Bem Vindo

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Restauração Estação Ferroviaria de Parangaba-2009


Contagem Regressiva...

Falta poucos dias para a Estação Ferroviária de Parangaba ser entregue a Comunidade de Parangaba...

agradeço aos Encarregados da obra de restauro os Sr.Célio Soares Barbosa e o Sr. Francisco Iran da Silva pela oportunidade de mostrar a comunidade Cearense esta Obra muito importante de preservação de Patrimônio Histórico.

Um comentário:

  1. Caro, Edimar Bento, parabéns pelas excelentes fotos da velha estação de Arronches/Parangaba.
    Esse lugar é cheio de história.
    Espero que continue a publicar mais fotos da Parangaba, mostrando seus prédios antigos e outros vestígios culturais dessa importante comunidade.
    Sabia que a Parangaba também foi no passado chamada de Arronches...

    Saudações desde Arronches – Portugal

    Emílio



    MISTÉRIOS DA ANTIGA "VILA NOVA DE ARRONCHES NO CEARÁ”

    Porangaba, Vila Nova de Arronches, Parangaba. Três nomes, um só lugar. Lugar de Beleza, segundo o poeta. O que hoje é um dos muitos bairros que compõem a grande cidade de Fortaleza (capital do Ceará estado do Nordeste Brasileiro), é também signo do desdobramento histórico cearense, pois encerra nas suas tradições e memórias o passado que remonta aos tempos da colonização lusitana em 1603.

    Parangaba - (tupiguarani significa beleza, formosura...), situada nas margens da lagoa do mesmo nome, foi um dos mais antigos povoados do Ceará, o chamado aldeamento indígena de Porangaba, que os jesuítas fundaram no séc. XVI.

    A vila foi criada a 26 de Maio de 1758 e inaugurada a 25 de Outubro de 1759, passando a chamar-se Arronches (Vila Nova de Arronches). Durante o império foi município, com Intendente e Câmara, ao longo de 112 anos divididos em dois períodos: de 1759 a 1835 e de 1885 a 1921. Anexada a Fortaleza, integra um dos seus mais importantes distritos.

    http://wikimapia.org/5981055/pt/Matriz-da-Par%C3%B3quia-da-Parangaba

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.