Bem Vindo

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Politicas Públicas e Preservação do Patrimônio Cultural - Seminário Fortaleza Cultura e Debate





Mediadora: Ivone Cordeiro (Universidade Federal do Ceará-UFC/Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural - COMPHIC)

15:45h às 18:00h: Michele Arroyo - ( Doutora em Ciências Sociais pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais e diretora de Patrimônio Cultural/FMC da Prefeitura de Belo Horizonte/MG)

Diretoria de Patrimônio Cultura
Fundação Municipal de Cultura
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Politicas Públicas e Preservação do Patrimônio Cultural






Mediadora: Ivone Cordeiro (Universidade Federal do Ceará- UFC / Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural - COMPHIC)

14.00h. às 15.30h: André Aguiar - (Doutorando em História pela PUC/SP e ex-coordenador da CPHC/SECULTFOR)

Cultura em Debate: Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano.

"Patrimônio Cultural em Fortaleza Avanços e Desafios"

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Seminário Fortaleza Cultura em debate - Secultfor - Prefeitura Municipal de Fortaleza






Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano.

Mesa 2: História e Educação Patrimonial

Mediador: Alênio Carlos Noronha ( Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUR/ Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural - COMPHC)

14:00h às 15:30h: JOÃO PAULO VIEIRA NETO ( Mestrando em Patrimônio Cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio - PEP/ IPHAN e assessor do Instituto da Memória do Povo Cearense e Coordenador do Projeto Historiando - Fortaleza- Ce)

SÉRIE DEPOIMENTOS COM RAIMUNDO FAGNER - Anfiteatro do Centro Dragão do Mar


O cantor e compositor Raimundo Fagner participa hoje (27), às 20 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, da segunda edição da Série Depoimentos, que combina música e entrevista. Depois de inaugurado pelo cantor mineiro Flávio Venturini, o projeto recebe Fagner para relembrar grandes sucessos e as histórias dos seus 40 anos de carreira.


“Não tem nenhum roteiro, vamos seguir o que o público pedir, até pra testar minha memória um pouco, cantar músicas que não estou cantando normalmente”, diz Fagner. Sem querer adiantar histórias de sucessos como Borbulhas de Amor, Espumas ao Vento e Deslizes, o cantor prefere falar por enquanto dos novos projetos e da relação com a capital.


SERVIÇO


SÉRIE DEPOIMENTOS COM RAIMUNDO FAGNER

Quando: hoje (27), às 20h

Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar


Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Outras informações: 3488 8600

terça-feira, 26 de abril de 2011

O² Encontro Intercontinental Sobre a Natureza - Fortaleza - Ce 2011


O Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – IHAB é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada na cidade de Fortaleza e que conta com a colaboração de profissionais multidisciplinares com experiências em organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o cumprimento de sua missão e objetivos.

OSCIP - Processo MJ nº 08000.019.828/2001-32 DOU 12.11.2001
Rua Beni Carvalho, 566 – Dionísio Torres
CEP 60135-400 - Fortaleza – CE
Telefone: 55 85 3262-1559 / 3262-1175
CNPJ 04.364.826/0001-90
Site: www.ihab.org.br
E-mail: ihab@ihab.org.br

Seminário vai debater a preservação do patrimônio cultural de Fortaleza


Seminário vai debater a preservação do patrimônio cultural de Fortaleza

O patrimônio cultural material e imaterial da nossa cidade vai ser debatido nesta quarta e quinta-feira no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É lá que acontece o Seminário Fortaleza Cultura em Debate - Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano.

Clélia Lustosa, coordenadora do setor de Patrimônio da Secultfor, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, destaca que o evento integra as comemorações pelo aniversário da cidade.

Durante os dois dias de programação, participantes de Fortaleza e convidados de outras capitais vão trocar experiências sobre o tema preservação.

A coordenadora de patrimônio da Secultfor informa também que a programação foi organizada para estimular a preservação na capital cearense.

As inscrições para o Seminário Fortaleza Cultura em Debate - Preservação do Patrimônio
Cultural estão abertas no site www.fortaleza.ce.gov.br/cultura

Lembrando que a programação já começa nesta quarta, dia 27 de abril, a partir das oito da manhã. O local é o Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Informações para a imprensa: Bia Gurgel ou Ethel de Paula (assessoras de Comunicação da Secultfor) - 3105.1386 / 8899.8705

segunda-feira, 25 de abril de 2011

EMEIF PAULO SARASATE - PROJETO ESCOLA ABERTA


CURSO: DOCES E SALGADOS

INSTRUTORA CELMA

Zé Tarcisio - Homenageado 62º Edição Salão de Abril 2011






O artista plástico cearense Zé Tarcísio, nome dos mais respeitados no País, ganhará biografia. Um grupo de jornalistas iniciou a pesquisa e o lançamento ocorrerá em 2012.


O artista multimídia José Tarcísio Ramos - Zé Tarcísio - Nasceu no dia oito de fevereiro de 1941, em Fortaleza. Era período de Carnaval no Brasil, enquanto na Europa acontecia a II Guerra Mundial. A cidade de Fortaleza, assim como Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sediavam bases militares norte-americanas. Marieta Ramos de Oliveira é nome da mãe do artista. Marieta quis ter um filho e o teve. Zé Tarcisio Nasceu na Rua do Imperador, mas uma hora depois de chegar ao mundo, já era integrante da comunidade da Vila Diogo, no centro da capital cearense. Toda a infância do artista se passou na Vila Diogo, em companhia de uma família de mulheres vinda do município de Viçosa do Ceará, que o adotou.

http://www.zetarcisio.art.br/bio.htm

Instituto Walmart abre 100 vagas para programa de formação profissional


Instituto Walmart abre 100 vagas para programa de formação profissional


O programa Escola Social do Varejo oferece 100 vagas para o curso de Liderança do Varejo em Fortaleza. Jovens de 18 a 24 anos, que tenham concluído ensino médio em escolas públicas, podem fazer suas inscrições até a próxima sexta-feira, 29, na sede do Clube dos Dirigentes Logistas (CDL) de Fortaleza, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Durante o período de aprendizado – que dura em média sete meses -, os jovens receberão noções teóricas e práticas sobre desenvolvimento pessoal e social, informática, práticas administrativas, atendimento, reposição de itens, precificação, ética e cidadania, além de sustentabilidade e voluntariado corporativo.

Após treinamento, eles estarão aptos a atuar como operador de caixa, promotor de vendas, repositor de estoque e auxiliar de escritório.


1º de Maio: de Deus é o nosso Trabalho - Comunidade Católica Anunciadores da Paz - Vila Manoel Sátiro


Tema Geral : 1° de Maio: de Deus é o nosso Trabalho.


Entrada Franca.
Início: 14:00h- Acolhimento com Música e Danças;
15:00h- Oração Musicada (Sanfoneiro Zé Ribeiro) na hora da Divina Misericórdia pelos trabalhadores e suas famílias;
15:30h - Pregação com o tema do evento. Pregador: Eduardo - Comunidade Shalom;
16:30h - Lanche partilhado com todos os presentes;
17:00h - Encerramento com Homenagem pela Beatificação do Papa João Paulo II


O evento tem a proposta de levar os trabalhadores e suas famílias ao conhecimento e vivência da Misericórdia Divina, a partir de uma reflexão do Amor de Deus manifestado em sua vida cotidiana de trabalho e busca do sustento de seu lar.
Muitas entidades são os que promovem eventos para os trabalhadores no dia 1° de Maio. Sua intenção não é a de promover o ser humano de uma maneira integral, mas de conquistar sua simpatia e sua adesão. Eles distribuem grandes prêmios e contratam artistas famosos. A Igreja, porém, tem muito mais a oferecer: o Anúncio do amor de Deus, do próprio Cristo, que ama todos os trabalhadores, do mais pequenino aos que estão nos mais altos postos. O grande prêmio, que Ele dá de graça e a todos, é a sua Divina Misericórdia.
O evento ocorre neste ano em uma feliz coincidência, ou melhor, providência: A Festa da Misericórdia e beatificação de João Paulo II.


O evento 1° de Maio: de Deus é o nosso trabalho está sendo realizado em uma parceria entre o Ministério Universidades Renovadas (MUR) da Renovação Carismática Católica e a Comunidade Católica Anunciadores da Paz. Ele tem uma organização Nacional e ocorre em diversas paróquias do Brasil.

(Local: Comunidade Católica Anunciadores da Paz, R. Suiça, 890)

www.projetoprimeirodemaio.com.br
rccbrasil.org.br

sábado, 23 de abril de 2011

Paixão de Cristo - Comunidade Católica Anunciadores da Paz - Vila Manoel Sátiro


























A Comunidade da Vila Manoel Sátiro, prestigiou com grande público, entre, adultos, jovens e crianças a dramatização da Paixão de Cristo com direção e produção da Comunidade Católica Anunciadores da Paz.


Com bom desempenho dos atores e figurantes da comunidade.


Tendo como cenário a Praça da Paróquia de Nossa Senhora das Graças

domingo, 17 de abril de 2011

62º Salão de Abril - Galeria Antonio Bandeira - Fortaleza - Ce







A subjetividade – elemento praticamente onipresente e indispensável em qualquer trabalho de arte –fundamenta o tema do 62° Salão de Abril. A mostra intitulada Subjetividades das Formas do Eu começa hoje, com abertura marcada para as 19 horas, na Galeria Antônio Bandeira (dentro do Centro de Referência do Professor). Com 30 artistas selecionados em todo território nacional, o salão traz um número minguado de cearenses em sua lista (apenas dois: Diego dos Santos e o Grupo Acidum) com trabalhos provenientes de apenas cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Pernambuco). Ao todo, a curadoria recebeu 613 inscrições. Esta 62° edição presta homenagem ao artista Zé Tarcísio, que dispensa classificações (foi gravurista, cenógrafo, pintor...) e em fevereiro último completou 70 anos. Na ocasião, Zé vai ter sua série Pedras exibida (leia quadro ao lado). Acompanhando um movimento delineado já há três anos, o salão ramifica seu campo de ação para outros espaços, que não os expositivos, e desta vez, à exemplo do que fez nos terminais de ônibus e no Centro, leva obras de arte para o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). É a mostra Qual é o lugar da arte?. Maíra Ortins, coordenadora de artes visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), que promove o evento, explica que a escolha do tema e o inusitado espaço de exposição são mais imbricados que se imagina. “Fizemos um diálogo com o processo de mortificação do eu de (Irving) Goffman, que é um dos autores que nos baseamos pra escrever a teoria do salão desse ano”, explica. Por essa teoria, detalha Maíra, o sujeito “que entra num ambiente fechado, com determinadas regras fixadas, passa a perder a identidade”. O presídio, portanto, seria o lugar ideal para experimentar as novas ideias incorporadas ao evento. Diego dos Santos, por exemplo, descreve o trabalho que vai levar até o IPPO: uma casa metade submersa, metade acima da superfície. “Uma casa que não tem mais origem, que se desprendeu, viajando por fora e por dentro da terra. Ela precisava percorrer esses dois espaços, desprendida dos seus alicerces”. Diego não sabe onde a casa vai ficar, nem se os presos vão ter oportunidade de vê-la. O artista foi um dos 30 escolhidos pelas mãos de Ana Valeska Maia, do Ceará, Andréz Hernandez, cubano radicado em São Paulo, e Agnaldo Farias, paulista, o grande nome do salão – ele foi o último curador da Bienal de São Paulo (a 29° edição) e é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Os três ainda escolherão dois artistas nesse universo dos selecionados (já agraciados com R$ 2,5 mil) que receberão R$ 12 mil cada. “E ainda vamos fazer três livros a partir de três residências, que acontecerão em julho, setembro e novembro”, detalha Maíra, apesar de não saber ainda quem serão os convidados a ministrar as residências. As ações, segundo Maíra, apontam para a proposta de formação. Os projetos de formação, ela concorda, são precários na cidade. http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2011/04/15/noticiavidaeartejornal,2126968/abril-de-muitas-formas.shtml

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visita Técnica ao Hotel Oásis Fortaleza - Chef Luciano

Visita técnica não deve ser compreendida como um passeio, sem formalidades didáticas e pedagógicas, mas, deve ser entendida como um compromisso profissional, de responsabilidade tão quão qualquer outro dever e profissional. Visita é vistoria, inspeção, ato de visitar, por interesse ou por curiosidade e, a Técnica é a maneira, o jeito ou habilidade de executar ou fazer algo. Portanto, o ato da visita técnica deve se basear no aprofundamento do conhecimento do objeto anteposto para estudo, análise e avaliação. As visitas técnicas contribuem para a formação profissional que de uma forma mais ético e eficiente possam traçar planos e soluções para um desenvolvimento melhor dos problemas que o mercado turístico apresenta.

Hotel Oásis Atlântico Fortaleza Localizado na Avenida Beira-Mar, Praia do Meireles, mesmo em frente à tradicional Feira de Artesanato, ponto de atracção turística em Fortaleza, o Hotel Oásis Atlântico Fortaleza partilha o mesmo edifício que o hotel Oásis Atlântico Imperial e o Centro de Convenções Oásis Atlântico Fortaleza.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ARTE ACESSO - ADÉLIO SARRO - FORTALEZA - 2011








Adélio Sarro, Filho de agricultores, nascido em Andradina, Sarro foi carpinteiro e marcineiro, cortador de mármore e desenhista de cartazes de propaganda antes de conseguir ganhar a vida apenas como pintor e escultor. Ao longo dessa jornada, manteve sua caracteristica, estabelecer uma harmonia universal, mostrando a possibilidade de um mundo melhor em que a arte seja valorizada como uma das genuinas expressões da mente humana.


ARTE ACESSO.

A exposição Arte Acesso nasceu a partir das idéias de Adélio Sarro, de sua preocupação com a acessibilidade e compreensão de suas obras pelos portadores de necessidades especiais, que têm deficiências visuais ou outros problemas.

Na presente mostra, além das caracteristicas anímicas e antropológicas de sua pintura, oque salta aos olhos e ao tato é o esforço do artista em tornar suas pinturas acessíveis aos que tem pouca ou nenhuma visão. Poderiamos achar isso difícil, mas Sarro desenvolveu um metodo próprio para que o mesmo, completamente cegos, percebam sua obra, " LENDO" em braile, ou pelo tato, os textos escritos, sobre cada uma das telas. O visitante poderá tatear as telas e peerceber as figuras e as cores de acordo com as variadas texturas produzidas para este conjunto.

03 de fevereiro a 03 de abril de 2011.


Espaço Multiuso - CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Rumos Cinema e Video - 6ª Edição Linguagens Expandidas - Fortaleza



A Imagem em movimento está em toda parte na vida contemporânea: Telas, Câmeras, projeções.Suprimidos os gêneros e os formatos, o audiovisual hoje não se traduz mais de forma pura e modelar. Ele é contaminado por todas as outras formas de Expressão - cinema-dança, cinema-teatro,cinema-pintura, cinema-literatura, cinema-cinema. É a arte da pós-produção.

O desafio dessa edição do programa RUMOS ITAÚ CULTURAL CINEMA E VIDEO, referente ao biênio 2009-2011 era exatamente dar conta dessa pluralidade... ( Itaú Cultural.)



EXPAÇO MIX terça 29 a domingo 10 de abril de 2011


CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Curso: Doces e Salgados - EMEIF PAULO SARASATE - Fortaleza



Projeto Escola Aberta

Curso Doces e Salgados

02 de Abril de 2011

Coordenadora: Margareth Brasileiro Noqueira

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Escolas municipais vencem Prêmio Sesi Construindo a Nação - Prefeitura Municipal de Fortaleza

Escolas municipais vencem Prêmio Sesi Construindo a Nação As escolas municipais Marieta Guedes e Maria Dolores Petrola conquistaram o primeiro e o segundo lugar do prêmio Construindo a Nação, na categoria ensino fundamental. As unidades de ensino ficam na Regional 5 e concorreram com escolas públicas e privadas de todo o Estado. A cerimônia de premiação acontece hoje, às duas da tarde, na sede da Fiec, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O endereço é Avenida Barão de Studart, número 1980. Na Escola Marieta Guedes, alunos do primeiro e segundo ano elaboraram o projeto Sou craque na luta contra as drogas. Os estudantes percorreram as ruas do bairro Parque Santa Rosa fazendo campanha educativa, com entrega de panfletos que alertavam os moradores sobre os perigos causados pelas drogas. Já na escola Maria Dolores Petrola, que fica Granja Portugal, os alunos desenvolveram o projeto Paz na Escola. A iniciativa foi colocada em prática durante o ano letivo de 2010, com o objetivo de minimizar a violência dentro do ambiente escolar. O prêmio Construindo a Nação é promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria CNI/SESI. O objetivo é destacar o papel de alunos e professores na construção de uma sociedade mais igualitária e na promoção da cidadania. As escolas municipais vencedoras vão receber troféu, medalhas e certificados. Além do Ceará, outros Estados também promovem sua edição anual do Prêmio, como Acre, Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Maranhão. Na competição, os alunos podem concorrer nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Informações para a imprensa: Cristiane Gutierrez (assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação) - 3433.3598 / 8892.4684 / 3272.2368

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O II FESTCINE MARACANAÚ - FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL E NOVAS MÍDIAS


A organização do II FestCine Maracanaú - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, recebe até o dia 15 de maio de 2011, inscrições para as mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias. Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estado brasileiro e de cidades do Ceará, produzidos a partir de 2009, finalizados no formato digital. Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos.


Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros. A ficha de inscrição e regulamento estão no site http://www.festcinemaracanau.com.br/

Para a primeira edição realizada em dezembro de 2010, a organização do festival recebeu mais de 500 inscrições de produções tanto nacionais quanto internacionais, oriundas de países como Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Portugal e Chile, entre curtas e longas metragens e ainda produções em novas mídias, realizadas em celular, câmera digital e outros suportes. Destas foram selecionadas exibidas cerca de 80 produções.


O II Festcinemaracanaú é realizado pela Abraham Filmes Digitais e co-produzido pela Mungango Produções, sob a direção geral de Afonso Celso e produção executiva de Erivaldo Casimiro. Patrocínio da Coelce e Banco do Nordeste. Parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult) e Governo Federal - Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Maracanaú, Fundação Cultural de Maracanaú.


Grata,

Assessoria de Comunicação

Joanice Sampaio Jornalista profissional graduada

085 - 8784 1741 9109 1706


orkut: Joanice Sampaio

blog: papocult3.blogspot.com