Bem Vindo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Morre Historiador Walter Zanini Precursor ao Apoio à Arte e Tecnologia.



Walter Zanini (direita) conversando com o artista catalão Antoni Muntadas em uma das salas de sua exposição "Informação /Espaço / Controle" realizada na Estação Pinacoteca de São Paulo de 26 de fevereiro a 8 de maio de 2011. (foto de Andrea Nacach)

Falece em São Paulo o professor Walter Zanini (SP, 21 de maio de 1925 - SP, 29 de janeiro de 2013) Doutor pela Universite de Paris VIII em 1961. Professor Titular e Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou da criação do Museu de Arte Contemporânea da USP, sendo seu primeiro diretor de 1963 a 1978. Nesta época, além de garantir a salvaguarda e a exposição de seu rico acervo, desenvolveu, em parceria com artistas, projetos de vanguarda tais como: "Jovem Arte Contemporânea” (1967-1974) -um espaço aberto e democrático para a produção dos jovens artistas do período; as exposições “Prospectiva 74” (1974) e “Poéticas Visuais” (1977); projetos de Arte Postal que incentivaram a criação de redes internacionais de artistas e projetos em novos suportes tecnológicos e de comunicação como a Video-Arte. Idealizador, em pareceria com Donato Ferrari, Regina Silveira, Julio Plaza, entre outros, dos programas dos cursos de graduação e pós-graduação em artes plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP.

                                                     
 Com o mesmo grupo e, simultaneamente, idealizou também o programa de graduação em artes plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado nos anos 70. Foi ainda, em conjunto com Donato Ferrari, Julio Plaza e Regina Silveira, idealizador do ASTER - um centro de investigação e produção artística em São Paulo que oferecia cursos, workshops e debates sobre arte contemporânea (1978 a 1982). Editor-chefe do livro Historia Geral da Arte no Brasil lançada em 1992, até hoje a única grande obra de referência nesta área no Brasil. Curador da 16a e 17a edições da Bienal Internacional de São Paulo (1981 e 1983). Nestas duas edições desenvolveu uma nova forma de organizar e exibir a arte moderna e contemporânea por meio de uma prática curatorial interessada em dinamizar as analogias de linguagens que puderam representar o surgimento de expressões artísticas em um cenário global pós-modernista.

                                     
 O modelo geopolítico europeu foi desconstruído em tempo real através de novos vocabulários e tendências da arte contemporânea. Para tanto, um processo de crítica institucional foi ativado. Zanini redimensionou criticamente sua experiência anterior no Museu de Arte Contemporânea (1963-1978) para enfrentar tanto a produção de duas edições consecutivas como um legado de 30 anos de um evento bi-anual naquele momento ainda na periferia do sistema internacional.
Foi também diretor da ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP (1985 a 1989), capitaneando projetos como o da criação de um Instituto de Artes nesta universidade que tinha a intenção de reunir professores ligados a arte dispersos em suas várias unidades de ensino.Além disto Zanini fundou, com outros expoentes das artes no Brasil, importantes fóruns profissionais como a AMAB-Associação Brasileira de Museus de Arte (1966-71), o Comitê Brasileiro de Historia da Arte (CBHA, 1971) e a ANPAP- Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (1982).

 O que seria do sistema da arte do Brasil sem o Professor Walter Zanini? Muito além das ideologias e das almejadas revoluções, Zanini orquestrou transformações fundamentais nas estruturas da arte e da cultura neste lado do mundo. Induziu e conduziu, com suas reflexões e operações críticas, criativas e liberais (da liberdade), a modelagem coletiva de um sistema da arte contextual na vanguarda de um mundo conectado, globalizado. Um grande historiador da arte, nosso primeiro curador e também um gestor em toda a sua potência. Seu legado é infinito pois inefável e incalculável.



Denominada Tékhne -- palavra grega para artes plásticas - a exposição discute a importância da convergência entre arte e tecnologia. A mostra, que homenageia o crítico de arte Walter Zanini, precursor no apoio à arte e tecnologia, é dividida em dois núcleos -- Histórico e Contemporâneo -- e reúne trabalhos desde a década de 1960 até os dias atuais.


No Núcleo Histórico, a exposição possibilita revisitar cinco principais mostras de tecnologia realizadas pelo MAB-FAAP entre 1964 e 1986 que foram pioneiras na apresentação desse tema no Brasil.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Americano Surfa Onda de 34 metros de altura em Portugal.





O americano que surfou uma onda gigante em Portugal aguarda o resultado da medição oficial. Uma projeção preliminar, com base no tamanho da prancha, revelou que a onda teria 34 metros de altura.




Prefeito de Fortaleza Oferece o IJF Unidade de Queimados as Vitimas da Tragédia de SANTA MARIA - RS



O prefeito Roberto Cláudio ofereceu ao Ministro Alexandre Padilha a unidade de queimados do IJF para tratar as vítimas da tragédia de Santa Maria. A Unidade de Queimados do IJF é referência no país. Pacientes estão internados em condições precárias em hospitais do Rio Grande do Sul
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/roberto-claudio-ofereceu-ijf-para-atender-queimados-de-santa-maria/

O Instituto José Frota - IJF é o maior hospital terciário de urgência e emergência do Ceará, com atendimento 24 horas para pacientes de alta complexidade. Referência nos casos de traumatologia, possui 406 leitos, incluindo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e realiza, em média, 13 mil atendimentos por mês. Cerca de 50% das pessoas atendidas são de municípios do interior e região metropolitana de Fortaleza.


O Frotão, como também é popularmente conhecido, atende pacientes de todas as idades, principalmente os casos de traumas, queimaduras e intoxicação. Os usuários do hospital contam com um sistema pelo qual os pacientes mais graves e com risco iminente de morte têm prioridade de atendimento.
                                       
O IJF mantém ambulatórios e procedimentos nas áreas de cirurgia plástica, tratamento da dor e traumato-ortopedia. As consultas são pré-agendadas e acontecem das 12 às 16 horas. O hospital conta com serviços de hemodiálise, banco de sangue, programa de cuidados paliativos, unidade para pacientes vítimas de traumatismo bucomaxilofacial, comissão de combate aos maus tratos contra crianças e adolescentes e comissão para transplantes de órgãos, além de um laboratório clínico e de imagens, com aparelhos de raio x, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

                                      
Referência em todo o Brasil para o tratamento de queimaduras e intoxicações, o IJF tem um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e um Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox). Ambiente de formação na área da medicina, também conta com residência em cirurgia plástica, traumatologia, cirurgia geral, cirurgia bucomaxilofacial e neurocirurgia.

Na atual gestão, o Instituto José Frota passou por aquisições, reestruturações e reformas que contemplaram setores estratégicos. O sexto andar do hospital foi desprivatizado, em 2005, permitindo a instalação do Serviço Bucomaxilofacial para tratar os traumas de face, com 32 leitos, sendo o maior serviço do gênero no Brasil. Também desde 2005 os acompanhantes dos pacientes internados passaram a ter direito à alimentação no IJF.

O hospital ganhou uma nova emergência, a UTI agora conta com três leitos na área de isolamento, o Centro de Tratamento de Queimados adquiriu duas salas de balneoterapia (área de banhos anestésicos para os pacientes) e um ambulatório ampliado, o centro cirúrgico teve o número de salas ampliado de oito para 11 e o posto policial e a área de higienização da emergência foram reestruturados.

Em 2009, o IJF adquiriu dois novos aparelhos de ultrassom que permitem, inclusive, o diagnóstico de doenças vasculares, seis eletrocardiógrafos, um ecocardiograma, entre outros equipamentos. A cobertura do IJF está sendo contemplada com um heliponto que facilitará a chegada de pacientes advindos de resgates aéreos.
Endereço

Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro

CEP: 60025-061
Telefones úteis

Geral: (85) 3255.5000

Ouvidoria: (85) 3255.5166

Serviço Social: (85) 3255.5037



OFICINA Produção de Conteúdo Para Redes Sociais - Cuca Che Guevara



Pré-requisito: ter entre 15 e 29 anos.

Para fazer a Matrícula é necessário ir ao CUCA Che Guevara levar o RG e comprovante de residência com CEP (Original e Cópia).

Comunicação Popular

CUCA Che Guevara

Av. Pres. Castelo Branco, 6417

Barra do Ceará - 60312.060

(85) 3237 4223

Ramal 216

Blog: http://cucacheguevara.blogspot.com

Twitter: @cucacheguevara

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Show 100 anos de Luiz Gonzaga - Assembléia Legislativa do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.



A Assembleia Legislativa vai realizar, na próxima quinta-feira, show para homenagear o Rei do Baião - Luiz Gonzaga, pela passagem do seu centenário de nascimento. A apresentação terá participação de Chambinho (músico que interpretou o sanfoneiro no cinema), Waldonys, Manassés, Nonato Luis, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Cirano e Sirino e a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará (Uece).


A homenagem é uma promoção da Assembleia Legislativa que, em parceria com o Governo do Estado, produzirá um CD e um DVD registrando o show. As apresentações serão realizadas no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 20h. A iniciativa conta ainda com o apoio do deputado Lula Morais (PCdoB).

O centenário de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, contou com comemorações em 2012, no Ceará e no mundo, entre elas a estreia, no cinema, do filme: “Gonzaga – de Pai para Filho”. A Assembleia também realizou uma sessão solene e produziu um documentário por meio da TV Assembleia. A emissora FM Assembleia manteve programação especial no período.

A carreira de Luiz Gonzaga, natural de Exu, Pernambuco, começou no Rio de Janeiro, apresentando-se em bares e programas de calouros. Também foi na antiga capital do País que começou a tocar como sanfoneiro na dupla Genésio Arruda e Januário (nome de seu Pai). Em 1945 gravou seu primeiro disco como cantor e compositor. Nesse ano, conheceu Humberto Teixeira, que se tornou seu maior parceiro, e com o qual criou seu grande sucesso: “Asa Branca”.

O cantor e compositor pernambucano recebeu os prêmios Shell, Nipper de Ouro e vários discos de ouro, ao longo de sua carreira. Também compôs uma série de grandes sucessos da música brasileira nordestina, entre as quais: “No meu pé de serra”, “Assum preto” e “Alvorada da paz”. Luiz Gonzaga é pai do cantor e compositor de MPB, já falecido, Gonzaguinha.

Os ingressos para o show devem ser retirados na bilheteria antecipadamente.

Fonte:http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/12692-28-01-2013-js01

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel com Inscrições Abertas para capacitação.


A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, equipamento ligado a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), está realizando inscrições para curso de capacitação dirigido a funcionários voluntários das bibliotecas comunitárias do Ceará. Podem participar colaboradores (empregados e voluntários) que trabalham nas Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leituras que estão cadastrados no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP-CE). O curso acontece no salão de eventos da Biblioteca.

Os interessados devem fazer a inscrição até o próximo dia 11, às 14 horas, através dos telefones (85) 3101.2546 / (85) 8792.0366 ou do e-mail: bcomunitariasce@gmail.com . O email deve conter nome completo da biblioteca e município, nome completo do participante e telefones. Deve constar também o interesse pela turma 1 ou 2.

Confira os horários das turmas:

1º TURMA
1ª AULA

Dia: 18 de fevereiro 2013

Horário: de 08:00hs as 17:00 hs


2ª AULA

Dia: 19 de fevereiro 2013

Horário: de 08:00hs as 17:00 hs
3ª AULA

Dia: 20 de fevereiro 2013

Horário: de 08:00hs as 12:00 hs
2° Turma

1ª AULA

Dia: 20 de fevereiro 2013

Horário: de 13:00hs as 17:00 hs


2ª AULA

Dia: 21 de fevereiro 2013

Horário: de 08:00hs as 17:00 hs

3ª AULA

Dia: 22 de fevereiro 2013

Horário: de 08:00hs as 12:00 hs







As Danceteria de Fortaleza tem saídas de emergências Suficientes ? Boate lugar de lazer, não de Morte.



Discoteca, boîte, boate, danceteria ou clube noturno é um local destinado à prática da dança, por motivos recreacionais ou profissionais.

Performance artistística em discoteca (artista: Beo Beyond)Foi popularizada mundialmente com o filme Os embalos de sábado à noite, com John Travolta e no Brasil com a novela Dancin' Days.

                            
O termo danceteria (que já é uma desambiguação de discoteca) foi criado durante a ressaca da discoteca (lugar onde se tocava Música Disco) já no final dos anos 70 e início dos 80. Na realidade, os dois termos tem uma correlação estreita. No início dos anos 80, a discoteca acabou agonizando e os empresários envolvidos se afundaram num mar de dívidas e começaram então a sinalizar a necessidade de reciclagem. Foi então que a meio Música disco teve seu grande auge nos anos 70, em nível mundial. Nos anos 80 e 90 poucos espaços desfrutaram de um certo estatuto e na primeira década do século XXI saíram das cidades e ganharam o campo - é a denominação de Rave, que também encontra uma ligação estreita com os termos danceteria e discoteca. Nos anos 90, o rock'n'roll perdeu um grande espaço para a música pop. Na mesma época a house music surgiu das "cinzas" da disco music, popularizando a música eletrônica, que é atualmente um dos movimentos musicais que mais cresce no mundo. Assim, as discotecas evoluiram para as atuais boates, que tocam principalmente house, electro house e electropop.
Em Portugal não é usual o termo danceteria, uma vez que discoteca serve igualmente para designar uma colecção de discos (assim como biblioteca é para livros), o lugar onde estes se guardam (idem), ou onde se vendem (neste caso também se pode dizer loja de discos), ou o espaço onde se põem discos a tocar com o objectivo de dançar (não sendo para dançarm já não será tido como discoteca). Um dos raros casos em que foi usado o termo em Portugal o termo danceteria foi no final dos anos 80, quando no Porto o Teatro Rivoli foi adaptado para local de dança, sendo dirigido por um empresário brasileiro.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Discoteca

AS BOATES DE FORTALEZA, TEM SAÍDAS DE EMERGÊCIAS SUFICIENTES ?

MAIS RIGOR NAS VISTORIAS DAS BOATES, FISCALIZAÇÃO SÉRIA.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Boate deixa 232 MORTOS - Governo Federal tome uma atitude urgente!



O incêndio em uma boate deixou ao menos 232 mortos --sendo 120 homens e 112 mulheres-- e mais de 100 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (27). Inicialmente, os bombeiros divulgaram que o número de mortos era 245 mas, após uma recontagem, a quantidade foi revista. Trata-se do segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/01/27/ao-menos-20-morrem-em-incendio-em-casa-noturna-em-santa-maria-rs.htm

Algo tem que ser feito.
232 jovens morreram de mameira cruel, que fatos como este não aconteça novamente, que todas as boates no Brasil e no Mundo, tenham saidas de emergência suficiente para que fatos como este não se repitam.

Imaginem você ligar pro seu filho ou sua filha e eles presos num ambiente em chamas, marcados para morrer. Uma Tragédia que não pode se repetir.

Deus ilumine as Famílias desses 232 jovens.

Atenção : Casas de Cultura Estrangeir​a da UFC podem ser extintas!



A oferta de vagas para alunos novatos nas Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC) sofreu redução drástica nos últimos cinco anos. Conforme o Anuário Estatístico da UFC, enquanto, apenas no segundo semestre de 2008, foram abertas 1.299 vagas - a maior oferta até então -, o atual edital para seleção de novos alunos prevê somente 286 vagas para o primeiro semestre de 2013.


                                    
A UFC não tem autonomia para contratar professores efetivos para as Casas de Cultura Estrangeira. A informação é do reitor da instituição, Jesualdo Farias. Nem mesmo a reposição das vagas de professores afastados, aposentados ou falecidos vem sendo realizada. “A universidade não pode fazer concurso mesmo para as vagas existentes”, justifica Farias.

De acordo com o reitor, os docentes das casas pertencem à categoria de ensino básico, técnico e tecnológico; e a UFC só possui banco de professores para a área de ensino superior. Ainda segundo ele, se a situação permanecer como está, a tendência é a extinção das Casas de Cultura. “Porque, se um professor se aposentar, não podemos substituir”.

Até o momento, algumas turmas sobrevivem com professores temporários. No entanto, os contratos não serão mais renovados, cita Jesualdo. Enquanto isso, a UFC luta junto ao Ministério da Educação (MEC) para criar banco de professores e conseguir seis novas vagas de efetivos para as Casas de Cultura. “Há três anos aguardamos por isso. Não é uma coisa fácil. Conseguimos incluir o nosso pleito, que concorre com todas as escolas federais. É um briga muito grande”, diz o reitor. Conforme Jesualdo, o MEC já enviou a solicitação para o Ministério do Planejamento, que deve se pronunciar até o meio do ano.

Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/01/16/noticiasjornalfortaleza,2989021/casas-de-cultura-reduzem-numero-de-vagas-sem-novas-contratacoes.shtml



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CVT PORTUÁRIO - MUCURIPE - CURSOS GRÁTIS.







CVT PORTUÁRIO Inscrições Abertas 1º Semestre 2013
Inscrições somente no Local.
Av. Vicente de Castro S/N - Cais do Porto.
Documentos Necessários: RG - CPF - e Comprovante de Endereço
Horário de Atendimento: 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Informações: (85) 3266- 8842 - 8769- 8929

Nestlé Health Science - Programa Jovens Nutricionistas 2013 - Inscrições Abertas.


A Nestlé abre as inscrições para a edição 2013 do Programa Jovens Nutricionistas, que capacita estudantes na área de Nutrição Clínica, a partir de treinamento e vivência prática em ambiente hospitalar.

Ao total são 180 vagas disponíveis em diversos hospitais do País.

A duração do programa é de três meses e os estudantes precisam estar no último ano do curso de Nutrição, com conclusão prevista para dezembro de 2013, além da disponibilidade de 30 horas semanais. Entre os benefícios estão bolsa auxílio, assistência médica, vale refeição, ajuda transporte e seguro de vida.

O programa é composto por ciclos, com diferentes datas de início do estágio. O prazo das inscrições segue conforme disponibilidade das vagas.
                                                                              
A iniciativa é da Nestlé Health Science, unidade de negócios da companhia que atua no segmento de Nutrição Clínica para oferecer soluções nutricionais para prevenção de doenças ou tratamento nutricional a pacientes com condições clínicas específicas. O projeto faz parte da plataforma global de responsabilidade social da companhia, a Criação de Valor Compartilhado que tem a Nutrição entre seus pilares – os outros são Água e Desenvolvimento Rural. Esta plataforma estrutura a atuação da companhia, a partir da premissa de que tão importante quanto gerar valor para a empresa, é gerar valor para as comunidades em que ela está presente. Com o Programa Jovens Nutricionistas, a Nestlé cria oportunidades de compartilhar valor a partir do apoio no aprimoramento da formação de novos profissionais.

Para mais informações, o interessado pode acessar a página da Nestlé no ou no endereço.

Serviço
Programa de Estágio Jovens Nutricionistas 2013

N° previsto de vagas: 180
Inscrições: pelo site www.nestle.com.br
Duração: 3 meses
Quem pode se candidatar: Estudantes de nível superior cursando último ano de Nutrição
Requisitos: Disponibilidade de 30 horas semanais
Benefícios: Bolsa auxílio, assistência médica, vale refeição, transporte e seguro de vida
Fonte:http://concursoseempregos.opovo.com.br/app/empregos/noticias/2013/01/22/internanoticiaconcursos,2343/nestle-abre-inscricoes-para-o-programa-jovens-nutricionistas-2013.shtml

Oficina gratuita de audiodescrição no MIS - Museu da Imagem e do Som - Fortaleza. Projeto Paurillo Barroso.




Dados da oficina
De 29 a 31 de janeiro de 2013.
Das 8 as 12 e das 14 às 18 h. (c/ intervalo p/ lanche e pausa p/ almoço)
Pré-requisito: 1º grau completo.
Vagas: 20 alunos (mais 5 ouvintes)
Inscrições: 3101.1204 (Rosinha)
Obs.: O aluno que obtiver 70% de presença receberá certificado.

A oficina
A oficina irá capacitar pessoas interessadas em ter acesso aos princípios da arte de audiodescrever peças de exposição para pessoas com deficiência visual, objetivando audiodescrever 20 peças que irão compor a exposição sobre Paurillo Barroso, que será montada no Museu da Imagem e do Som em abril de 2013. Serão audiodescritos fotografias, correspondências, partituras e objetos tridimensionais do acervo de Paurillo Barroso.

                              
O que é audiodescrição
A audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual desenvolvida para atender as necessidades da pessoa com deficiência visual e/ou intelectual, favorecendo-lhe a acessibilidade cultural na visitação em exposições de obras de artes visuais, que consiste na análise criteriosa e consciente dos elementos de caráter visual que deverão ser traduzidos em palavras, relacionando e estabelecendo equivalências entre dois códigos diferentes de comunicação, unidades visuais e unidades linguísticas, narradas ao vivo ou gravadas, editadas e disponibilizadas por meio de equipamentos multimídia (mp3, mp4, palm top etc.).

Klistenes Braga
                                        
Quem é Klístenes Braga
Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual por meio da Audiodescrição pela UECE, formado em Artes Cênicas pelo Centro de Artes Cênicas do Ceará, pesquisador do Grupo LEAD, sócio fundador do Grupo Bandeira das Artes e associado fundador da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL (www.atavbrasil.blogspot.com). Produtor Cultural e Audiodescritor que. ao longo de mais de 4 anos de atuação, contemplou a tradução de várias produções visuais e audiovisuais no Estado do Ceará, tais como espetáculos teatrais e de dança, filmes, programas de TV, exposições museológicas, monumentos, festivais de cinema e de teatro, mostras acessíveis, atividades de formação acerca da audiodescrição, das quais merecem destaque: Oficinas de Audiodescrição para Produtos Audiovisuais e para o Teatro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2012; Oficinas de Introdução à Técnica da Audiodescrição, no II Seminário Leitura de Olhos Fechados, Vitória da Conquista-BA e Jequié-BA, 2012; Palestra no Curso de Graduação em Design, da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012; Palestras sobre audiodescrição proferida no 3º Ceará Cine Fórum da UNIFOR, Fortaleza–CE, 2011; Oficina de Audiodescrição para o Cinema e para o Teatro, ministrada na VIII Semana de Humanidades e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e UECE, Fortaleza–CE, 2011; Palestra sobre audiodescrição no cinema, proferida no II Seminário Internacional sobre Inclusão, Exclusão e Diversidade, João Pessoa–PB, 2011; Palestras sobre audiodescrição no cinema e no teatro, proferidas na mesa redonda “Acessibilidade: arte, cultura e (in)formação” do I Seminário Leitura de Olhos Fechados, Vitória da Conquista–BA, 2011; Curso de Audiodescrição, ministrado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte–MG, 2010; e Ciclo de palestras proferidas no projeto MISturas Culturais do Museu da Imagem e do Som durante a VIII Semana Nacional de Museus: Audiodescrição em Cinema, Audiodescrição em Teatro e Audiodescrição em Museus, Fortaleza, 2010.

Bruna Leão em Pé
                                      

Quem é Bruna Leão
Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual por meio da Audiodescrição pela UECE, formada em Artes Cênicas pelo Centro de Artes Cênicas do Ceará, pesquisadora do Grupo LEAD, sócia fundadora do Grupo Bandeira das Artes e associada fundadora da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL (www.atavbrasil.blogspot.com). Produtora Cultural e Audiodescritora que, ao longo de mais de 4 anos de atuação, contemplou a tradução de várias produções visuais e audiovisuais no Estado do Ceará, tais como espetáculos teatrais e de dança, filmes, programas de TV, exposições museológicas, monumentos, festivais de cinema e de teatro, mostras acessíveis, atividades de formação acerca da audiodescrição, das quais merecem destaque: Oficinas de Audiodescrição para Produtos Audiovisuais e para o Teatro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2012; Oficinas de Introdução à Técnica da Audiodescrição, no II Seminário Leitura de Olhos Fechados, Vitória da Conquista-BA e Jequié-BA, 2012; Oficina de Audiodescrição, no CUCA Che Guevara, Fortaleza-CE, 2012; Mesa redonda Acessibilidade Audiovisual: Garanta você também esse direito, no CUCA Che Guevara, Fortaleza–CE, 2012; Palestras sobre audiodescrição proferida no 3º Ceará Cine Fórum da UNIFOR, Fortaleza–CE, 2011; Oficina de Audiodescrição para o Cinema e para o Teatro, ministrada na VIII Semana de Humanidades e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e UECE, Fortaleza–CE, 2011; Palestra sobre audiodescrição no cinema, proferida no II Seminário Internacional sobre Inclusão, Exclusão e Diversidade, João Pessoa–PB, 2011; Palestras sobre audiodescrição no cinema e no teatro, proferidas na mesa redonda “Acessibilidade: arte, cultura e (in)formação” do I Seminário Leitura de Olhos Fechados, Vitória da Conquista–BA, 2011; e Ciclo de palestras proferidas no projeto MISturas Culturais do Museu da Imagem e do Som durante a VIII Semana Nacional de Museus: Audiodescrição em Cinema, Audiodescrição em Teatro e Audiodescrição em Museus, Fortaleza, 2010.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Curso de Especialização em Educação Infantil - Professores das Redes Municipais - Faced - UFC



O Curso de Especialização em Educação Infantil, Faculdade de Educação da UFC deverá ter seu edital publicado em fevereiro.
Os sítios www.faced.ufc.br e www.ufc.br trarão as informações. O telefone é (85) 3366 7504 (atendendo no período da tarde).

                                                   
Volto a informar que será destinado aos professores das redes municipais. Fortaleza sediará um para os professores da capital e região metropolitana. Outras duas cidades no interior, também terão esta oportunidade.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Lançará Editais Culturais 2013 ( Qunta 24)



O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lançará nesta quinta-feira (24) os Editais Culturais 2013. A coletiva acontece nesta quinta-feira (24), às 09 horas, no Auditório, ocasião em que serão apresentados os principais pontos da política de ação cultural a partir de um novo programa de editais.

No dia 07 de novembro de 2012, quando o CDMAC comemorou o Dia D da Cultura, foi lançada uma proposta para consulta pública que ficou disponível no sítio do Dragão do Mar por dois meses. Além das considerações recebidas por e-mail, foi criada uma comissão de consultores em cada linguagem contemplada no edital para reavaliação das propostas.

Entre as novidades apresentadas, foram introduzidas três novas linguagens, um programa de lançamento de livros e de shows literários adultos e infantis, além do investimento global no pagamento dos cachês ter sido quadruplicado. A partir dos novos editais, serão contempladas as linguagens Música, Teatro, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança e Cinema.

Segundo o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Paulo Linhares, o documento foi cuidadosamente estudado para satisfazer todas as partes envolvidas, de modo que três principais objetivos sejam considerados: o fortalecimento e ampliação das linguagens artísticas, a melhoria da política de financiamento dos espetáculos e a qualificação do padrão artístico das apresentações realizadas no Dragão do Mar. “Os Editais Culturais de Ocupação 2013 foram pensados para proporcionar uma experiência transformadora no consumo e na produção artística do Estado, a partir da valorização da produção e dos artistas locais, materializando, assim, o espírito da ´Virada Cultural´ ”, afirma o presidente.

23.01.2013
Assessoria de Comunicação do IACC
Luciana Vasconcelos ( imprensa@dragaodomar.ce.gov.br / 85 3488.8625 – 87338829)
Twitter: @_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar

A Lanterna que mata é vendida Livremente em Fortaleza



Um novo tipo de lanterna é vendido em lojas de produtos eletrônicos no Centro de Fortaleza. Parece um objeto inofensivo, mas pode causar sérios danos, pois dispara descargas elétricas de até 2.000 Volts. Não há legislação que regule a compra e o porte do equipamento. Entretanto, o dono deve responder criminalmente por qualquer dano causado pela lanterna que é vendida sem qualquer restrição.
                                  
O POVO não teve dificuldades para adquirir o objeto. No Mercadão Shopping, pelo menos cinco lojas de produtos eletrônicos vendem a “arma”. Em duas delas, estavam expostas nas vitrines. Bastou perguntar o preço do equipamento e pagar. Sequer foi perguntada qual a finalidade da compra, e, embora solicitada, a nota fiscal não foi fornecida. O valor inicial era R$ 50, mas após uma breve negociação, foi possível efetuar a compra por R$ 40.
                                                                                                  
O major da Polícia Militar e especialista em armas Wilson Melo disse que a Polícia não tem como coibir o comércio e o porte da “arma”. “O Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) seria o meio legal mais eficaz para abordar o tema, mas não faz nenhuma menção sobre casos assim”, afirma. Para ele, deveria haver uma legislação específica que tratasse do tema, inclusive do comércio e porte de outras armas tidas como não letais.

No momento da compra, pessoas chegavam perguntando pelo produto. Os seguranças do shopping também portavam as lanternas na cintura, ao lado do revólver e da tonfa (espécie de bastão utilizado para defesa pessoal). A Servnac é a empresa que presta serviços de segurança ao estabelecimento. Por telefone, o gerente operacional, coronel Mauro Aragão afirmou que não é permitido o uso de nenhum equipamento que não seja fornecido pela empresa. “Nós nem conhecemos esse equipamento. O vigilante só está autorizado a portar sua arma de fogo. Essa lanterna é um perigo até para quem a manuseia”, pontua.
                                                                                                               
Ele disse ainda que, ao ser informado por O POVO do uso indevido das lanternas mandou averiguar o caso. Foi constatado o uso e as lanternas foram confiscadas.
                                                                                                      
O barulho da corrente elétrica percorrendo o pequeno circuito em volta da lâmpada incomoda pela estridência e luminosidade. Para o major da Polícia Militar e especialista em armas, Wilson Melo, a descarga elétrica causada por ela pode gerar problemas. “Causa dor na parte do corpo que sofreu o choque”, explica.

O major diz que o funcionamento da lanterna é diferente da pistola Taser, utilizada pela Guarda Municipal. A Taser imobiliza a pessoa, enrijecendo os músculos com uma única descarga elétrica de até 5.000 Volts. “O único intuito dela (lanterna) é causar dor, eventualmente deixando hematomas. Ela não tem uma utilidade prática que não seja essa”, detalha.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/01/23/noticiasjornalfortaleza,2993274/lojas-vendem-lanterna-que-da-choques.shtml

Participe do Programa Internacional de Gestão Estratégica de Varejo.CDL de Fortaleza.

 

 

Participe do Programa Internacional de Gestão Estratégica de Varejo.

IX Jornadas de Arqueologia Ibero-americanas e I Jornada de Arqueologia Transatlaîntica - Criciúma SC - Brasil.


IX Jornadas de Arqueologia Ibero-americanas e I Jornadas de Arqueologia Transatlântica - 01 a 04 de Maio de 2013 - Criciúma, SC - Brasil.
SESSÕES TEMÁTICAS
1- Interfaces epistemológicas através do atlântico na arqueologia:
a) Tradição antropológica x Tradição histórica.
b) Arqueologia, Ecologia e Território.

2- Arqueologia, experimentação e inovação.
3- Arqueologia da transição:
a. Sambaquis e concheiros da faixa atlântica.
b. Sociedades agropastoris e hortícolas.
c. Arqueologia do Contato.

4- Tecnologias pré-históricas e etnoarqueologia.
5- Arte Rupestre e Território - da pesquisa à gestão.
6- Educação patrimonial e Socialização do Conhecimento.
7- Instrumentos analíticos e metodologias em arqueologia.
Submissão de trabalhos: 28 de janeiro a 1º de março de 2013.
Maiores informações em:
http://www.unesc.net/portal/capa/index/378/6808
Telefone: +55 48 3444.3761 e +55 48 3444.3760
E-mail: jbi@unesc.net ou jcpithi@gmail.com
E-mail: jornadasiberoamericanas2013@gmail.com
Setor de Arqueologia da UNESC-Criciuma-SC.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Cronograma
-Submissão de trabalhos: 28 de janeiro até 01º de março de 2013.
-Avaliação dos trabalhos: 02 de março até 29 de março de 2013.
-Divulgação dos trabalhos selecionados: 08 de abril de 2013.
-Inscrição de ouvintes: 28 de janeiro até 29 de março de 2013.



SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira
http://www.sabnet.com.br/

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Convite Exposição Centro Cultural Crea-CE "Reencontro das Cores 45 anos Depois"

 
 
O Centro Cultural do Crea - CE tem a honra de convidá-lo para o lançamento da Exposição "REENCONTRO DAS CORES 45 ANOS DEPOIS" do Artista Plástico Bandeira Lima.
Esta exposição é uma iniciativa apoiada pelo Presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor César da Frota Pinto, em prol da cultura, da memória e da revitalização do centro de Fortaleza.
Abertura: 29 de Janeiro 2013
19:30hs
Local: Rua Castro e Silva 81
Estacionamento Livre
Visitação: 30 de janeiro a 08 de março
agendamos visitas de grupos ( 8743-8199)

Câmera Digital bem diferente das tradicionais. Lytro



Câmara digital bem diferente das tradicionais.

Lytro é uma empresa fundada em 2006 do ramo de fotografia.
Em 2011 apresentou uma câmera que é capaz de mudar o foco após o clique. O aparelho tem massa de 200 g e formato de caixa retangular. Foi desenvolvida por Dr. Ren Ng. A máquina não necessita de flash, possui apenas dois botões e possibilita capturar 11 milhões de raios de luz. Assim, na foto, é possível qual dos planos ficara mais nítido, não somente no display da câmera mas em todos arquivos que ela disponibilizar. É chamada de câmera de campo luminoso e pega todos os raios de luz de uma cena.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lytro






Michelle Obama E o Estilista Jason Wu brilham na Posse de Barack Obama.

Reuters


Washington, 21 jan (EFE).- Vermelho rubi foi a resposta para todas as perguntas quando na noite desta segunda-feira a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, foi anunciada na festa de posse do seu marido, Barack Obama, com um novo modelo do jovem estilista Jason Wu, também encarregado do seu vestido há quatro anos.
De chiffon e com superposições em veludo, Michelle rompeu a tendência do seu armário nos últimos dias, caracterizado por tons sóbrios e escuros, azuis militares e cinzentos para surpreender com um tom vermelho, uma cor patriota e otimista, sinal de mudança e esperança.
Para acompanhar o modelo, a primeira-dama escolheu um anel de diamantes e um conjunto de braceletes desenhados por Kimberly McDonald, enquanto os sapatos foram criados por Jimmy Choo.
Jason Wu se transforma assim no primeiro estilista a ter suas criações presentes em dois bailes de posse seguidos desde que Nancy Reagan fez o mesmo com peças de James Galanos na década de 1980.

EFE
                                                         
O vestido, de uma intensa e atrevida cor, apresentava um decote em forma de fechadura atado ao pescoço e um corte fundo na parte de atrás que deixava ver suas costas, uma peça bem diferente dos ares clássicos do modelo branco com flores de gaze e contas bordadas à mão que Michelle usou quatro anos atrás.
'Alguns podem questionar a qualidade do nosso presidente, mas ninguém questiona a qualidade da nossa primeira-dama', disse Barack Obama ao anunciar Michelle perante os presentes antes de dançar a canção 'Let's Stay Together', de autoria de Al Green e interpretada por Jennifer Hudson.
Tanto o vestido, como as joias e os sapatos usados por Michelle nesta noite passarão a fazer parte do Arquivo Nacional dos EUA.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Fonte: http://noticias.br.msn.com/story.aspx?cp-documentid=255832235

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Posse Barack Obama : Igualdade Para Todos.

http://www.whitehouse.gov
 
Tomando o juramento de posse é uma peça séria de negócios.
E ser parte de uma inauguração tem uma maneira de concentrar a mente sobre o que está por vir. Isso é o que o presidente Obama quis dizer hoje cedo, quando ele disse: "Meus compatriotas americanos, somos feitos para este momento, e vamos aproveitá-la -. Tanto tempo como nós aproveitá-la juntos"
Nos próximos meses, vamos ser testados, e nada sobre os desafios que enfrentamos vai ser fácil.
Então, vamos precisar de você com a gente - para construir o apoio de soluções, para ajudar a mover o país para a frente.
Fazer uma promessa para ser uma parte desse esforço. Diga que você se junte a nós.
Como cidadãos dos Estados Unidos, nós somos um povo que tirar força da nossa diversidade de opinião. Orgulhamo-nos disso.
Quando discordamos, debatemos. E onde há um terreno comum, agimos - mesmo que essas soluções podem ser menos do que perfeito.
Mas nós nunca parar de avançar. Essa é a nossa obrigação, a responsabilidade de que temos sido confiada.
E um dever como essa é impossível de se cumprir se você agir sozinho.
Precisamos de você para acelerar. Promessa para ficar com a gente, e nós vamos chegar a adicionar suas vozes para os debates em Washington, para trabalhar com você para fazer deste país um lugar melhor para todos.
Junte-nos para os próximos quatro anos, e ajudar a fazer história:
http://www.whitehouse.gov/inauguration-2013/join
Obrigado,
O vice-presidente Joe Biden
Tradução:Google


Novo Prefeito, Novo Brasão, se a moda pega.Novo Brasão de Fortaleza.


Há três semanas à frente da Prefeitura de Fortaleza, a gestão Roberto Cláudio (PSB) decidiu redesenhar o traço do brasão do Município, dando linhas mais leves ao centenário símbolo idealizado por Tristão de Alencar Araripe (1821-1908). Dentro da mesma determinação que modernizou o desenho, está também a decisão do novo prefeito de não criar slogan em sua gestão, como havia na Era Luizianne Lins (PT).

A partir de agora, o governo municipal terá apenas o brasão oficial como marca. Postura que também foi adotada por Cid Gomes (PSB) - padrinho político de Roberto - logo que assumiu o Governo do Estado, em 2007.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/01/21/noticiasjornalpolitica,2991894/novo-brasao-de-fortaleza-sera-unica-marca-do-governo-roberto-claudio.shtml

É tão fácil, mundar um brasão de uma cidade?
o que está em jogo, o gosto pessoal ?
ou, houve uma consulta pública ?
Espero que o próximo Prefeito, daqui a 04 anos, faça uma consulta pública para mudar de novo o Brasão de Fortaleza.

Show de Humor - Grátis é no Shopping Benfica - 23 de Janeiro (Quarta-feira)

 

Nesta quarta-feira (23/01), o Shopping Benfica apresenta Show de Humor com a nova geração do riso no Estado.
Em cena, os comediantes Samuel, Victor Alen e o grupo de stand up comedy “Qual É O Link?”.
O Show irá acontecer na praça de alimentação do Shopping Benfica, às 19h. A entrada é gratuita.

SHOW DE HUMOR
Dia 23/01 (quarta-feira).
Horário: 19h.
Local: Praça de Alimentação do Shopping Benfica.
Grátis.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Pina Bausch - Dança Moderna - Teatro - Sentimentos Humanos - Arte Cênica.



Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch (Solingen, 27 de julho de 1940 — Wuppertal, 30 de Junho de 2009), foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã.
Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho.

                                     
Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme, Fale com ela, Pina aparece em uma bela sequência de dança.
Foi diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.
        
 Em 2007, Pina Bausch foi agraciada com o Prêmio Kyoto e, em 2008, com o Prêmio Goethe. Em 2008, o cineasta Wim Wenders estava preparando documentário sobre ela. Filme "Pina" oficialmente lançado em Fevereiro de 2011 na Europa e em Março de 2012 no Brasil com review de 94% no Rotten Tomatoes.



Nascimento: 27 de julho de 1940, Solingen
Falecimento: 30 de junho de 2009, Wuppertal
Filmes: Hable con ella, E la nave va
Prêmio: Prêmio Goethe
Filho: Salomon Bausch
Álbuns: Vollmond (disc 2)
 
 
 
Este é o primeiro livro brasileiro que acompanha toda a trajetória de uma das mais importantes e influentes coreógrafas do século XX, criadora da linguagem chamada "teatro-dança". O ensaio reconstrói o percurso e o processo de trabalho da companhia de Pina Bausch, o Tanztheater Wuppertal, na Alemanha, desde os primórdios nos anos 1970 até a criação da peça brasileira, Água, de 2001. Fabio Cypriano destaca o método de pesquisa da artista, sobre as subjetividades de seus bailarinos, e aborda o esgarçamento das fronteiras geográficas de seu trabalho, "a partir da utilização de elementos de culturas diversas, numa verdadeira ambição de criar com sua dança-teatro uma linguagem universal". Daí a origem das peças inspiradas e produzidas em diversas cidades do mundo, como Viktor (Roma, 1986), Nefés (Istambul, 2003), Ten chi (Saitama, Japão, 2004) Rough cut (Seul, Coreia, 2005), entre outras. Tendo acompanhado o processo criativo dos bailarinos e da coreógrafa no Brasil, o autor conclui que "a relação entre o erudito e o popular é a base da forma de observação de Bausch, uma artista interessada na gente das ruas, nas manifestações com raízes populares". As fotografias inéditas do belga Maarten Vanden Abeele acompanham também este segundo bloco do livro dedicado exclusivamente à peça brasileira.
Abaixo: Documentario e Video:" Stravinsky - Rite of Spring Opening "

Pina Bausch: Uma Revolução na  Dança Moderna e Contemporânea Mundial : " Teatro - Dança"

CIOPS 190 - Ao lado da Comunidade e do Turista.


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, atendendo a uma idéia de integração entre os diversos órgãos de atendimento emergências da população investiu na criação de uma Coordenadoria que tivesse a finalidade de melhorar os serviços de atendimento ao cidadão, através de um número único 190, proporcionando a segurança necessária a toda população alencarina, bem como também aqueles que visitam o nosso Estado. Sendo também este órgão responsável direto por toda a comunicação via rádio (trucking) e rastreamento das viaturas operacionais (GPRS – Serviço Geral de Pacotes por Rádio e GPS- Global Position Sistem) de todo o Estado do Ceará.

              
Criada em 12 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 25.133, Como parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social. Inaugurada Oficialmente em 22 de janeiro de 1999, com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS. Vem durante estes anos integrando diversas Instituições de atendimento emergencial, a saber, a Polícia Militar do Ceará, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, a Polícia Civil do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense do Ceará, a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado e de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Sindionibus e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza. A CIOPS situa-se atualmente, na Rua Silva Paulet, 505, Bairro Meireles, na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, telefone de contanto + 55 (85) 3101.6000 ou 190. E-mail: ciops@sspds.cegov.br (para qualquer dúvida, reclamação, agradecimento, idéias e elogios). Funcionando diuturnamente durante todos os dias do ano.

                       
 Inúmeros são as formas tecnológicas disponíveis na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), dentre muitas, podemos citar o rastreamento on line de todas as viaturas dos órgãos integrantes (PMCE, PC, CBMCE), levando-nos a ter um controle par e passo de cada atendimento; ao ser utilizado o serviço, via 190, o nome do proprietário, o endereço, o número de origem é automaticamente identificado pelo sistema de Bina disponibilizado na CIOPS, unindo assim uma identificação rápida e eficaz da viatura que encontra-se mais próxima para o atendimento da ocorrência solicitada, mostrando assim eficiência e eficácia do serviço prestado; um sistema de interligação de informações, dos quais podemos citar, o INFOSEG, a SIP, DETRAN, etc, utilizado por viaturas com computadores a bordo, ou na própria coordenadoria por seus despachantes (profissionais que gerenciam as viaturas operacionais); serviços como de solicitação de ocorrências por parte do público externo ou por instituições, de relatórios de ocorrências diariamente e diuturnamente. 

                    
 Em um primeiro momento o cidadão telefona 190, e a ocorrência é gerada, a com a tecnologia disponível com o endereço do fato, o sistema tem a possibilidade de disponibilizar informações do local, tais como hospitais e logradouros próximos, hidrantes mais próximos, mão de direção, jurisdição policial, referências para mapas e/ou guias cartográficos. Saliento ainda, que os fones: 911, 112, 193, 192, todos levam a um só local de atendimento o 190, o Núcleo de Teleatendimento da CIOPS. No momento em que é preenchido o endereço da ocorrência (logradouro e número), o sistema pode verificar a existência de outras ocorrências em andamento nas proximidades, impossibilitando a existência da duplicidade de empenho para um mesmo fato gerador. 

Fonte: http://www.sspds.ce.gov.br/canalDetalhado.do?tipoPortal=1&codCanal=160&titulo=Conhe%E7a%20a%20SSPDS&action=detail