Bem Vindo

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DIA DO MARINHEIRO - 13 de Dezembro


MARINHA DO BRASIL


DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DOCUMENTAÇÃO DA MARINHA
DIA DO MARINHEIRO
Comemora-se, em 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro. Esta data foi escolhida em 1925, pelo Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino de Alencar, em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, que nasceu nesse dia, no ano de 1807.

A homenagem à Tamandaré foi muito significativa, pois ele dedicou toda sua vida à Marinha e é um exemplo para todos os marinheiros. Entrou para a Marinha na Guerra de Independência, aos quinze anos de idade. Durante a Guerra Cisplatina ficou conhecido por seus atos de bravura. Aos dezoito anos, assumiu o comando de um navio, a Escuna Constança, e depois, no comando da Escuna Bela Maria, distinguiu-se por sua coragem e cavalheirismo. Destacou-se durante toda a carreira, em comissões difíceis e importantes. Como Oficial General, comandou as ações no Uruguai, em 1864, e foi o Comandante-em-Chefe da Força Naval Brasileira em Operações de Guerra contra o Paraguai, no período de 1865 e 1866.

Tamandaré viveu em uma época muito importante para a formação do Brasil. Assistiu a colônia se tornar Reino Unido, depois Império e, mais tarde, República. Participou de 4 guerras e contribuiu para evitar a desagregação do território brasileiro, atuando contra várias revoltas internas no País. Ele faz parte do grupo de militares, diplomatas, políticos e estadistas que legou, com suas realizações, aos brasileiros a herança de um país de proporções continentais, rico em recursos naturais, que abriga uma população unida por um idioma e uma cultura.

O dia 13 de dezembro é dedicado a todos os marinheiros do Brasil. Que Tamandaré lhes sirva como paradigma, para que procurem se distinguir em sua profissão e para que o conjunto de suas qualidades morais lhes indique o rumo.




ARMANDO DE SENNA BITTENCOUT
Vice-Almirante (EN-RM1)
Diretor


fonte de Pesquisa:http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/dia_marinheiro/13dez2008/diadoMarinheiro.htm

EXCELENTE VIDEO !!!

Marinheiro, o Sentinela dos Mares

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Programa de Capacitação em Projetos Culturais - 2011



O Programa de Capacitação em Projetos Culturais, do Ministério da Cultura (MinC), está com suas inscrições abertas para os cursos a serem realizados no primeiro semestre de 2011. Nesse período, serão contempladas as cidades de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO) e Macapá (AP).

O Programa consta das seguintes etapas: curso de nivelamento à distância, de livre acesso e destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura, preparatório para a 2ª etapa; oficina presencial, com 80 vagas destinadas aos que forem selecionados, dentre os aprovados na 1ª etapa (que alcançarem pelo menos 70 pontos no curso de nivelamento); e a etapa avançada, com módulos para o aprofundamento de conteúdos (apenas para os aprovados na 2º etapa).

Os conteúdos abordados são Política e Gestão Cultural; Economia da Cultura; Elaboração de Projetos Culturais; Direito Autoral; Negociação; e Marketing Cultural. O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC). Para conhecer mais sua estrutura, acesse a página do Programa, em :http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/cursos.asp

Comunicação e as Novas Mídias - Feliz Natal e Próspero Ano Novo.Joana D'arc Dutra.


Monumeto,Arquitetura e Arte.Agradece e Retribui os Votos de Boas Festa,Joana Dutra que a comunicação leve conhecimento e entreterimento a todos neste ano de 2011.

Joana D'arc Dutra
Jornalista (UFC)
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA)
Núcleo de Comunicação Popular e Alternativa da Prefeitura de Fortaleza
Docente - Faculdades Cearenses

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Novas Mídias - 1º FestCine de Maracanaú - 14 a 19 de Dezembro de 2010

Novas mídias é um termo amplo que normalmente se refere a soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, radiodifusão, imprensa, etc.

Ele pode ser entendido como um novo canal de distribuição de conteúdo ou como um novo canal de comunicação. As principais novas mídias no momento são internet, celular e IPTV. Para a área de comunicação convém ressaltar que os avanços nessa área podem ser benéficos e lucrativos visto que a partir dessas novas mídas, as empresas podem interagir com seus consumidores de maneira nunca antes conseguida: elas podem ver o que seus consumidor realmente quer, seja através de sites de relacionamento, de blogs e podcasts, ou ainda através de seus próprios sites; desde que os mesmos atraiam seus consumidores.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_m%C3%ADdias




12:55 horas, Van conduzido pelo Sr. Moura, com os Ilustre Passageiros, Catalina Horta del Picó, Chile. Francisco Inostroza Lara, Chile. Edimar(Cinegrafista,jpegmovieDSC W5 Sony cyber-shot)
Valdivino,Marcel e Lidiane...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Seminário Os Sentidos da Arte - Projeto Acesso - CDMAC

Projeto Acesso ( Núcleo de Mediação Sociocultural do Memórial da Cultura Cearense -MCC) e pelo Núcleo de Formação em Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

SEMINÁRIO

OS SENTIDOS DA ARTE: PESQUISA E PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E EDUCAÇÃO.

Márcia Bitu Moreno dá a devida impotância a acessibilidade nos centros culturais em Fortaleza.

domingo, 19 de dezembro de 2010

APPLE OF MY EYE - iPhone 4 film / movie (shot and edited) - includes beh...

1º FestCine Maracanaú - Ce 14 a 19 de Dezembro de 2010






Seminário Internacional
Tema: Produção Executiva e as Midias Digitais.

Palestrante: Catalina Horta Del Picó,produtora executiva,diretora da Escola de Comunicação Audiovisual Digital da Universidade Santo Tomás, Talca, Chile e Francisco Inostroza Lara comunicador audiovisual,diretor de cinema,professor de comunicação Audiovisual Digital da Universidade Santo Tomás,Talca,Chile.


Mediador e Tradutor : Luis Aravena

sábado, 18 de dezembro de 2010

Seminário Internacional: Diferentes Formas de Co-Produção e Comercializãção de Produtos Audiovisuais






1º FestCine Maracanaú

Seminário Internacional

Tema: Diferentes Formas de Co-Produção e Comercialização de Produtos Audiovisuais

Palestrante: Catalina Horta del Picó, produtora executiva,diretora da Escola de Comunicação Audiovisual Digital da Universidade Santo Tomás, Talca, Chile.
Palestrante: Francisco Inostroza Lara,comunicador audiovisual, diretor de cinema, professor de comunicação Audiovisual Digital da Universidade Santo Tomás Talca, Chile.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Invenção de Um Lugar Possível - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Coquetel de Encerramento das Atividades do Núcleo de Formação em Arte e Cultura em 2010.


A Invenção de Um Lugar Possível.
Dia 17. às 18h30
Na Capitania de Arte e Cultura

Galeria Antonio Bandeira - " O Lúdico e o Profano"


Solenes e lutuosas, as figuras parecem dançar. Levam em seus passos a identidade, a história, a poesia e a cultura do povo cearense. Diferente dos outros maracatus que existem no país, o do Ceará é lutuoso; canta e dança a herança africana deixada no Estado. E é essa expressão cultural típica do Ceará que o artista Cantídio Brasil leva para a Galeria Antônio Bandeira, equipamento mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A exposição fica em cartaz do dia 17/12 ao dia 22/01/2011.

Cantídio é um pintor independente, alheios aos modismos superficiais. Caminha em sua própria trilha artística. Através de suas tintas e pinceladas ele retrata a cultura do maracatu local em todos os seus sentimentos e cores. De acordo com Descartes Gadelha, curador da mostra, Cantídio age como os antigos miniaturistas: suas pinceladas são minúsculos pontos de luz que lembram o voo dos vaga-lumes.

“Os quadros são ‘pranchas’ reduzidas de um gigantesco cenário onírico. Fantástico e fantasioso, Cantídio ‘fotografa’ o sentimento ‘maracatuqueiro’, flutuando no sonho delirante do carnaval. As figuras são entronadas em altares, como estivessem esperando a missa afro-católica ou alguma solenidade exótica redentora. Figuras iconográficas remetem a uma espécie de aristocracia negra, chegada aqui na bagagem saudosa dos escravos. Cantídio captura isso no seu mundo imaginário fértil e inesgotável. A dor da escravatura não conseguiu anular a alegria, o poder estético e místico religioso do negro. Isso está presente em sua obra preciosa. Parece que seus quadros surgem numa magia: não passam pelo processo plástico; talvez uma diáfana neblina do arco-íris deposita-se sobre as telas e cada gotícula de cor vibra de alegria porque foi transformada em arte. Com suas pinturas, Cantídio avisa que a paz é possível dentro desse mundo hostil e confuso; que o vermelho não é sangue derramado; que o amarelo não significa o cobiçado ouro e que o céu não é somente para os azuis.”, escreve Descartes no texto de curadoria.

É justamente essa obra com ares mágicos e carregada de história que o fortalezense poderá fruir na Galeria Antônio Bandeira, espaço de difusão cultural que existe há mais de 30 anos e traz no nome uma homenagem a Antônio Bandeira, artista cearense considerado referência na pintura abstracionista. Há alguns anos, o espaço recebe o mais importante salão de artes do Ceará, o Salão de Abril, além de exposições de vários artistas locais, nacionais e internacionais. O espaço oferece visitas guiadas por educadores e, a partir de mediações culturais, busca provocar o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível às artes visuais.

Serviço
Exposição "O lúdico e o profano", do artista Cantidio Brasil. Abertura dia 17 de dezembro, às 18h, na Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro / Centro de Referência do Professor). Horário de visitação: segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (85) 3105.1403. A exposição se encerra dia 22/01/2011

Dia do Museu - 18 de Dezembro - Museu Paulista







HISTÓRIA DO MUSEU PAULISTA

O Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.

No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição. Formaram-se novos acervos, com destaque para a História de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Foi instalado o Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista no interior do Estado.

Ao longo do tempo, houve uma série de transferências de acervos para diferentes instituições. A última delas foi em 1989, para o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A partir daí, o Museu Paulista vem ampliando substancialmente seus acervos referentes ao período de 1850 a 1950 em São Paulo.

Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.


Parque da Independência, s/n.º
Ipiranga - Caixa Postal 42.403
Tels.: (011) 2065-8000
http://www.mp.usp.br/historia.html
http://www.mp.usp.br/historia.

Arquivos para Capacitação e Estudos sobre Museus:
http://www.4shared.com/document/bQCR-M4O/mcc_2_O_Papel_Social_do_Museu.html
http://www.4shared.com/document/y0P4L8Rc/MediacaoemFoco.html
http://www.4shared.com/document/zDa7uMCE/questionario_Iphan_Pesquisas.html
http://www.4shared.com/document/_hxEixvR/portaria_normativa_n_1_de_5_de.html
http://www.4shared.com/document/4_1p3UbN/Roteiros_Práticos-_Acessibilida.html

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

50 anos de fundação do Instituto Labomar - Assembleia Legislativa do Estado do Ceará




50 anos de fundação do Instituto Labomar são comemorados na Assembleia


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu na tarde desta quinta-feira (16/12), sessão solene em comemoração aos 50 anos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

O presidente da Comissão e responsável pela homenagem, deputado Dedé Teixeira (PT), destacou a importância do Instituto para o desenvolvimento do Estado. “O Labomar já ganhou o reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho que vem fazendo, capacitando profissionais em pesquisas marítimas e na área da pesca em todo o Ceará”, afirmou o deputado.

Agradecendo em nome dos homenageados, o diretor do Labomar, professor Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto, lembrou a trajetória do Instituto durante os 50 anos de existência. “São 50 anos representando os conhecimentos marítimos do Ceará, oferecendo cursos cada vez mais modernos e provando que podemos realizar educação ambiental no nosso Estado”, disse o diretor.

Receberam placas comemorativas os professores Jader Onofre de Moraes, Luiz Parente Maia, Melquíades Pinto Paiva, Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias.
LA/AF

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br


http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=16840

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos.(CRMM) Aquasys - Ce











Se depender dos técnicos da Aquasis, peixes-bois, golfinhos e baleias que encalharem com vida no litoral cearense serão devolvidos ao mar ainda mais saudáveis. O Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), mantido pela ONG no Sesc Iparana desde 2001, qualifica a cada dia o trabalho de socorro aos animais. Quanto mais rápido for o resgate das espécies que chegam com vida à praia, aumentam as chances de sobrevivência. No entanto, a maioria já chega morta, principalmente botos-cinzas. Segundo a biólogo da entidade, Ana Carolina Meireles, aumentou a média de encalhes em praias do Estado, mas também está maior a quantidade de registros e tentativas de resgate. De janeiro até início deste mês foram seis peixes-bois e 86 cetáceos, entre baleias e golfinhos, estando estes na maior parte.

Por enquanto, no caso do peixe-boi, o Centro de Reabilitação cumpre a função de restabelecer a saúde do animal resgatado com vida, e transferi-lo para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Centro de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em Itamaracá (PE), onde é feito o trabalho de readaptação ao habitat natural até a devolução ao mar. Porém, está previsto para iniciar em janeiro as obras de ampliação da unidade em Iparana. A partir de outubro, a Aquasis prevê fazer aqui mesmo no Estado a recuperação do mamífero até a fase da soltura na natureza.

Como é mais resistente, em comparação aos golfinhos, o peixe-boi resgatado permite que os técnicos da Aquasis prestem o socorro necessário. Conforme explica o médico veterinário da ONG, Vitor Carvalho, tão logo o mamífero é encontrado, a partir da colaboração das comunidades litorâneas, é levado à sede em Iparana, onde são feitos os primeiros exames clínicos para verificar possíveis ferimentos. Geralmente são filhotes, que apresentam algum problema nos olhos, devido às condições de encalhe - atrito na areia ou exposição ao sol.

Matéria na Integra:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=897209
Alunos da EMEIF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA em visita ao Sesc Iparana
Praia de Iparana s/n Caucaia - Ce
(85) 3318 4900
reservas:(85) 3318 4948 - 3318 4949

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1º Fest Cine Maracanaú 2010


O 1º Festcine Maracanaú vem ganhando grande espaço na mídia local, nacional e internacional. Quem quiser acompanhar e saber mais sobre o Festival, nesta segunda-feira, 13, às 10h, o diretor geral do evento, Afonso Celso, será entrevistado no programa Ênio Carlos na Rádio Verdes Mares AM 810. No mesmo dia, às 16h, a assessora de comunicação do festival, jornalista Joanice Sampaio, representando a direção geral, falará sobre o Festcine Maracanaú no programa Paulo Oliveira na TV, na TV Diário, canal 22.

Na terça-feira, 14, Afonso Celso participa do programa Bom Dia Ceará, na TV Verdes Mares, canal 10 e em seguida, às 8h, no programa Sua Manhã na na TV Diário canal 22. Os programas também podem ser acompanhados nos respectivos sites das emissoras.


Mais informações:http://www.festcinemaracanau.com.br/site/longa-metragem
Participe dos Seminários Internacionais :

http://www.festcinemaracanau.com.br/site/seminarios

Maestro Poty Fontenelle - Grande Concerto de Natal - Catedral Metropolitana de Fortaleza


A Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, ficou lotada na tarde de ontem para o “Grande Concerto de Natal - Domingo de Luz”. Por cerca de duas horas, o público assistiu à apresentação do Coral Noite de Belém, que reúne participantes de quinze corais do Ceará. Sob a regência do maestro Poty Fontenelle, o Coral e a Orquestra Villa Lobos executaram canções natalinas clássicas.

Da erudita “Ave Maria” de Bach e Gounod à popular “Quero Ver”, músicas que contam a história do nascimento de Jesus e celebram a noite do Natal emocionaram a plateia. Destaque para a apresentação das crianças Esther e Pedro Fontenelle, filhos do maestro.

Uma das 90 vozes a compor o coral, a nutricionista Lúcia Moreno, 53, conta que a oportunidade de cantar na Catedral é um momento ímpar, cercado de expectativa. “As pessoas estão tão voltadas para o consumismo que esquecem que o espírito do Natal é este: reunir as famílias”, acrescenta.

Ansiedade que também se manifestava na estudante Luana Menezes, 14, que interpretou o papel de anjo durante cortejo de entrada com a Sagrada Família. “A encenação recria o espírito de Natal nas pessoas e mostra que Jesus está presente”, ensina.

Para o maestro Poty Fontenelle, reger na Catedral “é quase um lazer”, devido ao repertório conhecido do público, mas relata a difícil tarefa de congregar tanta gente no coral e na orquestra. “Trazemos o cancioneiro de Natal revitalizado, que está no coração das pessoas”, detalha. Segundo ele, foram apenas quatro ensaios antes do concerto.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/12/13/noticiafortalezajornal,2077003/catedral-concerto-encanta-o-publico.shtml

domingo, 5 de dezembro de 2010

Grande Concerto de Natal - Catedral Metropolitana de Fortaleza - 2010

Catedral que no dia 12 de Dezembro de 2010 receberá a famíília cearense para o Grande Concerto de Natal, é um templo católico queé a Igreja Mãe da Arquidiocese de Fortaleza. A atual igreja foi construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. O templo tem capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. O arquiteto francês George Mounier assinou o projeto de estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos e com referências à Catedral de Colônia na Alemanha. São José é o santo patrono da catedral que também é conhecida como Catedral Metropolitana São José. Em 2007 a catedral passou por sua reforma com a verificação da estrutura e renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna do prédio.

Grande Concerto de Natal
Catedral Metropolitana de Fortaleza
12 de Dezembro de 2010
Domingo ás 17.00 horas

Video: Edimar Bento

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Instituto Hidroambiental Águas do Brasil - IHAB - Selo de Responsabilidade Cultural



O Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – IHAB foi agraciado no dia 1º de dezembro no Teatro José de Alencar com o Selo de Responsabilidade Cultural, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, o Selo foi criado para contemplar as organizações que investem na cultura do Ceará. O reconhecimento ao IHAB é fruto da criação e realização da iniciativa Eco Arte Cultura, que ocorre anualmente no mês de novembro em Fortaleza, onde arte, cultura e meio ambiente dialogam com a sociedade para juntos criarem espaço para disseminar idéias ecológicas visando à melhoria da qualidade de vida através da musica, da dança, do teatro, do artesanato, das intervenções artísticas, da fotografia, da literatura e das artes visuais. O IHAB vem compartilhar esta homenagem com todos os participantes (contribuintes, mantenedores e colaboradores) que contribui direto ou indiretamente para a realização do Eco Arte Cultura.