Bem Vindo
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Restauração Estação Ferroviaria de Parangaba-2009
Contagem Regressiva...
Falta poucos dias para a Estação Ferroviária de Parangaba ser entregue a Comunidade de Parangaba...
agradeço aos Encarregados da obra de restauro os Sr.Célio Soares Barbosa e o Sr. Francisco Iran da Silva pela oportunidade de mostrar a comunidade Cearense esta Obra muito importante de preservação de Patrimônio Histórico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro, Edimar Bento, parabéns pelas excelentes fotos da velha estação de Arronches/Parangaba.
ResponderExcluirEsse lugar é cheio de história.
Espero que continue a publicar mais fotos da Parangaba, mostrando seus prédios antigos e outros vestígios culturais dessa importante comunidade.
Sabia que a Parangaba também foi no passado chamada de Arronches...
Saudações desde Arronches – Portugal
Emílio
MISTÉRIOS DA ANTIGA "VILA NOVA DE ARRONCHES NO CEARÁ”
Porangaba, Vila Nova de Arronches, Parangaba. Três nomes, um só lugar. Lugar de Beleza, segundo o poeta. O que hoje é um dos muitos bairros que compõem a grande cidade de Fortaleza (capital do Ceará estado do Nordeste Brasileiro), é também signo do desdobramento histórico cearense, pois encerra nas suas tradições e memórias o passado que remonta aos tempos da colonização lusitana em 1603.
Parangaba - (tupiguarani significa beleza, formosura...), situada nas margens da lagoa do mesmo nome, foi um dos mais antigos povoados do Ceará, o chamado aldeamento indígena de Porangaba, que os jesuítas fundaram no séc. XVI.
A vila foi criada a 26 de Maio de 1758 e inaugurada a 25 de Outubro de 1759, passando a chamar-se Arronches (Vila Nova de Arronches). Durante o império foi município, com Intendente e Câmara, ao longo de 112 anos divididos em dois períodos: de 1759 a 1835 e de 1885 a 1921. Anexada a Fortaleza, integra um dos seus mais importantes distritos.
http://wikimapia.org/5981055/pt/Matriz-da-Par%C3%B3quia-da-Parangaba