Bem Vindo

sexta-feira, 29 de junho de 2018

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE NELSON MANDELA - MUSEU DA CULTURA CEARENSE.


INTERNET


A exposição comemorativa do centenário de Nelson Mandela (1918-2013), líder do movimento negro na África, conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A mostra, que está em exibição no Museu da Cultura Cearense (MCC), um dos equipamentos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, relata a vida de Mandela, figura importante na luta pelo fim da segregação racial dos negros.
Para facilitar o acesso das pessoas com deficiência, o Projeto Acesso disponibilizo...u alguns recursos para esse público.
Para os cegos, há textos em Braille e ampliados, além de audiodescrição. Para os surdos, a visita é acompanhada por um intérprete de Libras, que fica no local às quartas, quintas e domingos, das 14h às 17h.
A visitação é gratuita e estará em exibição ate o dia 29 de julho. Em caso de grupos, o agendamento deverá ser feito pelo telefone 85 3488-8621 ou pelo e-mail agendamentomuseus@gmail.com
Texto de Carlos Viana
Tradução: Convido todos os surdos para visitar a exposição Mandela aqui no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragao do Mar. Esse homem na imagem, esse é o sinal dele, Nelson Mandela foi um líder no movimento negro na África. Os negros sofreram bastante e ele foi um símbolo da luta contra o apartheid. Quer saber mais?
No mês de julho, nos dias quarta-feira, quinta-feira e domingo no horário de 14h às 17h. Vem!



terça-feira, 26 de junho de 2018

ALCOÓLICOS ANÕNIMOS 50 ANOS FORTALEZA - CE - EVITE O PRIMEIRO GOLE. CHICO DA MARINHA.



ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.
A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermos-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

A História do AA Cearense
Em 1962, o médico cearense Vinício M., em convalescença e ainda afastado temporariamente das suas funções profissionais por licença de saúde para tratamento de desintoxicação hospitalar em clínica na cidade do Rio de Janeiro, concentra a sua atenção em matéria da Revista Brasileira de Medicina e envia correspondência para o General Service Office – G.S.O., em New York (EUA), tornando-se assim o primeiro ‘membro solitário’ de A.A. com endereço completo em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, conforme consta no Catálogo Mundial (World Directory), então editado anualmente pelo G.S.O.
Inscrito no Catálogo Mundial, Vinício M. passa a receber visitas de AA’s estrangeiros e brasileiros, de passagem por Fortaleza. Seu endereço tornou-se ponto de referência para os viajantes da Irmandade.
Em setembro de 1966, houve uma tentativa para formar o primeiro grupo de A.A. em Fortaleza – propósito de um companheiro que chegara a Fortaleza, vindo de Alagoas. Porém, realizadas as duas primeiras reuniões, em 16 e 17 de setembro de 1966, uma compulsão atingiu o companheiro visitante que retornou a Alagoas, continuando o companheiro Vinício na condição de ‘membro solitário’.
Em 3 de outubro de 1967, ingressa em A.A., no Rio de Janeiro, o companheiro cearense Gladstone. Ao retornar a Fortaleza, Gladstone entra em contato com Vinício. Trabalhando juntos, levam a mensagem de A.A., notadamente no centro de Fortaleza. No dia 27 de junho de 1968 foi realizada, no auditório do Centro de Saúde, então existente na Praça José de Alencar, uma reunião pública, quando compareceram 20 pessoas e demarca a formação do GRUPO CENTRAL FORTALEZA, ainda hoje em pleno funcionamento, agora, na avenida Duque de Caxias, 137, 2°. Andar, sala 207, centro, depois de funcionar em vários endereços, sempre no centro da capital cearense.
Após a sua formação, as reuniões de recuperação do GRUPO CENTRAL FORTALEZA prosseguiram no porão do Hotel da Dona Raimundinha, no centro Fortaleza, nas quartas-feiras e sábados, onde ingressaram vários companheiros pioneiros na história do A.A. no Ceará.
No início, os companheiros contavam com literatura escrita em inglês e espanhol, inclusive exemplares do “Box 4-5-9”, vindo do G.S.O. para o até então ‘membro solitário’.
Em agosto de 1968 chega ao Grupo o companheiro Chico da Marinha. Trouxe consigo, vasta literatura de A.A., traduzida para o português pelos companheiros cariocas. Este material, somado a experiência do companheiro recém chegado do Rio de Janeiro, foi providencial. O Grupo contava também com folhetos impressos em português, distribuídos gratuitamente com os Grupos brasileiros pelo “A.A. World Service” e posteriormente, com o material distribuído pelo CLAAB – Centro de distribuição de Literatura A.A. para o Brasil, fundada em setembro de 1969.
Em 15 de março de 1969, foi formado, a partir do trabalho dos companheiros do Grupo Central Fortaleza, o primeiro grupo de A.A. no interior do Estado do Ceará – o Grupo Central Baturité – em Baturité, cidade distante 90 km de Fortaleza. Posteriormente, pelo trabalho contínuo dos companheiros pioneiros, surgiram outros Grupos em diversas cidades do Interior e na capital cearense.
Desde o início, o A.A. no Ceará contou com o valioso apoio da Imprensa. Uma pequena reportagem feita no Jornal “O POVO” em janeiro de 1969, sob o título de “Evite o Primeiro Gole”, marca o início desta importante colaboração. Em setembro do mesmo ano, foram impressos 5000 folhetos com diferentes mensagens de A.A. para distribuição em locais públicos. A rádio Verdes Mares divulga o material e repassa o conteúdo para outras emissoras. Desde então os Alcoólicos Anônimos no Ceará, conta com o apoio inestimável e imensurável da imprensa falada, escrita, televisada, através dos muitos amigos incentivadores do trabalho da Irmandade, sempre respeitando as nossas tradições, notadamente referente à preservação do nosso anonimato.
A Irmandade de A.A., conta também, desde o início com o incentivo e colaboração da classe médica que nos ajuda na divulgação do Programa de Recuperação de A.A., e muito colabora para o crescimento da nossa Irmandade. Citamos como marco desta mútua colaboração, a concessão do local de funcionamento do “Grupo São Gerardo de A.A.”, instalado em 1972, nas dependências da casa de Saúde São Gerardo. Hoje A.A. mantêm presente a sua mensagem do programa de recuperação, em diversas instituições de tratamento, notadamente nas reuniões realizados por estes profissionais de saúde, junto aos internos, quando AAs participam como colaboradores. Vale lembrar a importante contribuição desses profissionais nos nossos Seminários e Reuniões de Informação ao Público.
Quem conhece a História e a Literatura de A.A., sabe bem que o nosso Programa é fundamentado em princípios espirituais. Portanto, a ajuda religiosa sempre foi bem-vinda. Padres e Pastores se revezavam em nossas reuniões de caráter público, desde o princípio. Muitas Paróquias de Fortaleza até hoje, cedem os seus salões para as nossas reuniões. Não se pode medir o auxílio da Religião, em nossa tarefa de passar adiante a mensagem de A.A.
Idealizado por alguns dos companheiros, a criação de um Escritório de serviços Locais se tornou consolidada a partir do 1° Encontro de A.A. no Ceará, realizado em abril de 1974. Em 06 de junho de 1974 foi instalado o Escritório de Serviços de A.A. do Ceará (ESAAC), quando já contávamos com mais de dez grupos, havendo, desde então,uma expansão de grupos na capital e interior.
Em 1982 Fortaleza foi sede da VII Convenção Nacional de A.A., quando os grupos iniciaram a prática de Reuniões Temáticas e Reuniões Literárias.
Em 1984 formaram-se os primeiros Comitês de Distritos que fortalecidos foi possível a instalação do Comitê de Área no ano seguinte.
Em 2001 unificaram-se a estrutura de Serviços Gerais (Área / CDs) e a estrutura de Serviços Locais (ESLs) existindo hoje escritórios em Fortaleza (SEDE), Maracanaú e Juazeiro do Norte.

http://www.aaceara.org.br/sobre-a-a/
 

segunda-feira, 25 de junho de 2018

PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS - VAMOS SALVAR AS ABELHAS.




A mortandade de abelhas é um problema global. O fenômeno é chamado de Colony Collapse Disorder (CCD – distúrbio do colapso das colônias, em tradução lívre). As abelhas que têm contato com os agrotóxicos podem morrer ou ter efeitos subletais, como irritabilidade, confusão, mudanças na atividade motora, dificuldade de comunicação, dentre outros. E a diminuição das colmeias pode levar a redução da polinização, responsável pela reprodução das plantas.

A polinização é essencial para a reprodução e manutenção da diversidade de espécies de plantas, além de prover alimentos para humanos. Cerca de 80% das espécies de plantas que contém flores dependem da polinização animal, sendo as abelhas os principais polinizadores (73%), é o que aponta a publicação do Ministério do Meio Ambiente chamada “Polinizadores e Pesticidas: princípio de manejo para os agroecossistemas brasileiros”, distribuída aos participantes da audiência.

Em função da importância da polinização para a agricultura, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), promove o projeto internacional “Conservação e Manejo de Polinizadores para Agricultura Sustentável através de uma Abordagem Ecossistêmica”. O objetivo é incentivar a conservação e implementação do uso sustentável dos polinizadores em países em desenvolvimento.

http://www.mma.gov.br/informma/item/9471-preserva%C3%A7%C3%A3o-das-abelhas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CUIDADO GOLPE PIS PASEP - WHATSAPP - 116 MIL PESSOAS ATINGIDAS.

INTERNET



Um novo golpe que circula pelo WhatsApp e promete informar o saldo e facilitar o saque do benefício que o brasileiro tem a receber pelo PIS-Pasep já conseguiu chegar a 116 mil pessoas, segundo a fabricante de antivírus brasileira PSafe. O ataque também está "ganhando escala rapidamente", segundo o alerta da companhia.
Assim como muitos outros sites falsos divulgados pelo WhatApp, este também tenta convencer a vítima a divulgar o link do site para amigos no WhatsApp -- 30 amigos, nesta fraude. Antes disso, o site faz algumas perguntas, tais como "possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?", para tentar ganhar credibilidade. O site também utiliza elementos visuais para imitar uma página da Caixa Econômica Federal, mas tudo é falso e o site não tem condições de informar quem tem direito ao benefício.
 

ACERVO MUCURIPE - DOCUMENTÁRIO FESTA DE SÃO PEDRO - CINE DEBATE




E se a gente tivesse um cine-debate "massa" nas férias?

Cuida, que vamos ter!

O evento ocorrerá na casa da grande amiga que participou do primeiro cine mucuripe no século XX.
14/07/2018  14:30 horas - local: Rua Flórida nº 159 papicu.
ASSOCIAÇÃO DOS IDOSOS DO MUCURIPE OSCAR VERÇOSA(TATA).


Agradecimento especial a todos que participaram para a construção desde documentário no ano de 2012, em especial ao querido Valdo Siqueira, Olga Gomes de Paiva e Clélia Monasterio pelo empenho em nos deixar registrado esse maravilhoso trabalho de audiovisual.

Agradecimento mais que especial a querida Otacília Verçosa pela cessão do espaço para uso dessa atividade cultural e a todos os(as) demais envolvidos (as) que colaboram com o Acervo Mucuripe direta ou indiretamente.

Confirmações de presença também pelo link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGrBmlNDSUoyaHTaSskugGJj5i5LuU47LOheVflPJUzyI0lg/viewform?c=0&w=1

E dúvidas ou solicitações através da página do Facebook do Acervo Mucuripe.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

1º JARDIM ETNOBOTÂNICO DE SALVADOR



Na última sexta (8), foi criado em Cajazeiras X o primeiro jardim etnobotânico de Salvador, com o plantio de sete árvores de espécies sagradas do candomblé. Entre as espécies plantadas estão aroeira, peregun, akoko e espada de Iansã, as quais serão utilizadas para fins religiosos, medicinais e alimentares, atendendo às comunidades que vivem próximas ao Parque em Rede Pedra de Xangô.

https://www.facebook.com/prefeituradesalvador/

Etnobotânica é a ciência que integra os conhecimentos da antropologia à botânica – uma evolução da botânica aplicada, foca o estudo das plantas no contexto das tradições culturais, desenvolvimento de usos e tecnologias humanas, conservação e sua aplicação no mundo moderno.

http://institutocidadejardim.com.br/2016/08/01/voce-sabe-o-que-e-etnobotanica/

quarta-feira, 13 de junho de 2018

PROJETO PRAIA ACESSÍVEL - FORTALEZA




O Projeto Praia Acessível desde que foi criado vem realizando muitos sonhos e hoje foi o dia de realizar o da Cecilia de conhecer o mar. Cecilia é de Belo Horizonte, tem 6 anos e é portadora de mielomeningocele. Ela viajou de Minas Gerais até Fortaleza para conhecer o projeto, que oferece para pessoas com deficiência física, motora ou com dificuldade de locomoção espaço para vôlei adaptado, banho de piscina, cadeiras, banheiro acessível e itens de segurança. #PrefeituraEVocê
https://g1.globo.com/…/crianca-com-dificuldade-de-andar-via…


 

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA TODOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. - SINES MUNICIPAIS.




Está em busca de emprego e não sabe por onde começar? Procure um dos postos de atendimento do Sine Municipal. É só ir a uma das unidades com os seguintes documentos: RG, CPF, currículo, carteira de trabalho, comprovante de endereço, de escolaridade e de cursos realizados. #PrefeituraEVocê #ParaOsQueMaisPrecisamEParaTodos

CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS - SECULTFOR




Inscrições prorrogadas até 19 de junho!
Credenciamento de profissionais das artes, para compor um banco de artistas, que poderão ser contratados para programações de equipamentos e eventos da Prefeitura de Fortaleza/ Secretaria da Cultura de Fortaleza SECULTFOR.

PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 - CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO.




Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.
Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas, entre os finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10 e entre eles o Educador do Ano. Nessas 20 edições, reconhecemos 221 educadores, entre professores e gestores, e entregamos aproximadamente 2,58 milhões de reais em prêmios.
Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.
Em 2017, foram 5006 projetos inscritos, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

https://fvc.org.br/especiais/o-premio/



domingo, 10 de junho de 2018

ENCONTRO REDE TEATROS MONUMENTOS - FORTALEZA - VAMOS AO TEATRO.


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/


Os Teatros Monumentos do Brasil são patrimônios culturais que convidam a sociedade a usufruir dos centros históricos. São espaços que possuem em sua história e arquitetura a identidade, a história cultural do Brasil e a referência afetiva construída com a sociedade.
Compreendendo esses Teatros Monumentos como espaços fundamentais de resistência e sensibilidade e para que possam cumprir sua importante função social em um contexto político de descontinuidade de importantes políticas públicas da cultura será realizado em Fortaleza (CE), de 10 a 12 de junho, o “Encontro Nacional dos Teatros Monumentos”. O evento também tem o objetivo de mobilização e fortalecimento mútuo a partir da rearticulação da Rede de Teatros Monumentos do Brasil.
O evento será realizado no centenário Theatro José de Alencar, no coração da cidade de Fortaleza, conta com a coordenação do Teatros Castro Alves (BA), Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz (CE) e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
“O lugar dos Teatros Monumentos nas políticas públicas de cultura”, “Modernização e preservação: desafios na gestão de Teatros Monumentos”, “Modelos existentes e novas possibilidades de gestão: organizações sociais, fundações e outras experiências inovadoras“, “Ética e Estética: o teatro como lugar de resistência, inspiração e promoção de sentidos“, “Teatro como centro cultural dinamizador da cultura” e “Desafios da sustentabilidade, descentralização e formação de redes” são os temas das 6 mesas que compõem o encontro, que será finalizado com a construção da Carta de Fortaleza: Por um Plano Nacional para os Teatros Monumentos do Brasil.
Diretores de Teatros de diferentes capitais, representantes do Iphan, especialista em projetos de espaços culturais, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura e gestores públicos culturais estão entre os convidados confirmados para participar das mesas citadas acima.
“Ana de Hollanda Canta e Conta Bossa Nova” é a atividade cultural que abre a programação no dia 10 de junho, às 18h. O evento ocorre no Cineteatro São Luiz. No dia 11, às 13h, o “Quarteto Marimbanda” se apresenta no Theatro José de Alencar para os participantes do evento (entrada gratuita).
Produtores culturais, arquitetos, pesquisadores, estudantes e demais interessados em participar do evento, que é gratuito (com exceção do show dia 10/5), deverão realizar inscrição através de formulário disponível no link http://bit.ly/InscricaoEncontroTM. Já gestores de Teatros Monumentos podem se inscrever através do link: http://bit.ly/EncontroTeatrosMonumentos.

Programação completa:

(sujeita a alterações)

10/06 às 18h (Domingo) – “Ana de Hollanda Canta e Conta Bossa Nova”
Evento aberto para toda a cidade.
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
11/06 (Segunda-feira) – No Theatro José de Alencar
(aberto ao público mediante inscrição)
09h – Mesa de Abertura: “O lugar dos Teatros Monumentos nas políticas públicas de cultura”
● Marcelo Brito, Diretor de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN;
● Otacílio José Macedo – Superintendente do Iphan no Ceará;
● Fabiano dos Santos Piúba – Secretário da Cultura do Estado do Ceará e Presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Brasil;
● Rose Lima – Diretora Artística do Teatro Castro Alves;
● Selma Santiago – Diretora do Theatro José de Alencar.
10h30 – Mesa: “Modernização e preservação: desafios na gestão de Teatros Monumentos”
● Chico Veloso – IPHAN/CE;
● Ismael Solé – Especializada em projetos de espaços culturais (novas tecnologias cênicas);
● Nivaldo Andrade – Presidente Nacional do IAB Nacional;
● Thiago Reis – Arquiteto do Theatro Municipal de São Paulo / Instituto Odeon.
13h – Apresentação do Quarteto MARIMBANDA – Jardins do Theatro José de Alencar.
(Entrada gratuita)
14h – Mesa: “Modelos existentes e novas possibilidades de gestão: organizações sociais, fundações e outras experiências inovadoras”
● Claudinéli Moreira Ramos – Coordenadora de Monitoramento e Avaliação na Secretaria da Cultura de São Paulo;
● Paulo Linhares – Presidente do Instituto Dragão do Mar;
● Carlos Gradim – Diretor Presidente do Instituto Odeon;
● Giuliana Kauark – Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA) e Consultora pela UNESCO na Secretaria de Cultura do DF.
16h – Mesa: “Ética e Estética: o teatro como lugar de resistência, inspiração e promoção de sentidos”
● Izabel Gurgel – Jornalista, Professora e Gestora Cultural;
● Rachel Gadelha – Diretora do Cineteatro São Luiz;
● Márcio Meirelles – Gestor cultural, ex-secretário de Cultura da Bahia e ex-gestor do Teatro Vila Velha.
12/06 (Terça-feira) – No Theatro José de Alencar ((programação destinada aos gestores de teatros)
Rodas de Conversa / Compartilhamento de experiências:
09h – Teatro como centro cultural dinamizador da cultura
11h – Desafios da sustentabilidade, descentralização e formação de redes
14h – Construção da Carta de Fortaleza: Por um Plano Nacional para os Teatros Monumentos do Brasil
http://www.ceara.gov.br/2018/06/04/fortaleza-ce-sedia-encontro-dos-teatros-monumentos-entre-os-dias-10-a-12-de-junho/

domingo, 3 de junho de 2018

VetMóvel - PREFEITURA DE FORTALEZA.



Donos de pets, atenção! O Prefeito Roberto Cláudio inaugurou o VetMóvel e deu posse aos veterinários aprovados em seleção pública. Agora, será possível oferecer mais cuidado aos animais em vários pontos da cidade, ajudando o maior número de bichinhos possível. Serão ofertados: castração de cães e gatos, atendimentos, vacinação antirrábica e exames rápidos. #PrefeituraEVocê
Confira por onde o VetMóvel vai passar:
Dias/horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às... 12h e das 13h às 17h.
Programação (maio a julho):
Maio
30/05 – Parque do Cocó
31/05 a 03/06 – Evento Américas & Caribe (Centro de Eventos)
Junho
04/06 a 08/06 – RioMar Papicu
11/06 a 14/06 – Parque Adahil Barreto/ Cocó/ Av. Raul Barbosa
15/06 – RioMar Papicu
18/06 a 21/06 – Cuca Barra
22/06 – Parque do Cocó
25/06 a 28/06 – Parque Del Sol/ Igreja da Glória/ Tancredo Neves
29/06 – Cuca Barra
Julho
02/07 a 05/07 – Polo Gustavo Braga (Regional IV)
06/07 – Parque Del Sol
09/07 a 12/07 – Bom Jardim
13/07 – Polo Gustavo Braga
16/07 a 19/07 – Lagoa do Porangabussu
20/07 – Bom Jardim
23/07 a 26/07 – Parque Rio Branco
27/07 – Lagoa do Porangabussu
30/07 a 02/08 – Lar Torres de Melo

https://www.facebook.com/PrefeituradeFortaleza/

NOVO MORRO SANTA TEREZINHA - MUCURIPE



O Prefeito Roberto Cláudio, junto ao Governador Camilo Santana, entregou o Novo Morro Santa Terezinha, no grande Mucuripe, que ganhou mais um espaço para turismo, esporte e cultura. A obra era um desejo antigo dos moradores, que agora contam com uma opção de lazer para crianças, jovens e adultos.
O projeto faz parte do Juntos por Fortaleza, um pacote de ações integradas entre o Governo e a Prefeitura de Fortaleza. #PrefeituraEVocê #JuntosPorFortaleza

PLANTÃO GRAMATICAL.- FORTALEZA




PLANTÃO GRAMATICAL.

Se você está conversando com o/a @ e ele (a) não sabe usar adequadamente as palavras “atrás” “traz” e trás”, não desista tão fácil, indique o Plantão Gramatical da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza, em média, 90 consultas diárias pelo telefone (85) 3225-1979. #PrefeituraEVocê

Qual é a grafia correta de uma palavra? Qual é a regência de determinado substantivo? Como se conjuga tal verbo? Essas e outras questões são respondidas com correção e segurança por uma equipe de especialistas e de forma gratuita. Há 35 anos em atividade, o Plantão Gramatical tornou-se referência nacional. Esclarecimentos quanto a fonética, semântica, crase, pontuação, conhecimentos gerais e outras regras do português são respondidos diariamente pelos professores que trabalham no serviço.
Contato do serviço:
(85) 3225-1979
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 8h às 17h

http://portaldoservidor.fortaleza.ce.gov.br/14-noticias/dicas/451-plant%C3%A3o-gramatical

PREFEITOS CEARÁ 2018 - GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA - CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ

 
 
As cidades estão enfrentando grandes e similares desafios nas áreas de mobilidade, infraestrutura, segurança, gestão de resíduos sólidos, habitação e energia. O Seminário Prefeitos Ceará 2018 fomenta esse debate e promove um intercâmbio entre os municípios para alcançarmos as melhores práticas de gestão.
 
O Evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho de 2018, no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste, e terá em sua programação um amplo espaço de Exposição de Stands, Debates, Palestras e Painéis. O Evento é uma ferramenta de contribuição destinada a Prefeitos, secretários municipais, assessores técnicos e pessoal, prestadores de serviços, e agentes públicos como forma de melhorar a qualidade de suas atividades.