Bem Vindo

domingo, 29 de janeiro de 2017

DIREITOS DOS OPERADORES DE TELEMARKETING. NR-17 USO BANHEIRO E ÁGUA POTAVÉL.



Muitas empresas de Call Center adotam políticas irregulares de otimização do tempo de trabalho e atendimento do operador de telemarketing. Dentre as medidas costumeiramente praticadas, estão as regras imoderadas de uso dos toaletes e proibições quanto à concessão de intervalos para que o trabalhador possa beber água e se recuperar de atendimentos telefônicos desgastantes.
É comum em nosso escritório receber reclamações de operadores de telemarketing condicionados a usar o banheiro e beber água somente nos horários de pausas. Relatam que embora não seja proibido utilizar o banheiro fora dos horários de intervalo, os supervisores criticam e repreendem aqueles que saem de sua “PA” para satisfazer as suas necessidades, criando situação constrangedoras, humilhantes e um ambiente opressor.
Pode-se dizer que “segurar” o operador na cadeira e autorizar o uso do banheiro somente após muita insistência sob o pretexto de diminuir o tempo de ociosidade, além de questionar o subordinado pelas razões da ida ao banheiro, por si só, é uma situação vergonhosa e degradante para qualquer trabalhador, passível inclusive de reparação por danos morais por abuso no exercício do poder diretivo.
É visível o descumprimento das regras de organização e conduta da NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego, pois, com o fim de permitir a satisfação das necessidades fisiológicas, as empresas devem permitir que os operadores saiam de seus postos de trabalho a qualquer momento da jornada, inclusive proporcionando a todos os trabalhadores disponibilidade irrestrita e próxima de água potável.

NR-17 – Ministério do Trabalho
5.7. Com o fim de permitir a satisfação das necessidades fisiológicas, as empresas devem permitir que os operadores saiam de seus postos de trabalho a qualquer momento da jornada, sem repercussões sobre suas avaliações e remunerações.
7.2. Deve ser proporcionada a todos os trabalhadores disponibilidade irrestrita e próxima de água potável, atendendo à Norma Regulamentadora n.º 24 – NR 24.
8.2.1. No sentido de promover a saúde vocal dos trabalhadores, os empregadores devem implementar, entre outras medidas: ... c) estímulo à ingestão frequente de água potável fornecida gratuitamente aos operadores.

fonte: http://www.spadvogado.com.br/2016/10/direitos-operador-telemarketing-banheiro.html

PAGAR SALÁRIO INFERIOR AO MÍNIMO CONFIGURA FALTA GRAVÍSSIMA DO EMPREGADOR - CALL CENTER.




PAGAR SALÁRIO INFERIOR AO MÍNIMO CONFIGURA FALTA GRAVÍSSIMA DO EMPREGADOR
Fonte: TRT/GO - 31/05/2012 - Adaptado pelo Guia Trabalhista
Uma empresa de call center e terceirização de processos de negócios, foi condenada a pagar R$ 500 mil de reparação por danos sociais por manter trabalhadora com salário inferior ao mínimo.
Na sentença, o juiz Ranúlio Moreira, da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia, declarou ainda configurada a rescisão indireta do contrato de trabalho da operadora de teleatendimento. 

Ao analisar os contracheques da trabalhadora, foi verificado que, até dezembro de 2011, ela recebia o piso salarial da categoria, correspondente a um salário mínimo legal, de R$ 622,00. Nos meses de janeiro a março de 2012, entretanto, ficou constatado o pagamento de salários inferiores ao mínimo.
O magistrado ressaltou que, neste caso, não cabe o argumento de pagamento proporcional às horas trabalhadas, porquanto o acordo prevê jornada de seis horas diárias e 36 semanais ao operador de teleatendimento.

Na sentença, o juiz ressaltou que o pagamento salarial inferior ao mínimo legal é fato grave o suficiente para ensejar a rescisão indireta. E compara: “quando o empregado furta um pacote de bolacha ou um danoninho do estabelecimento do empregador, a empresa lhe aplica a penalidade máxima de dispensa por justa causa e isso é reconhecido como lícito pela jurisprudência. 

De tal arte, quando o empregador furta as diferenças salariais decorrentes do pagamento a menor do salário mínimo e seus reflexos, reputo que cometeu falta gravíssima, consubstanciada em ato ilícito, dando ensejo à rescisão indireta do contrato de trabalho”. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás).(Processo nº 0000597-20.2012.5.18.0002.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

OPERADOR TELEMARKETING - A VIDA POR UM FIO

  





OPERADOR DE TELEMARKETING. INSALUBRIDADE. ENQUADRAMENTO QUALITATIVO. As funções de telefonista e de operador de telemarketing guardam manifesta semelhança, em seus aspectos mais desagradáveis, tais como: (1) a obrigação de coordenar o exercício de atividades simultâneas, com o desgaste físico e psicológico resultante; (2) isolamento e alheamento ao ambiente de trabalho; (3) comprometimento auditivo, doenças do tipo LER-DORT, etc. Se a lei protege a atividade da telefonista, cabe ao intérprete, atento ao impacto psico-fisiológico das novas tecnologias do trabalho, estender igual proteção ao trabalho em telemarketing. Estudos interdisciplinares que merecem atenção dos juslaboristas reconhecem as terríveis condições de trabalho da categoria, não mitigadas pela evolução tecnológica. O trabalho das operadoras confinadas nos chamados call centers, assemelha-se ao labor das telefonistas, porém com muito maior grau de opressividade, sendo freqüente a ocorrência de doenças do tipo LER-DORT, distúrbios auditivos, comprometimento das cordas vocais com o aparecimento de nódulos, e problemas relativos à saúde mental, com sintomas diversos, como p. ex. a "automatização do pensamento", semelhante à "neurose das telefonistas" (1956, Le Guillant). Notória pois, a similitude entre as funções de operadores de telemarketing, à dos operadores de telefonia, telegrafia, radiotelegrafia de que trata a Portaria do MTb nº 3.214/78, NR-15, Anexo 13 (item Operações Diversas - Telegrafia e Radiotelegrafia, manipulação em aparelhos do tipo Morse e recepção de sinais em fones), nos seus aspectos mais perversos, o que justifica a abrangência daquela atividade no referido rol qualitativo do Anexo 13 da Portaria nº 3.214/78, com direito ao adicional de insalubridade em grau médio. Sentença reformada, no particular.

fonte:http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=OPERADOR+DE+TELEMARKETING.+INSALUBRIDADE&c=

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

OPERADOR TELEMARKETING ELO LIGAÇÃO CLIENTE EMPRESA. NUNCA VALORIZADO.




“O profissional encarregado de entrar em contato telefônico com seu cliente, seja para vender algum produto, serviço, comunicar a existência de uma promoção, resolver problemas ou esclarecer dúvidas, registrar informações ou sugestões, reconhecer qual setor pode melhor atender o cliente é o operador de telemarketing. Quando é o cliente que faz a ligação, o telemarketing é denominado passivo. Quando é o operador que realiza a chamada, o telemarketing é chamado ativo. Seja como for, cabe a este profissional representar a empresa e personalizar o relacionamento com seus clientes.”

 
 
Na nossa realidade, não somos importante para empresa, não temos um salário digno, e nem benefícios a altura da profissão que exercemos, afinal somos o ELO de ligação entre CLIENTE e a EMPRESA. Vamos morrer de fome... RECEBE MENOS QUE O salário minimo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DISSIDIO COLETIVO OPERADOR TELEMARKETING PODE TERMINAR EM GREVE GERAL NO BRASIL.

 
 
Os patrões parecem robôs: todo ano a mesma fala e sensibilidade zero. O Sintetel se reuniu com os representantes das empresas em 18/01. Queríamos debater a pauta de reivindicações feita pela categoria. Temos pressa em aprovar uma boa Convenção Coletiva 2017. 
 
Mas já deu para ver que não será fácil. A proposta parece filme de terror. Dá medo. Eles querem congelar benefícios e dar reajustes baixos nos salários. E o pior, só na metade do ano. A desculpa deles? Crise econômica, desemprego e transferência de empresas para o norte e nordeste. 

Não temos mais paciência para esse jogo de encenação. Fomos contundentes. Apresentamos dados do Dieese que apontam crescimento no faturamento das empresas em 2016. Ou seja, a desculpa não vai colar.

Exigimos a valorização do trabalhador em teleatendimento. Nossa postura será essa: reconhecimento da profissão por meio de salários e benefícios melhores. Sabemos que a categoria quer e precisa de reajustes dignos. Estamos unidos e mobilizados. Se precisar, vamos fazer muito barulho até sermos ouvidos. 

Dá até vergonha de divulgar, mas olha só a proposta apresentada:

● piso salarial: R$ 937 a partir de junho/17
● 3,58% de reajuste nos demais salários, a partir de junho/17
● Abono compensatório a ser pago em 2 vezes.; o valor não foi apresentado.
● VR: ZERO de reajuste
● PPR/16: ZERO 
● Piso salarial para trabalhadores em experiência: R$ 880 sem vale refeição. 

RECUSAMOS NA HORA! Não dá para entender como as empresas se dão ao trabalho de apresentar uma proposta dessas. Isso é ruim até para elas, pois o clima interno com os trabalhadores fica ruim.

A próxima reunião está marcada para 31/01. Queremos respeito! Temos uma pauta de reinvindicações e exigimos uma proposta digna. 

Entramos em 2017 com espírito renovado e se precisar, vamos para cima conquistar nossos objetivos!
 


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Campo de Batalha na Praça da Coelce - Vila Pery. A Comunidade é que sai perdendo.


"Reggae" no bairro Vila Pery é dispersado pela PM.


A Paz e a Tranquilidade não existe mais na Praça da COELCE - vila Pery. Só quem perde é a comunidade Pacifica. Não há mais respeito pela Paz e a Tranquilidade. Só que mora no bairro sabe o que acontece...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

80 Anos Iphan - Programação cultural celebra aniversário do Iphan em Fortaleza/Ceará



Em 13 de janeiro, o Brasil comemora 80 anos de criação de uma política de defesa de seu patrimônio cultural. Nessa data, em 1937, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de propostas elaboradas por intelectuais comprometidos com o futuro do país, como Mário de Andrade. Para comemorar a data, a Superintendência do Iphan no Ceará promove uma série de atividades que celebram também a riqueza da cultura e da natureza cearense. 
No próximo dia 15 de janeiro, acontece a Caminhada Histórica, que será um passeio guiado pelo Centro Histórico de Fortaleza, com apoio da equipe de arquitetos, historiadores e arqueólogos da instituição. O evento começa no Passeio Público, passando pelos principais marcos históricos e patrimônio tombado do Centro de Fortaleza. Os participantes da caminhada receberão um mapa com todos os bens tombados da região, um total de 37 edificações tombadas pelo Iphan, pelo Estado e pelo município, sendo um rico instrumento de educação patrimonial.
No mesmo horário acontece a Bicicletada, partindo também do Passeio Público e fará um percurso pelos bens tombados com apoio do movimento Viva o Centro, um projeto de valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados.
A comemoração tem continuidade no Theatro José de Alencar, com um presente do Iphan para o Estado: o livro Aquarelas do Ceará Oitocentista. Trata-se de uma publicação com as ilustrações da primeira expedição científica do Império Brasileiro, que teve o Ceará como território de exploração. A expedição, também conhecida como a “Expedição das Borboletas”, percorreu o território cearense durante dois anos e refletiu de forma interdisciplinar as riquezas do Estado. 
No livro, de autoria do professor Liberal de Castro, são retratados a flora, a fauna, as técnicas construtivas e edificações históricas, como o Largo de Icó, o litoral de Fortaleza, além de aspectos da astronomia e etnografia do Estado. Personagens como o jangadeiro, o vaqueiro, e o vendedor de caju, bem como, a música são expressões presentes no livro que falam sobre a “cearensidade”, identidade e história. O livro conta com textos do arquiteto e professor Liberal de Castro, personalidade reconhecida como um dos principais estudiosos do assunto em nosso estado. O evento terá participação da Camerata da Unifor, o grupo Folk Canções de Antigas Novidades e um coquetel de encerramento.
As atividades têm o apoio do grupo Indaiá, da Unifor e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço
Programação – Iphan 80 anos
Data:
15 de janeiro
15h - Caminhada Histórica: passeio guiado pelo Centro Histórico de Fortaleza, com apoio da equipe de arquitetos, historiadores e arqueólogos da instituição.
15h - Bicicletada: sairá do Passeio Público e fará um percurso pelos bens tombados com apoio do movimento Viva o Centro.
18h - Lançamento do livro Aquarelas do Ceará Oitocentista, com participação da Camerata da Unifor, do Grupo Folk Canções de Antigas Novidades, no Teatro José de Alencar.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511 / 2024-5512 / 2024-5513 / 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
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segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

FORA TRUMP - GET OUT TRUMP - Meryl Streep Golden Globes 2017


https://www.google.com.br/search?q=meryl+streep+golden+globes+2017

RIO – "Hollywood está repleta de forasteiros e estrangeiros, e se você nos chutar todos para fora (do país), você não terá nada para assistir, exceto futebol e MMA, que não são arte", disse Meryl Streep no palco do Globo de Ouro. Ao receber o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra, a atriz fez um longo discurso endereçado a Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.



domingo, 1 de janeiro de 2017

RIOS VOADORES - A AMAZONIA TEM DONO - MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.



O grupo acusado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e pelo MPF (Ministério Público Federal) por ações de desmatamento de extensões quilométricas na Amazônia agiu durante muito tempo com ampla facilidade pois, além de tecnologia de ponta, recebia informação privilegiada de um integrante do próprio Ibama, o ex-gerente da autarquia em Sinop (MT), Waldivino Gomes Silva.
As informações foram divulgadas no site da Procuradoria da República em Mato Grosso, que denunciou Waldivino e outros envolvidos no esquema de desmatamento descoberto pela Operação Rios Voadores, missão integrada da Polícia Federal, da Procuradoria e do Ibama.
Segundo a Procuradoria, o ex-gerente alertava o grupo de Antônio José Junqueira Vilela Filho, o "AJ Vilela" ou "Jotinha", sobre as operações de fiscalização ambiental que seriam realizadas pelo Ibama.
Se os desmatadores tivessem bens apreendidos, Waldivino liberava esse patrimônio "por meio de fraudes", denunciou o Ministério Público Federal.

A denúncia por desmatamento e corrupção envolve Waldivino, "AJ Vilela" --apontado como "mandante e financiador do esquema"--, dois executores dos crimes, além da mulher do ex-gerente do Ibama, Obalúcia Alves de Sousa.
Segundo a Procuradoria, Obalúcia 'recebia os recursos obtidos com o desmatamento e atuava para dificultar o rastreamento desse dinheiro'.
Ao todo, o Ministério Público Federal ingressou com uma série de oito ações judiciais contra o grupo.

Fonte :http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/01/01/ex-gerente-do-ibama-dava-cobertura-ao-maior-desmatador-da-amazonia.htm