Bem Vindo

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Religiosidade Protege o Coração


Religiosidade protege coração


A religiosidade pode proteger o coração de doenças como hipertensão, segundo conclusões de dois estudos internacionais.

Por 30 anos, médicos norte-americanos acompanharam a saúde cardiovascular de 6.500 adultos que não apresentavam fatores de risco (obesidade, tabagismo etc.). Constataram menor número de mortes por doenças do coração entre os que seguiam alguma religião.

Outro estudo americano, realizado pela Universidade de Duke com 3.963 pessoas, concluiu que a leitura de textos religiosos, a prática de oração ou a participação em cultos reduziu em 40% o risco de a pessoa desenvolver hipertensão. Com base nesses resultados, a Sociedade de Cardiologia de São Paulo vai discutir pela primeira vez a relação entre espiritualidade e saúde cardiovascular.

"Cada vez mais estudos apontam essa associação benéfica. Os resultados ainda não são definitivos, mas merecem ser discutidos", diz o cardiologista Álvaro Avezum, diretor da divisão de pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Existem algumas teorias para explicar por que as pessoas religiosas têm menos doença cardiovascular. A principal delas, segundo Avezum, é o controle do estresse.

"O estresse aumenta os níveis de cortisol no sangue. Isso eleva a pressão arterial e pode provocar taquicardia -fatores de risco para problemas cardiovasculares. As pessoas espiritualizadas têm maior convivência social e enfrentam os problemas da vida de maneira mais fácil, gerenciam melhor o estresse", diz.

O psicólogo José Roberto Leite, do departamento de Psicobiologia da Unifesp, concorda. "Pessoas que têm uma crença religiosa costumam alimentar expectativas positivas em relação ao futuro."

Leia Mais:
http://www.informesaude.com.br/jornais-impressos/folha-de-sao-paulo/37662-religiosidade-protege-coracao-diz-estudo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte ( CUCA) Prefeitura Municipal de Fortaleza - Local Mondubim Ser V







Nesta terça-feira, 19 de Janeiro de 2010, a prefeita Luizianne Lins assina ordem de serviço para construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Secretaria Executiva Regional (SER) V. A assinatura acontece às 11h no terreno onde o CUCA será construído, às margens da Lagoa do Mondubim, onde funcionava o antigo clube Brisa do Lago.


Estarão presentes, além da Prefeita, o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, o secretário da Regional V, Récio Ellery Araújo, o coordenador de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais, Geraldo Accioly e a gerente do Projeto CUCA, Carla da Escóssia.


O Cuca da regional V, assim como o CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará, contará com ginásio coberto, anfiteatro, pista de esportes radicais, piscina semi-olímpica, campo de futebol de areia, cine-teatro, salas de aula e laboratórios equipados para cursos de fotografia. O ambiente terá ainda áreas verdes e espaços de circulação e exposições onde o jovem poderá encontrar amigos, participar das atividades e conhecer um novo universo de informações. O valor total da obra será de aproximadamente 11 milhões de reais, recursos do Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura), emenda parlamentar do Dep.Federal Chico Lopes e Prefeitura Municipal.



A Regional V – a mais populosa do Município e a segunda maior em extensão territorial – possui uma população de 134.549 jovens que serão beneficiados com a construção do novo CUCA.

http://www.eudesxavier.org.br/noticias/1480/19012010/Prefeita+assina+ordem+de+servico+para+construcao+do+CUCA+da+Regional+V+.html
A PEQUENA CAPELA DE SANTO ANTONIO SOFRE COM O DESVIO DE UMA RUA, ESPERO QUE A PREFEITURA RECUPERE E MANTENHA A CAPELA QUE FAZ PARTE DA COMUNIDADE DO MONDUBIM.

Missas todo dia 13 de cada mês ás 7.00 horas(Se cair num dia de domingo será um dia antes no Sábado.

Compostela e a Europa – A história de Diego Gelmírez










Compostela e a Europa

Santiago de Compostela constitui uma referência incontornável para a cultura europeia, sobretudo num tempo em que os seus Caminhos suscitam novamente interesse.

Por ocasião do Ano Santo Compostelano, que ocorre quando a festa do Apóstolo se assinala a um Domingo, como sucede em 2010, a Comunidade Autónoma da Galiza quis destacar um dos episódios mais marcantes da história do Caminho – a construção de uma grande catedral destinada a acolher os peregrinos.

A obra nasceu no contexto das trocas culturais e artísticas intensas que ocorreram na cristandade europeia nos séculos XI e XII.

O verdadeiro protagonista desta história é o prelado Diego Gelmírez (1070?-1140), homem influente e viajante infatigável, cuja acção como bispo e, depois, arcebispo de Compostela, transformou a igreja num espaço de criação com uma influência única na Europa, elevando Compostela ao mesmo nível de Jerusalém e Roma.

A exposição, que decorre até 16 de Maio, em Paris, apresenta uma seleção de obras raras que, entre outros pontos de interesse, explica o impacto das duas viagens a Roma que o arcebispo fez em 1100 e 1105.

Durante os seus percursos, Diego Gelmírez e a sua comitiva, talvez composta por alguns artistas, descobriram os grandes centros de criação de arte francesa, possibilitando importantes trocas com os ateliês que trabalhavam em Compostela para a edificação e decoração da catedral. O mesmo veio a acontecer no território da actual Itália.

As obras expostas nesta mostra itinerante são provenientes de museus espanhóis, franceses, italianos e portugueses, testemunhando a presença e o intercâmbio artístico promovidos pelo arcebispo de Compostela nesses territórios.

A deslocação que Gelmírez realizou a Portugal, em 1102, teve um carácter acentuadamente político. Foi durante a viagem que ocorreu o roubo das relíquias mais prestigiadas da Sé de Braga – os corpos de S. Frutuoso, S. Cucufate, S. Silvestre e Santa Susana –, que é conhecido como Pio Latrocínio.

Com o desvio para Santiago, procurou-se atrair o fluxo de fiéis à Galiza e. ao mesmo tempo, bloquear as peregrinações a Braga, que havia recuperado a dignidade metropolitana que Compostela invejava e desejava.

O prelado foi recebido pelo arcebispo Geraldo (1096-1108), que na altura impulsionava a construção de uma grande igreja de peregrinação. No fim do século XII, Geraldo tornou-se patrono da cidade. Ao mesmo tempo, algumas peças do tesouro da catedral que a tradição ligava a ele, como o cálice e a patena, foram conservadas como relíquias autênticas da sua pessoa.


http://www.snpcultura.org/vol_compostela_e_a_europa.html

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Se Essa Rua Fosse Minha...Prefeitura Municipal de Fortaleza




VILA DAS ARTES



Equipamento cultural vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Vila das Artes está situada no antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetado em 1954 pelo arquiteto Jaime Vieira e localizado no centro da Cidade.



Desapropriado em dezembro de 2005 pela Prefeitura, o casarão foi requalificado à luz de seu desenho original e abriga o primeiro, dos três Blocos previstos no projeto. Na Vila funcionam as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, o Núcleo de Produção Digital, a Biblioteca, a Videoteca, além de auditório, sala de leitura, ateliê, sala de dança e ilhas de edição.



A Vila das Artes é espaço voltado para a formação, produção, pesquisa e difusão em artes. Hoje, oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. Mantém ainda atividades de apoio à produção artística com o empréstimo de salas e equipamentos.

Outra edificação que compõem a Vila das Artes é o histórico palacete do Barão de Camocim, construído em 1880, que abrigará outros espaços e atividades culturais.

:: Serviço
Cineclube Vila das Artes, na Vila das Artes (Rua 24 e Maio, 1221, Centro).
Informações pelo telefone 3252-1444.
CONVITE LANÇAMENTO VIDEO: SE ESSA RUA FOSSE MINHA... DIA 30 de Abril de 2010 ás 19.00H

Secult promove estudo para adquirir o acervo do Minimuseu Firmeza - Fortaleza - Ce


Além de adquirir o acervo, a Secretaria da Cultura do Estado pretende reformar o prédio da Capitania dos Portos para funcionar como nova sede do Minimuseu

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará torna pública a intenção de adquirir as mais de 300 obras de artes plásticas que compõem hoje o acervo do Minimuseu Firmeza, pertencente aos artistas plásticos Nilo e Nice Firmeza. A decisão foi tomada após o anúncio feito pelo artista na última terça-feira, 20, de que pretende repassar as obras para o poder público.

Duas comissões técnicas foram formadas pela Secult para viabilizar a aquisição. A primeira delas irá catalogar e avaliar as obras do acervo. É formada pelos professor Carlos Macêdo, Eduardo Eloy e Ana Maria Martins, técnicos da Secretaria, além de Fernando França, presidente do Fórum Estadual de Artes Visuais. O prazo para essa avaliação é de 15 dias.

De acordo com o secretário da Cultura, Auto Filho, a intenção é adquirir as obras pelo valor estipulado pelo artista, que há 41 anos reúne e mantém o acervo, tido como um dos mais importantes das artes plásticas cearenses. Entre as obras, quadros de Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Stênio Burgos, Raimundo Cela e do próprio Estrigas.

A segunda comissão terá um enfoque museológico e irá avaliar que prédio estadual tem condição de abrigar o Minimuseu Firmeza. A comissão é formada pela diretora do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar, Cristina Holanda e pela arquiteta Lídia Sarmienti. Uma primeira orientação é avaliar o prédio da antiga Capitania dos Portos (localizado próximo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos cruzamentos das ruas Dragão do Mar e Almirante Jaceguai). Além da avaliação, a comissão irá elaborar um projeto de adequação do prédio para receber o Minimuseu.

Após os estudos, a Secretaria da Cultura irá elaborar o projeto de aquisição das obras e reforma da nova sede, que deve funcionar como um novo equipamento cultural ligado à Secult voltado para as artes plásticas e aberto ao público.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Exposição a história de Fortaleza por meio de livros e documentos raros - Arquivo Público do Estado do Ceará


Entre as raridades expostas, uma tradução manuscrita datada de 1903 do diario de bordo de Mathias Beck, encontrada no arquivo da Companhia das Índias, em Haya. Em cartaz no Arquivo Público

A exposição "A História de Fortaleza passa pelo acervo do Arquivo Público" foi organizada pelo do Arquivo Publico do Estado do Ceará (Apec), equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura, em homenagem aos 284 anos da Cidade. A mostra reúne livros e documentos importantes para a Cidade, incluindo obras de autores renomados, textos e fotografias.

Entre as raridades expostas, uma tradução manuscrita datada de 1903 do diario de bordo de Mathias Beck - holandês que esteve no Ceará em 1649. O livro foi encontrado no Arquivo da Companhia das Indias em Haya, pelo Dr. José Hygino Duarte Pereira. A exposição é aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Apec. Criado em 1916, o Arquivo Público do Estado do Ceará funcionava na Biblioteca Pública do Estado. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça e em 68 vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado. Sua função é recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos e exposições tematicas.

O prédio atual foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.

Serviço
Exposição "A História de Fortaleza passa pelo acervo do Arquivo Público"
Local: Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Alencar, 348 – Centro/Fortaleza)
Visitação: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Até 30 de abril
Mais informações: 3101.2615

sábado, 24 de abril de 2010

Concerto de Aniversário -11 anos Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza - Ce


Em homenagem aos 11 anos do Maior Centro de Arte e Cultura da América Latina - DRAGÃO DO MAR a ORQUESTRA FILARMÔNICA DO CEARÁ realiza um concerto especial.

Dia 28 de abril de 2010, às 19h30, no Anfiteatro. GRÁTIS

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Plano B para Copa do Mundo em 2014 - Será por causa das Eleições 2010 ? - Ano Politico.


O ministro do Esporte, Orlando Silva, admitiu hoje que o governo pensa em um "Plano B", com a redução de 12 para oito do número de cidades que abrigarão a Copa do Mundo de Futebol de 2014, caso o cronograma de obras previsto para a competição não seja cumprido.

"No caso de descumprir o prazo de início das obras, o Plano B para a Copa é a exclusão de cidades", confirmou Orlando durante sua participação no Fórum Empresarial de Comandatuba, que anualmente reúne industriais e representantes do governo na cidade baiana.

Os estádios selecionados para a Copa terão de passar por grandes reformas para se ajustarem às exigências da Fifa, e alguns outros serão construídos.

"Posso assegurar que se uma cidade não cumprir com o prazo de início das obras, dia 3 de maio, corre o risco de ser excluída do Mundial. Nosso plano de contingências é eliminar quem não cumprir esse prazo", acrescentou o ministro.

Orlando explicou que a Fifa exige um mínimo de oito sedes, enquanto o Brasil quer fazer a competição em 12 cidades.

"A decisão de fazer a Copa em 12 cidades foi do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], para que todas as regiões do Brasil pudessem receber partidas, mas a Fifa exige apenas oito cidades, porque são oito os grupos de seleções e nosso plano de contingências é eliminar quem não obedecer o prazo", comentou.

As doze sedes escolhidas pela Fifa são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Fortaleza, Natal e Cuiabá.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u725038.shtml

DJ RANA SOBHANY e seus dois IPADS da Apple - MIXER


A DJ Rana Sobhany mostrou uma maneira inusitada de fazer música: ela usa apenas dois iPads e alguns aplicativos. Nenhum laptop, toca-discos ou sintetizador é necessário.
Além dos dois iPads, Rana utiliza um mixer (uma espécie de misturador das músicas provenientes de cada iPad).
Dentre os aplicativos usados pela DJ, estão o Groovemaker House, Looptastic HD, iDaft (baseado no duo francês Daft Punk), AC-7 Pro, Pianist Pro e Sonosaurus Rex.




Veja Video Passo a Passo :http://www.youtube.com/watch?v=yHPmcU13_mU

SENZALA DO NEGRO LIBERTO - Redenção - Ce 060 a 50 Km de Fortaleza














A Senzala do Negro Liberto no Engenho do Livramento tem seu nome registrado nos anais da história nacional.Seu passado é coroado de glória a toda raça negra e seu nome resgata a consciência de uma sociedade libertária e pioneira.Preservada desde o século XVIII o cativeiro mantém toda a característica original da época escravocrata.



A Família Muniz Rodrigues(5ª Geração) Idealizadora deste projeto tem o compromisso com a história e com o destino da liberdade.



fone:(55) 85 3332 1116
9987 6604
8796 6810

(Eneida Muniz)

domingo, 18 de abril de 2010

Parque Ecológico do Rio Cocó - Fortaleza - Ceará
















1 APRESENTAÇÃO
O Rio Cocó faz parte da bacia dos rios do litoral leste cearense, tendo sua bacia hidrográfica uma área de aproximadamente 485 km² , com um comprimento total do rio principal de cerca de 50 km . A preservação do ambiente natural da área de influência do Rio Cocó, sempre foi o objetivo de grupos da sociedade civil e de governos estaduais e municipais, principalmente seu trecho inserido no Município de Fortaleza.
Dessa forma, o governo estadual através do DECRETO Nº 20.253, de 05 de Setembro de 1989 declarou de interesse social para fins de desapropriação as áreas de terra que indica compreendidas no contorno do Projeto do Parque Ecológico do Cocó e do DECRETO N° 22.587, 08 de Junho de 1993, declarou de interesse social, para fins de desapropriação, as áreas destinadas a ampliação do Parque Ecológico do Cocó.
A área do Parque Ecológico do Cocó abrangida pelos decretos compreende o trecho da BR-116 à foz do Rio Cocó, localizado no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, perfazendo um total de 1.155,2 hectares . O Parque Ecológico do Cocó está em processo de adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, Lei Federal n° 9985, de 18 de julho de 2000, com proposta de denominação de Parque Estadual do Cocó.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO
Proteger e conservar os recursos naturais existentes, de forma a recuperar e manter o equilíbrio ecológico necessário à preservação da biota terrestre e aquática e propiciar condições para atividades de educação, recreação, turismo ecológico e pesquisa científica.
A criação do parque também objetiva proporcionar o contato direto da população com o ambiente natural, envolvendo-a nas suas ações de preservação e controle, despertando o espírito conservacionista das populações ribeirinhas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Rio Cocó nasce na vertente oriental da Serra da Aratanha e nos seus 50 km de percurso passa por três municípios, Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza, para desaguar no Oceano Atlântico, nos limites das praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba. A área do parque está inserida apenas no Município de Fortaleza e inclui as áreas de maior fragilidade do ponto de vista ambiental.
No parque podemos identificar várias unidades geoambientais, tais como: planície litorânea, planície flúvio-marinha e superfície dos tabuleiros litorâneo. A planície litorânea está caracterizada por duas feições geomorfológicas distintas, mas intrinsecamente relacionadas: as praias e as dunas fixas e móveis.
A planície flúvio-marinha, ocupa desde os trechos do rio localizados na BR-116 até a sua foz, onde forma um estuário. Nessas áreas, pelas condições adversas, com alta salinidade da água e do solo, níveis muito baixos de oxigênio no solo, freqüentes inundações pela maré alta, as espécies vegetais mais dominantes são os mangues Rhizophora mangle L, Avicenia Schaveriana Stapf. e Leech, e Laguncularia racemosa.
O manguezal do Rio Cocó em seus trechos preservados formam uma mata de mangues de rara beleza, situado no coração de Fortaleza onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova, crescimento e abrigo natural.

4. PLANTAS E MAPAS
Mosaico de fotografias aéreas, mapas e plantas

5. ATIVIDADES PROIBIDAS
• Na zona de amortecimento a implantação ou ampliação de quaisquer tipos de construção civil sem o devido licenciamento ambiental
• Supressão de vegetação e uso do fogo
• Atividades que possam poluir ou degradar o recurso hídrico, como também o despejo de efluentes, resíduos sólidos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente;
• Tráfego de veículos no interior do parque
• Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens do rio, campo de dunas e demais áreas que possuem restrições de uso
• Pesca predatória;
• Uso de veículos náuticos motorizados, salvo para fins de interesse público
• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

6. PROBLEMAS AMBIENTAIS
• Ações judiciais contra o Estado do Ceará requerendo indenizações em função dos decretos de desapropriação
• Ocupações irregulares e invasões em área de preservação permanente
• Projeto de construção da ponte sobre o Rio Cocó
• Disposição de resíduos sólidos
• Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Zeza, Lagamar e Dendê e lagoa de estabilização do Tancredo Neves
• Lançamento de efluentes de ligações clandestinas

7. ADMINISTRADOR(A)
Gerente do Parque Ecológico do Cocó: Inácio J.C. Prata
Formação Profissional:Geógrafo/Ecólogo
E-mail: inacio@semace.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101.5550 / 3271.6589
Disque Natureza: 0800 275 22 33

8. LAZER
O Parque possui três áreas disponíveis para atividades de lazer, esporte e cultura.
• Parque Ecológico do Cocó: área urbanizada com anfiteatro, quadras esportivas, pistas para Cooper, dois parques infantis; promoção de shows e eventos, competições esportivas, trilhas ecológicas e educação ambiental.
• Parque Adhail Barreto: área administrada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com Núcleo de Conscientização ambiental, playground , promoção de eventos culturais e artísticos, bem como educação ambiental, pista de Cooper e trilha ecológica
• Área urbanizada do Tancredo Neves: Após remoção de famílias em áreas do parque, o governo do estado implantou na área, duas quadras esportivas, campos de futebol, pistas para Cooper, ciclovias, praças e áreas de brinquedos

9. PARCERIAS

• Câmara Técnica do Cocó, criada pela Resolução COEMA n° 08/2003 , em 27/03/2003
• Companhia de Polícia Militar Ambiental - CPMA
• Prefeitura Municipal de Fortaleza
• ( )
• Associações Comunitárias
• Comitê Gestor da Sociedade Civil do Cocó
• ONG’s
• Comitê Gestor da Sociedade Civil do Cocó



10. ATIVIDADES
10.1 Permanentes
• Monitoramento e Fiscalizações semanais
• Monitoramento de 07 pontos de degradação do rio Cocó, da nasente a foz, incluindo os principais contribuintes
• Acompanhamento dos serviços de recuperação, conservação e manutenção do Parque
• Licenciamento ambiental, nas áreas de amortecimento do Parque
• Realização de campanhas educativas/informativas junto às escolas, comunidades locais e população flutuante
• Palestras educativas nas escolas e associações comunitárias localizadas nas áreas adjacentes do Parque
• Agendamento de visitas monitoradas para grupos de escolas, empresas e turistas
• Autorizações e Licenciamento ambiental para eventos artísticos, culturais e esportivos no parque.

10.2 Realizadas
• Elaboração do Documento “Proposta de Proteção, Conservação e Recuperação do Rio Cocó
• Campanhas Educativas: Abertura da Semana Nacional da Árvore, Dia Nacional do Meio Ambiente e Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas
• Limpeza do Rio Cocó em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o DER.
• Limpeza do entorno do parque nos canteiros centrais e avenidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o DER.
• Reuniões da Câmara Técnica do Cocó
• Sinalização das trilhas ecológicas
• Recuperação dos equipamentos e mobiliário do parque
• Delimitação “in loco” da área do Parque Estadual do RIO Cocó
• Obras de recuperação dos passeios
• ( )Projeto Domingo no Parque
• Projeto de revitalização do Rio Cocó
• Repovoamento do estuário do Rio Cocó
• Implantação de um laboratório de larvicultura
•Recomposição vegetal de algumas áreas do mangezal e mata ciliar
•Obra de cercamento do entorno do parque
•Obra de urbanização do entorno do parque
•Identificação e manejo de espécies vegetais exóticas e invasoras
•Projeto cultural Férias no Ceará
•Projeto Superação no Cocó
•Centro de Treinamento de Vôlei de Praia

10.3 Programadas
• Intensificação do Projeto Domingo no Parque
• Criação oficial do Parque Estadual do Cocó
• Campanhas Educativas: Semana Nacional da Árvore, Dia Nacional do Meio Ambiente e Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas
• Construção de um centro de Referência Ambiental
• Implantação de infra estrutura de apoio, através de obras de saneamento (sanitários públicos), e ações turísticas de lazer
• Revitalização do anfiteatro e a sinalização ambiental e turística da área urbanizada
• Intensificação do processo de recomposição vegetal das áreas do manguezal e mata ciliar
• Intensificação do projeto Férias no Ceará
• Intensificação do Projeto Superação no Cocó
• Intensificação da Campanha de Combate ao Abandono de Animais domésticos e silvestre no parque
•Intensificação do programa de visitas monitoradas no parque



http://www.semace.ce.gov.br/biblioteca/unidades/PqRioCoco.asp

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes - Prefeitura Municipal de Fortaleza











O novo Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes (CPNVA) inicia hoje (16) as atividades voltadas ao público. O novo prédio, localizado na Avenida Imperador, 546, começou a ser ocupado pelos permissionários da Prefeitura no último sábado (10). A mudança seguiu no domingo (11) e foi concluída na segunda-feira (12).

Foram convocados para a mudança todos os 2.030 permissionários da Prefeitura que trabalhavam no antigo Beco da Poeira. Desse total, compareceram cerca de 1.700. Os outros permissionários estão resolvendo pendências de documentação junto à Sercefor.

Para a realização da transferência dos permissionários, a Sercefor conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza e Polícia Militar. A demolição do antigo CPNVA, responsabilidade do Governo do Estado, já está acontecendo. No local, acontecerá a construção da Estação José de Alencar do Metrofor.

Informações sobre a obra – O custo total da construção, incluindo compra do prédio, reforma e equipamentos, foi de R$ 14.323.017,04. Com cerca de 10 mil m², o novo CPNVA tem dois andares, sendo um térreo com os boxes e um mezanino com lanchonetes e praça de alimentação. O prédio tem 2.119 boxes - 2.050 deles serão destinados para os permissionários do antigo CPNVA e 69 para permissionários da Rodoviária João Thomé. Cada box tem 1,35 m de frente x 1,04 m de fundos. O equipamento tem 17 provadores - o que era uma solicitação antiga, tanto dos comerciantes, quando dos compradores, além de dois vestiários para funcionários da administração do CPNVA. Existem três banheiros femininos e três masculinos, sendo um de cada para cadeirantes. Todo o prédio foi feito com adaptações para pessoas com dificuldade de locomoção. No local, haverá ainda uma lotérica da Caixa Econômica Federal.

http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13199&Itemid=78

Misturas Culturais de Abril - Fortaleza Contando sua História - Arquivo Nirez


O público é convidado a olhar e pensar Fortaleza através do tempo, seja por fotografias do Arquivo Nirez, de filmes sobre a Cidade ou participando da mesa redonda “Fortaleza sob Vários Olhares”

Este sábado, dia 18 de abril, o MISturas Culturais tem edição especial em comemoração ao aniversário de 284 anos de Fortaleza. A programação cultural gratuita do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS/CE), equipamento ligado à Secretaria da Cultura, dá ao público a oportunidade de refletir sobre aspectos diversos da memória, educação patrimonial, movimentos artísticos e tantas outras veredas de possibilidades de se pensar Fortaleza.

Será oferecido ao público, às 9 horas, a abertura da exposição “Fortaleza Contando sua História”, uma ação do Arquivo Nirez com o patrocínio da Secultfor que, através de o Centro de Fortaleza, aborda aspectos diversos das transformações ocorridas na paisagem física e humana, as diferenças arquitetônicas e urbanísticas da cidade no final do século XIX e XX.
Às 9:30h, o turismólogo Gerson Linhares, o memorialista Zenilo Almada e o arquiteto e urbanista Romeu Duarte participam da mesa redonda “Fortaleza sob Vários Olhares”.

A programação encerra com a exibição às 11h dos filmes Fortaleza Antiga (Produtora de Cinema Norte Ltda e Paulo Sales, 1963, 17'); Urbano Coração (Duarte Dias, 2007, 13') e O Espírito D'O Pão (Marcley de Aquino, 2007, 12').

O MISturas Culturais é uma realização do Museu da Imagem e do Som do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Arquivo Nirez e o apoio do Grupo São Geraldo. Uma programação cultural gratuita é oferecida todo dia 18 cada mês em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Traz sempre uma programação diversificada com oficinas, palestras, mostras de filmes, exposições e serviços à população.

Serviço
MISturas Culturais de abril
Dia 18 de abril
De 9h às 12h.
Visitação do MIS: de segunda a sexta, de 8h às 17h.
Pesquisas no Acervo devem ser agendadas pelo telefone (85) 3101.1206.
Visitas de Grupos à Exposição devem ser agendadas pelo telefone (85) 3101.1204.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Extensão de Quadril - Exercícios para mulheres - Saúde e Academia


Extensão do quadril é um bom exercício para a formação das mulheres.

Este exercício para treinar os músculos das nádegas é de fácil execução, razão pela qual muitas mulheres usam esse exercício para treinar em casa. Fique em forma e com boa saúde é o principal objetivo de muitas mulheres, mas também tonificar e firmar as nádegas é muito importante. Todas as mulheres querem um corpo perfeito, na sequência de uma boa dieta e nutrição, praticando exercícios e os músculos que você pode obter bons resultados.




Flexão de braços - TREINO PEITORAL- Saúde e Academia


Flexão de braços ( treino peitoral ) é o exercício para treinar o músculo peitoral sempre foi o favorito de esportes profissionais e amadores.

A razão talvez é que este exercício de tórax é de fácil execução, mas ao mesmo tempo é capaz de estimular, como poucos outros meios, todas as fibras do músculo peitoral.
Um dos muitos benefícios deste exercício é que você pode treinar os músculos do peito, sem ferramentas, você pode também fazer este exercício em quase qualquer lugar, em casa ou um ginásio.
Existem muitas variantes do exercício "flexão de braços", algumas variantes requerem o uso de um banco como uma base para os braços de modo que você pode mover a carga de trabalho na parte inferior do músculo peitoral (comumente chamado de "baixo os músculos peitorais ").
Recomendamos a todos para começar a treinar os músculos do peitoral com este exercício, que é uma boa base para desenvolver o tônus muscular forte e peitoral.

http://www.youtube.com/watch?v=KJgBotMpj9c&feature=fvhl



quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projovem Urbano lança guia de qualificação profissional na IX Bienal do Livro Ceará


Projovem Urbano lança Guia de Qualificação Profissional na 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará



Nesta quarta-feira, 14, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) lança a 3ª edição do Guia de Qualificação Profissional para Juventude, que esclarece as dúvidas mais frequentes dos jovens sobre onde encontrar oportunidades de emprego, como fazer um bom currículo e que lugares oferecem cursos de profissionalização. O evento faz parte da programação da 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará e acontece a partir das 15h na sala Caminho de Pedras (Auditório B2) do Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1141).


Para debater a temática de emprego e juventude, estarão presentes o deputado federal Eudes Xavier, o presidente do Sine/IDT, Francisco de Assis Diniz, um representante do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), um estudante do Projovem Urbano e o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa.



O ProJovem Urbano é executado em Fortaleza pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal. O Programa tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a iniciação profissional e, para isso, desenvolve ações em três eixos: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã.


Sobre a Bienal Internacional do Livro

A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará teve início na última sexta-feira, 09 de abril e se estende até o dia 18. Este ano, o evento traz o tema :“O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e espera receber um público médio diário de 40 mil pessoas.

Estarão reunidos na Bienal do Livro do Ceará, alguns dos principais nomes da literatura nacional, escritores internacionais, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite. Além de lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público, serão promovidas oficinas, declamações, recitais, saraus, palestras e encontros que movimentarão todo o Centro de Convenções durante os dez dias de evento.

A Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates em torno do mesmo, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros).

Mais informações: http://www.secult.ce.gov.br

Monstro Pedofilo de Luziânia - Goiás



O presidente da CPI da pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), disse nesta segunda-feira que, caso fique comprovado que houve negligência na libertação do pedreiro Admar de Jesus, acusado de matar seis jovens em Luziânia (GO), o Conselho Nacional de Justiça deveria punir os juízes responsáveis.


O acusado havia sido condenado a 14 anos de prisão por pedofilia em Brasília, mas, após cumprir quatro anos, foi beneficiado pela progressão de regime. De acordo com a investigação da polícia, ele fez sua primeira vítima poucos dias depois de deixar a prisão.


"Havia laudos que apontavam o risco, que [mostravam ser] este homem um pedófilo perigoso. A libertação dele sem qualquer tipo de assistência permitiu essa desgraça", disse Malta.

O senador interroga o acusado na tarde de hoje em Goiânia, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, em companhia do relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

"Vou perguntar sobre sua infância, sua adolescência. Ninguém é pedófilo de cinco ou oito crianças, ele já deve ter um histórico muito grande de outros crimes", disse Malta. O senador afirmou ainda que ninguém comete crimes assim sozinho, "há sempre um mosaico, tanto emocional quanto moral e criminal."

O presidente da CPI da Pedofilia quer saber ainda se o acusado sofreu abusos sexuais na infância e na adolescência, se cometeu os abusos por vingança. "Quero arrancar dele as motivações, se tem cúmplices, se tem mais meninos mortos. Vou dizer a ele que, perdido por dez, perdido por mil", afirmou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u719715.shtml


Punir com mais rigor as Mentes Diabólicas.

Pernambuco - Maior Indice de violência contra a mulher no Nordeste - Lei Maria da Penha


Principais Pontos da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006 )


1. Se aplica à violência doméstica que cause morte, lesão, sofrimento físico (violência física), sexual (violência sexual), psicológico (violência psicológica), e dano moral (violência moral) ou patrimonial (violência patrimonial);

1.1.No âmbito da unidade doméstica, onde haja o convívio de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

1.2.No âmbito da família, formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

1.3.Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação;

2. Se aplica também às relações homossexuais (lésbicas);

3. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor;

4.Quando a agressão praticada for de pessoa estranha, como por exemplo vizinho, prestador de serviço ou médico, continuam os velhos TERMOS CIRCUNSTANCIADOS;

5. Garantir proteção policial, quando necessário, comunicando de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário;

6.Informar à ofendida os direitos a ela conferidos;

7. Feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade, de imediato:

7.1. Ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar arepresentação a termo, se apresentada;
7.2. Colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato;
7.3. Remeter no prazo de 48 horas expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas;
7.4. Expedir guia de exame de corpo de delito e exames periciais;
7.5. Ouvir o agressor e testemunhas;
7.6. Ordenar a identificação do agressor e juntar aos autos sua folha de antecedentes;

8. O pedido da ofendida deverá conter: qualificação da ofendida e do agressor, nome e idade dos dependentes, descrição sucinta do fato e das medidas protetivas solicitadas pela ofendida, e cópia de todos os documentos disponíveis em posse da ofendida;
foto: Edimar Bento( matéria jornalistica: MÊDO DENTRO DE CASA -rede record de televisão 13 de abril 2010)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Patativa do Assaré - Poeta Universal - Senador Inácio Arruda







Livro sobre Patativa do Assaré será lançado na Bienal

Durante a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará será lançado “Patativa do Assaré – Poeta Universal”, uma coletânea de artigos de vários escritores cearenses sobre a obra do poeta, organizado pelo senador Inácio Arruda. O lançamento acontece no dia 10 de abril, na sala As três Marias (auditório B1), do Centro de Convenções, às 19 horas, com a presença de vários autores.

Os artigos do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal” foram escritos por Assis Ângelo, Cândido B. C. Neto, Gilmar de Carvalho, Inácio Arruda (organizador), Joan Edesson, Oswald Barroso, Plácido Cidade Nuvens, Rosemberg Cariry, Sylvie Debs e Tadeu Feitosa.

A poesia de Patativa, conforme escreveu Inácio, “possui o cheiro da terra molhada, o som do aboio do vaqueiro e é livre como aves de arribação, que voam pelo mundo afora, mas retornam sempre para o sertão, onde está a sua morada e sua inspiração para voar sempre mais”.

A Bienal

A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará acontece no período de 9 a 18 de abril, das 9h às 22h (exceto dia 09 que irá abrir as 12h) no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento traz como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda

domingo, 11 de abril de 2010

Fortaleza 284 anos uma Programação Especial - Prefeitura Municipal de Fortaleza







A Prefeitura de Fortaleza, numa articulação entre a Secretaria de Cultura (Secultfor) e outras secretarias, organizou um mês inteiro de atividades, que inclui música, literatura, exibições de vídeos, mostra de artes visuais, espetáculos de dança, seminários, entre outras ações, para comemorar os 284 anos de Fortaleza.

No dia 13, os presentes à Cidade e aos cidadãos começam a ser dados logo no alvorecer, quando grupos de afoxé, maracatu, bumba-meu-boi, quadrilha, fanfarra e reisado saúdam os usuários dos terminais de ônibus da Cidade, ao tempo em que os convidam para o ápice da festa, à noite, no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h.

A programação do Aterrinho inicia com shows locais da Marimbanda e dos cantores Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, Pingo de Fortaleza, David Duarte, Fhátima Santos e Marcus Caffé. Juntos, eles fazem uma homenagem ao fortalezense e sua musicalidade. As apresentações locais abrem alas para os shows nacionais de Moraes Moreira e Seu Jorge, que presenteiam a Cidade.

Moraes Moreira
Ao completar 40 anos de carreira, Moraes Moreira tem muito o que contar. No início dos anos 70, no auge do Tropicalismo, influenciado por seus criadores, junto com os Novos Baianos, gravou seu primeiro disco. Logo em seguida, no antológico “Acabou Chorare” e em outros projetos, Moraes marcou sua presença, atuando de forma destacada como compositor, cantor e instrumentista. Em 1975, partiu para uma vitoriosa carreira solo, embalado pelo sucesso da música “Pombo Correio”, composta em parceria com Dodô e Osmar, inventores do trio elétrico, na qual Moraes foi o primeiro a subir como cantor.

Do começo até aqui, são 40 discos, quase 500 músicas gravadas, muitas delas consagradas. Seu lado compositor, ao longo do tempo também vem sendo reconhecido através de belas versões realizadas por grandes intérpretes da MPB. Nesse momento, Moraes esta lançando seu CD/DVD, “A História dos Novos Baianos e Outros Versos”, pela gravadora Biscoito Fino. É um registro vivo da sua obra desde o início até aqui. E é justamente essa trajetória que Moraes Moreira leva para o palco armado no Aterrinho; uma história que vai fazer todo mundo dançar.

Seu Jorge
Em seguida, é a vez de Seu Jorge subir ao palco, com o show “América Brasil” que, como o próprio artista classifica, é para fazer dançar. Canções já no repertório dos fortalezenses, como "Mina do Condomínio" e "Burguesinha”, fazem parte desse novo trabalho. Para seu novo show, onde apresentará ao público em primeira mão seu novo disco homônimo, Seu Jorge contará também com um coro composto de oito vocais - com isso ele promete uma noite cheia de suingue e alto astral.

Programação
A comemoração se estende também a outros lugares e para outros públicos. A criançada e a juventude ganham uma programação especial. De manhã, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), a Secultfor retoma o projeto “As quatro estações da criança”, com várias atividades lúdicas e artísticas para todas as crianças. À tarde, no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará) haverá a exibição do documentário “Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada”, produzido pela ONG Central Única das Favelas do Ceará (Cufa). O vídeo vai puxar um debate sobre a problemática das drogas e da violência social. Em seguida, show com um dos mais influentes rappers do Brasil, o carioca MV Bill, que traz a Fortaleza o show “O bonde não para”, com um repertório variado com os principais sucessos de sua carreira.

Para além das atrações musicais, Fortaleza ganha com o lançamento do vídeo coletivo “Se Essa Rua Fosse Minha”, realizado através de Edital lançado pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes, através do seu Núcleo de Produção Digital lança anualmente, desde 2008. O primeiro foi “Fortaleza 24h”, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia; e o segundo, “Fortalezas”, que traz histórias de personagens da cidade. O lançamento será no dia 30, na própria Vila das Artes, às 19h.

A Cidade também ganha com a realização do 61º Salão de Abril, quando obras de arte instaladas nas ruas, praças e na Galeria Antônio Bandeira transformam Fortaleza numa galeria a céu aberto. Voltando a apontar para a origem do próprio nome, o 61º Salão de Abril acontece de 16 de abril a 31 de maio de 2010, pautando o mesmo tema da edição do ano passado: “Qual o lugar da arte?”. Assim, será dada continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte e seu lugar na contemporaneidade.

Em paralelo, outra mostra de artes visuais vai instigar os cidadãos e cidadãs a refletirem sobre a proposta do Salão de Abril. É a intervenção “Varal ao Vento”, do artista plástico Bosco Lisboa, com a curadoria de Dodora Guimarães. A ideia do projeto é levar às praças públicas e feiras livres de grande movimentação as esculturas em cerâmica de Bosco Lisboa, permitindo acesso gratuito e uma interação com observadores participantes.

O Aniversário da Cidade também abraça uma política recém-acordada entre poderes para dar incentivo à prática da leitura. Através da Secultfor, a Prefeitura de Fortaleza busca envolver diversas instituições e a sociedade civil na luta pela construção de uma cidade de leitores. A programação será no dia 23 de abril, quando o mundo comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral. As atividades serão realizadas no Passeio Público, a partir das 8h30 e seguem até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, espetáculo teatral, sarau poético e show musical. Nesse mesmo dia também será anunciada a Feira do Livro Infantil de Fortaleza, prevista para setembro.

Na área de fomento à Cultura, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, lança ainda o V Edital de Seleção Pública para Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza 2010, apoiando projetos relacionados às culturas tradicionais populares e a realização do São João de Fortaleza propriamente dito, o que resulta no fortalecimento das identidades e valorização do movimento quadrilheiro. Projetos de grupos e organizações de quadrilhas e festivais juninos serão incentivados com R$ 350 mil no total, através de concurso público.

O mês também fecha em alta com o lançamento dos Editais das Artes 2010. Em sua terceira edição, os Editais contemplam projetos artísticos e culturais em dez diferentes linguagens: Música, Teatro, Dança, Fotografia, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Mídias Digitais e Expressões da Cultura Tradicional Popular.

Passagens mais baratas
Em virtude das comemorações do Aniversário de Fortaleza, a Tarifa Social vai vigorar até às três horas da manhã do dia 14 de abril. Com o benefício, a população pode utilizar o transporte público, depois dos shows do Aterrinho, pagando apenas R$ 1,20 (inteira) e R$ 0,60 (meia).

Aniversário de Fortaleza 284 anos

Dia 5
Lançamento do Edital de Festejos Juninos
Através do portal da Prefeitura e do site da Secultfor

Dias 6 e 7
Seminário de Introdução à Educação Pública Municipal de Fortaleza. (Acolhida aos professores efetivos classificados no Concurso Público conforme Edital 050/2009). No Ponta Mar Hotel (Av. Beira-mar, 2200), de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17 h.

Dia 13
Alvorada nos terminais de ônibus (Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba). Apresentações de corais executando o Hino de Fortaleza e de grupos de dança folclórica, afoxé, maracatu, boi, fanfarra, quadrilha e reisado, das 6h30 às 8h30.

Shows no Aterrinho da Praia de Iracema
18h - Aparecida Silvino interpreta Hino de Fortaleza à capela
18h15 - Shows locais da Marimbanda e dos cantores Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, David Duarte, Fátima Santos, Pingo de Fortaleza e Marcus Caffé.
19h30 – Show de Moraes Moreira e banda
20h30 – Show de Seu Jorge e banda

Programação infantil
Das 8h às 12h – Projeto “As quatro estações da criança”, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

Programação juvenil no Cuca Che Guevara
15h – Lançamento do documentário Selva de Pedra – Fortaleza Noiada
16h – Roda de conversa dos autores do documentário com os jovens
18h – Show “O Bonde Não Para”, de MV Bill (RJ).

Cuca Che Guevara – Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará (antigo Clube de Regatas)

Dia 22
Apresentação oficial da sede do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, às 16h.
Av. Desembargador Moreira, 2200 – Dionísio Torres

Dia 23
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia).

8h30 – Contação de histórias, com Júlia Barros: Contos da Rua Brocá
9h – Oficina de criação literária, com o escritor Kelsen Bravos
9h – Oficina de desenho, com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
10h – Lançamento do Concurso Literário Peter Rohl da Câmara Cearense do Livro
15h – Oficina de criação literária, com o escritor Kelsen Bravos
15h – Oficina de desenho, com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
16h – Peça teatral da Cia. Prisma de Artes (Direção: Raimundo Moreira)
16h30 – Sarau poético com o Grupo Remix
17h – Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, do programa “Ler é ter direitos” e dos Editais de Modernização de Bibliotecas, Pontos de Leitura e Pontinhos de Leitura
18h – Show musical “Os Bufões”, com a Banda Dona Zefinha

Dia 29
Lançamento dos Editais das Artes 2010
No Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Dia 30
Seminário “Fortaleza: cultura em debate”
Auditório Castelo Branco (Reitoria da UFC), das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30

Lançamento do vídeo “Se Essa Rua Fosse Minha”
Na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro ás 19 horas

http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13128&Itemid=78

sábado, 10 de abril de 2010

O Homen que faz a luz dançar - RENATO MUNDT- Jean Michel Jarre




Desde criança, o publicitário RENATO MUNDT tem paixão por música instrumental. Aos nove anos, escutou pela primeira vez Jean Michel Jarre - músico instrumentista que aliava em seus shows sons, imagens e efeitos pirotécnicos. A admiração pelo artista deu-lhe inspiração para escrever o livro O Homem Que Faz a Luz Dançar.
Foi curador da exposição itinerante Luzes e Cores de um Maestro: 60 Anos de Jean Michel Jarre, com painéis fotográficos do belga Jacques de Selliers, que passou por várias galerias de São Paulo em 2008.

Quem não conhece o artista, o que pode esperar do livro?
Pode esperar a mesma proposta da exposição, que é mobilizar o empresariado brasileiro a trazer o Jean Michel para o Brasil. O livro mostra os bastidores de quase todos os shows que fez pelo mundo todo. Eu digo que não é uma biografia, mas sim uma “concertografia”. Fã, ou não, de Jean Michel, terá uma leitura agradável.

E o trabalho de pesquisa para escrevê-lo?
Até 1997, havia pouca informação. Sem internet, como pesquisar? O ‘boom’ da internet possibilitou o comércio eletrônico e também as informações em todos os lugares. Em 1998 ingressei no mestrado, para fazer uma dissertação sobre a criatividade nos concertos do Jean Michel e esse trabalho deu origem ao livro, que teve de ser transformado de uma linguagem acadêmica para a que o público gosta de ler.

Como surgiu a idéia da exposição?
Ao acaso. Andando no Metrô de São Paulo, vi um espaço para exposições gratuitas. Quando fiz o livro, tive contato com o fotógrafo belga Jacques de Selliers, que me cedeu a curadoria de algumas fotos que utilizei no livro. Após, sugeri a ele fazer a exposição, com todas as garantias de que as fotos seriam usadas, única e exclusivamente, para a exposição. Hoje temos amizade e confiança recíprocas. É como se eu fosse representante dele no Brasil.

Procede que ele é o “Roberto Carlos” da música, na França?
Seria o equivalente, porque lá ele vendeu 80 milhões de discos. Aqui, acho que o Roberto Carlos vendeu 60 milhões. Comparativamente falando, sim. É um músico muito respeitado e representa bem a França aonde ele vai.

Quando ele se tornou conhecido no Brasil?
Quando a Globo comprou e transmitiu os direitos de um concerto que ele fez em Houston, em 1986. Ele virou um fenômeno. Vendeu 200 mil cópias do disco Rendez-Vous, mesmo sem nunca ter se apresentado no Brasil. A Globo e a extinta Rede Manchete mostraram especiais, e a TV Bandeirantes exibiu entrevistas. Ele teve seu auge nos anos 80.

Você acha que ele foi esquecido?
A mídia brasileira o deixou de lado. É um erro, por exemplo, a Rede Globo lançar um artista e querer exclusividade. Depois, chutar e impedir que os outros o reaproveitem.

Seja sincero: você gosta de tudo o que ele fez?
Não, aí é que está. Sou bem seletivo nisso, tem coisas que ele chutou o balde, literalmente! Fez porcarias para atender as gravadoras ou a quem quer que fosse. O último trabalho que está nas lojas, eu não considero legal.

Como a luz complementa o trabalho Jean Michel?
Ele faz a luz dançar. A luz vai seguindo os tons da música. Ele é o precursor do Winamp (programa de computador que reproduz som e imagens, com gráficos que seguem a batida da música), um visionário que aliou música e tecnologia futurista. O que ele fez há 30 anos, hoje é referência.

entrevista olhos nos olhos com Renato Mundt por CLARA MONFORTE jornal da orla.

http://www.jornaldaorla.com.br/blog_integra.asp?cd_autor=20&cd_blog=475

Clara Monforte

Nascida em Santos e formada pela Faculdade de Direito de Santos (atual UniSantos), CLARA ELIZABETH TAVARES MONFORTE é advogada, colunista social do Jornal da Orla e apresenta mensagens incentivadoras, de alto-astral, fé, amor e gratidão, na rádio Saudade FM.


http://claramonforte.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Saulo Gomes e os Bastidore do Pinga-Fogo- V semana Chico Xavier em Fortaleza




Saulo Gomes e os bastidores do Pinga-Fogo
Com 53 anos de profissão, divididos entre rádio e televisão, o jornalista carioca Saulo Gomes, 81, vem a Fortaleza para lançar seu livro Pinga-Fogo com Chico Xavier Terça (6), às 18 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema), dentro da programação da V Semana Chico Xavier.

Lançado pela Editora InterVidas, a publicação - que recebeu novo formato e capa - registra as duas participações do médium mineiro no programa Pinga-Fogo, transmitido em 1971 pela extinta TV Tupi. Trazendo um raríssimo conteúdo fotográfico, o livro reúne as duas entrevistas com Chico Xavier, na íntegra, refletindo ainda a emoção e alegria das pessoas que estiveram presentes nos programas.

Sempre com a assistência do espírito Emmanuel, o médium abordou temas relevantes, como reencarnação, mediunidade, família, educação, umbanda, homossexualidade e divórcio, sendo uma das maiores audiências da época, com 75% dos televisores ligados na Tupi nos dias 27 e 28 de julho de 1971 e 20 e 21 de dezembro do mesmo ano.

Primeiro jornalista cassado pela revolução de 1964, Saulo Gomes conviveu por mais de 30 anos com Chico Xavier, conquistando sua confiança e amizade. Idealizando e viabilizando sua presença no Pinga-Fogo, Saulo - que já enfrentou mais de 100 processos ao longo da carreira - tornou-se ``o repórter do Chico``.


http://www.noolhar.com/opovo/vidaearte/969559.html

Final Fantasy XIII - Square-Enix. RPG Última Geração PS3 Sony




"Final Fantasy" é uma série de jogos eletrônicos criada pela Square e que ao lado de Dragon Quest, da então rival Enix, estabeleceu os pilares do que entendemos como RPG japonês. "Final Fantasy" surgiu no Famicom em 1987 e de lá para cá, a série ganhou treze episódios numerados, além de vários jogos paralelos, em quase todas as plataformas. Embora conserve elementos em comum, os jogos da franquia "Final Fantasy" têm como principal traço reinventar-se a cada episódio, formando novos padrões para o gênero que tão fortemente representa.

"Final Fantasy XIII" foi lançado no Japão em dezembro de 2009 e chega com alguns meses de diferença ao ocidente, com versões para PlayStation 3 e Xbox 360. Não há diferenças entre as versões além da quantidade de discos, dada a limitação de espaço de armazenamento da mídia utilizada pelo console da Microsoft. Aos fãs da série, já aviso: a espera por "Final Fantasy XIII" valeu a pena.

O game apresenta uma ambientação que combina com maestria o tecnológico e o fantástico, com ordens religiosas, magia e divindades existindo lado a lado de naves espaciais, programas de televisão, lojas online e armas de fogo. A aventura se passa no planeta Pulse e no reino flutuante de Cocoon, criado por uma divindade fal'Cie e habitado pela raça humana.

Fantasia tecnológica

Os habitantes de Cocoon consideram Pulse uma grande ameaça e o governo local, o Sanctum, está sempre pronto para eliminar qualquer coisa que tenha contato com Pulse e com outros fal'Cie. Esses deuses-máquinas podem transformar pessoas em I'Cies, marcados por uma tatuagem e dotados de poderes especiais, incumbidos de realizar tarefas específicas para os deuses, seus Focus. Ao cumprir o Focus, um I'Cie é transformado em cristal. Caso falhe em sua missão, o I'Cie torna-se um monstro, chamado Cie'th.



A trama tem início quando o Sanctum recebe relatos sobre uma invasão de Pulse em um distrito de Cocoon e ordena a expulsão dos habitantes daquela área para o mundo inferior. O exílio é orquestrado pela tropa de elite PSICOM, mas nem todos estão dispostos a aceitar a situação com tranqüilidade e uma resistência tem início, com conseqüências desastrosas. Os heróis Lighting, Sazh, Snow, Hope, Vanille e Fang são introduzidos em meio a essa luta inicial e após entrar em contato com um fal'Cie durante o expurgo, tornam-se I'Cies, perseguidos pelo Sanctum e o pior, sem uma noção clara de qual é o seu Focus.

O enredo é bem construído e apresentado através de rápidas cenas de corte durante a jornada por Pulse, o que transmite a sensação de avanço constante e instiga o jogador a continuar. As horas voam entre as batalhas e as seqüências de narrativa e assim "Final Fantasy XIII" nunca se torna tedioso. Entre os capítulos, o jogador é presenteado com cenas maiores que aos poucos revelam mais sobre os eventos que antecedem a formação do grupo e seu destino interligado. A aventura é pontuada por uma trilha sonora impecável, com composições que completam o drama, a ação e até mesmo os momentos relaxantes e engraçados da história.

Visualmente, o jogo é deslumbrante, com cenários magníficos que convidam o jogador a parar de tempos em tempos e observar as paisagens construídas com esmero. As cenas pré-renderizadas estão entre as melhores já vistas em um jogo eletrônico, com animações faciais excelentes e sequências cinematográficas, marca registrada da Square-Enix.

Durante o jogo em si, os personagens são bem modelados, mas a movimentação deixa a desejar, tanto na transição entre os movimentos quanto pela presença de paredes invisíveis, que às vezes bloqueiam vastos espaços que poderiam, muito bem, ser abertos para a exploração.


Trailer da E3 2009

Se as paisagens são um espetáculo para os olhos, o mesmo não pode ser dito do traçado das fases. O jogo é excessivamente linear e boa parte de seus estágios consiste em seguir em frente, enfrentando inimigos entre as cenas de corte. Mesmo as ocasionais masmorras carecem de complexidade.

Muitos jogadores podem estranhar a ausência de cidades em Final Fantasy XIII, mas o enredo justifica a fuga constante. Os pontos utilizados para salvar o progresso no jogo fazem às vezes de lojas, onde se compram itens, armas e acessórios. Nesses pontos também é possível aprimorar as armas e equipamentos, consumindo os itens deixados pelas criaturas e adversários abatidos.

Evolução nas mecânicas de jogo

O sistema de combate segue o padrão de batalhas por turnos. O jogador controla diretamente apenas o líder do grupo. Os outros dois integrantes agem de acordo com os "roles", uma abordagem mais aberta do que determinar classes específicas para os personagens. É possível mudar os papéis do grupo através do "Paradigm Shift", substituindo uma formação ofensiva por uma defensiva, por exemplo, entre muitas outras possibilidades.


Veja o sistema de combate em ação

Os ataques e magias dos personagens consomem unidades de tempo, enquanto as técnicas possuem uma barra própria. O jogo oferece uma opção chamada 'auto-battle' que simplifica a participação do jogador a administrar o paradigma do grupo, mas para obter os melhores resultados, é necessário dominar o sistema como um todo, explorar as combinações de papéis e possibilidades de cada movimento, item e magia. O sistema de combate de "Final Fantasy XIII" prova-se fácil e acessível para qualquer pessoa, mas dominar suas minúcias é uma tarefa para os jogadores dedicados.

Ao final das batalhas os personagens ganham pontos para adquirir novas habilidades e melhorar seus atributos no Crystarium. Não há níveis de evolução em "Final Fantasy XIII", mas a aquisição de poderes, técnicas e atributos não é diferente disso, em essência.

Vários elementos típicos da série estão presentes. As invocações, aqui chamadas Eidolons, devem ser domadas em combate, o que nem sempre envolve provocar dano direto às belas criaturas, para servir ao seu usuário. Os Eidolons podem lutar ou assumir formas veiculares. Os pássaros Chocobo e outras criaturas conhecidas dos fãs da série marcam presença, dando ao jogo a familiaridade necessária em todo "Final Fantasy".

http://jogos.uol.com.br/playstation3/analises/finalfantasyxiii.jhtm