa, pela primeira vez no Ceará, faz parte das comemorações do jubileu de ouro da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Montese.

No início da tarde, a imagem foi recebida por milhares de fiéis no terminal antigo do Aeroporto Pinto Martins. Os devotos da padroeira fizeram fila para reverenciar a presença da Santa na Capital.
Do aeroporto, uma procissão seguiu, pelas ruas do Montese, até chegar à paróquia. A imagem da Santa foi levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros, nas mãos do padre Antônio Clayton Santana, que conduziu a imagem desde o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do município de Aparecida, no Estado de São Paulo, e cumpre a missão de acompanhar a Santa em sua passagem por Fortaleza.
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará em Fortaleza até o dia 3 de outubro. Além de missas na Paróquia do Montese, a Santa também estará presente nas celebrações de três capelas do bairro Serrinha (de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guadalupe, e das Vitórias); na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Joaquim Távora; na Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Henrique Jorge; e na Paróquia do Senhor do Bonfim, no Monte Castelo.

Paróquia do Coração Imaculado de Maria - Fortaleza-Ce




Região Metropolitana II

Fortaleza - Henrique Jorge

Paróquia do Coração Imaculado de Maria


PÁROCO
Pe. Severino Guedes

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ

Rua Prof. Miramar da Ponte, 301

Ver mapa de localização

SECRETARIA

Rua Prof. Miramar da Ponte, 301

Henrique Jorge - 60525-190 - Fortaleza-CE

Fone: (85) 3290-2107







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 15 de agosto de 2009

Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e as Obras do Metrofor



Patrimonio Histórico tombado contruido em 1908, por José Bastos.







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina



Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Região Metropolitana III

Fortaleza - Mondubim - Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

PÁROCOPe. Eliomar Ribeiro de Sousa, SJ

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Avenida Wenefrido Melo, 144 Ver mapa de localização

SECRETARIA
Avenida Wenefrido Melo, 88 B - Mondubim - 60762-410 - Fortaleza - Ceará
Secretário(a): Maria de Fátima Barroso Gomes e Francisco Laidilson M. do Nascimento
Fone: (85) 3296-1565
E-mail: secretaria.mondubim@hotmail.com

DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS

Domingo:

07h00min, 19h00min
Quarta-feira:

19h00min
Sexta-feira:

19h00min

DECRETO DE CRIAÇÃO
A Paróquia de Mondubim foi criada, por decreto de Dom Antônio Lustosa, a 27 de junho de 1956, desmembrada da Paróquia do Senhor dos Aflitos de Parangaba. No tempo era uma Paróquia praticamente rural. Limitava com as Paróquias de Maracanaú, Caucáia, Parangaba e Messejana. Entre as Capelas de Nª Sª do P. Socorro, em Mondubim e a de Nª Sª das Graças, na Vila Manoel Sátiro, foi escolhida a primeira para ser a sede da Paróquia.

O seu primeiro Pároco tomou posse no dia 26 de agosto do mesmo ano 1956.Da Paróquia de Mondubim foram desmembradas outras duas Paróquias: A da Santíssima Trindade, no Conjunto José Walter, a 05 .02.1971, e a de Santa Cecília, no Bom Jardim, a 16.04.1975. Depois desta divisão a Paróquia de Mondubim ficou com a Matriz e 4 Capelas: Nª Sª das Graças (Vila Manoel Sátiro), Santa Rita (Maraponga), Nª Sª das Graças (CEASA) e São João Batista (Aracapé).A partir de 1980, mais ou menos, deu-se um grande crescimento populacional, com a construção de diversos Conjuntos Habitacionais e surgimento de outros bairros naquilo que era área quase rural. Foram construídas muitas Capelas pra atender a este crescimento.Com a organização da Arquidiocese em Regiões Episcopais, Mondubim passou a fazer parte da Região Episcopal Metropolitana III.

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/paroquia.asp?id_regiao=3&id_paroquia=83&txt_regiao=Metropolitana+III&txt_paroquia=Fortaleza+-+Mondubim+-+Par%F3quia+de+Nossa+Senhora+do+Perp%E9tuo+Socorro

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dê uma Palavra de conforto e Carinho ao Idoso.



Vermelho
Vanessa Da Mata

Gostar de ver você sorrir
Gastar das horas pra te ver dormir
Enquanto o mundo roda em vão
Eu tomo o tempo
O velho gasta solidão
Em meio aos pombos na Praça da Sé
O pôr do Sol invade o chão do apartamento
Vermelhos são seus beijos
Que meigos são seus olhos
Ver que tudo pode retroceder
Que aquele velho pode ser eu
No fundo da alma há solidão
E um frio que suplica um aconchego
Vermelhos são seus beijos
Quase que me queimam
Que meigo são seus olhos
Lânguida face
Seus beijos são vermelhos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face
Ver que tudo pode retroceder
Que aquele velho pode ser eu
No fundo da alma há solidão
E um frio que suplica um aconchego
Vermelhos são seus beijos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face
Seus beijos são vermelhos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face

Pracinha do Bairro João XXIII Fotaleza-Ce

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Santuário de Fátima Fortaleza



Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Fátima
PÁROCO :
Pe. Francisco Ivan de Souza

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Av. Treze de Maio, 200
Ver mapa de localização
SECRETARIA
Rua Paula Rodrigues, 100 -
Fátima - 60411-270 - Fortaleza - Ceará

Secretário(a):
Santana Maria Queiroz Castro e Ana Cecilia Lustosa Farias Tapias

Fone: (85) 3227-5215 - Fax: (85) 3227-5215
E-mail: santuarionossasra.defatima@gmail.com
DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS
Domingo:
07h00min, 09h00min, 12h00min, 17h00min, 19h00min
Segunda-feira:
06h30min, 12h00min, 17h00min
Terça-feira:
06h30min, 12h00min, 17h00min
Quarta-feira:
06h30min, 12h00min, 17h00min
Quinta-feira:
06h30min, 12h00min, 17h00min
Sexta-feira:
06h30min, 12h00min, 17h00min
Sábado:
07h00min, 12h00min, 16h00min, 17h30min, 19h00min

DECRETO DE CRIAÇÃO
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima Foi criada pelo o decreto n.º 105.
Este decreto assim conclui: " Nossa Senhora de Fátima titular da nova paróquia, seja alvo de filial homenagem de todos os paroquianos".O decreto da criação é datado de 14 de setembro de 1955, por acasião da Festa de Exaltação da Santa Cruz, para entrar em vigor a 13 de outubro de 1955. É assinado por Dom Antônio de Almeida Lustosa, então Arcebispo de Fortaleza e seu Secretário, Monsenhor André Camurça.

VIGÁRIOS PAROQUIAIS- Pe. Francisco José dos Santos Chaves;- Pe. Francisco Dácio Albuquerque Araújo

OUTRAS INFORMAÇÕES
Missas dia 1305h00; 06h00; 07h30; 09h00; 12h00; 14h00; 15h30; 17h00; 19h00.
Missa na TV DiárioDia 13 às 05h00
Horário da Secretaria
Segunda a sexta, das 08h30 às 12 e de 13h30 às 18

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/paroquia.asp?id_regiao=1&id_paroquia=11&txt_regiao=Metropolitana+I&txt_paroquia=Fortaleza+-+Fátima+-+Paróquia+e+Santuário+de+Nossa+Senhora+de+Fátima






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina