Bem Vindo

sexta-feira, 9 de março de 2012

Brasil e Benin: Laços Culturais e Sanguineos.







O Benin é um pequeno país, situado na Costa do Ouro, entre o Togo e a Nigéria. Brasil e Benin tem muitos laços culturais e sanguineos. Possue duas capitais: Porto Novo, que é a capital administrativa e Cotonou capital comercial é o maior porto da região.
OUIDAH, uma cidade no Benin que tem laços históricos com o Brasil.
OUIDAH é uma cidade curiosa. Grande parte dos escravos que vieram para o Brasil era dessa região. A região chamada de costa dos escravos. Eles não só "vieram" do Benin como também " retornaram" para o Benin.
Os Agudás são descendentes ou de escravos retornados no século XIX ou de comerciantes de escravos oriundos da Bahia, que se estabeleceram na região entre os séculos XVIII e XIX.
Quando um escravo era enviado para além mar, ele tinha um ritual a cumprir. Dava oito voltas no pé de uma árvore, a árvore do esquecimento. Esta árvore, segundo a lenda tinha o poder de apagar da mente dos escravos tudo aquilo que o ligava a sua terra. Depois das oitos voltas em torno da árvore ele era embarcado nos navios negreiros com destino ao Brasil, Caribe ou America do Norte. No local do embarque existe um monumento, o Portal dos sem retorno.
Trecho do LIVRO: BAOBÁ Cenas e Fatos D'Africa - Autor: Altair Maia
E-mail:altair2001@yahoo.com



Local de Pesquisa: Trem Histórico ( Vagão Trem da leitura)

Praça Luiza Távora ( CEARTE) Centro de Artesanato do Ceará

Av. Santos Dumont, 1589

(85) 3261 - 2401

Assista video da visita da comitiva Beninense a Fortaleza, um papo descontraido na Praça Histórica do Passeio Público, no centro de Fortaleza.

Video: Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.