Bem Vindo

sábado, 10 de março de 2012

AIRTON FONTENELE: Pesquisador e Historiador do Futebol Mundial



O cearense Airton Fontenele guarda de forma meticulosa histórias do futebol desde 1938, quando ouviu pelo rádio a estreia da Seleção Brasileira no Mundial daquele ano. “Foi um jogo dramático, empolgante, que o Brasil ganhou na prorrogação da Polônia, por 6 x 5”. Hoje, com 85 anos, tem um museu em casa: fotos, livros, revistas, jornais e álbuns que reuniu por conta própria, mesmo trabalhando em um banco. A sala que abriga esse tesouro foi batizada com o nome de João Saldanha, amigo de Fontenele e que lhe dedicou um artigo, enquadrado e emoldurado na parede da residência em Fortaleza.

Dentro de casa, as estantes são devidamente oganizadas, separadas e preservadas. Ali estão vários presentes e autógrafos, como o de Pelé na camisa do Santos pendurada e reverenciada como troféu no corredor da casa. Todo esse acervo permitiu ao autor corrigir até um erro histórico, ocorrido justamente naquele Brasil x Polônia de 1938.

“Por uma coincidência, anos depois, já com o arquivo preparado, eu fui contestado por uma informação num livro que publiquei. Um escritor famoso disse que naquele jogo o Leônidas da Silva tinha marcado quatro gols. E eu provei, com mais de dez documentos, inclusive dados de jornais da Polônia e da França, que o Leônidas da Silva, efetivamente, foi a grande estrela da Copa de 38, inclusive foi o artilheiro com sete gols, mas contra a Polônia marcou três gols”.
Leia Matéria na integra:http://www.copa2014.gov.br/noticia/airton-fontenele-um-cearense-colecionador-de-historias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.