Bem Vindo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Feira Internacional de Negócios do Artesanato 2012 " O Mundo em Patchwork."




De 13 a 22 deste mês, artesãos de 10 unidades produtivas do Ceará participam, em Brasília, da Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar). Com a proposta principal de reunir em um mesmo local o melhor do artesanato nacional e internacional, promovendo o artesanato enquanto instrumento de preservação da identidade cultural e geração de renda, a feira chega à sua 6ª edição, com o tema "O mundo em Patchwork".

Os visitantes da Finnar 2012 terão a oportunidade de conhecer a arte dos retalhos em composições influenciadas pela cultura e pelas histórias de povos de todo o planeta. Serão mais de 25 países e representantes de todos os Estados do Brasil apresentando e representando a arte através do artesanato em moda, decoração, acessórios, móveis e, também, gastronomia.

Como forma de aproximar ainda mais o público interessado em artesanato e na arte em si, a Finnar oferece aos seus visitantes palestras, workshops, manifestações populares, oficinas e uma exposição rica de verdadeiras obras de arte que fomentam a conscientização da força motora do artesanato e o estímulo a troca de experiências.

Segundo o organizador do evento, Charlton Gallisa, o contato direto ajudou, em edições passadas da feita, muitos artesãos a conquistar a independência, a ponto de não mais precisarem participar do evento. "Uma vez, a comunidade Kalunga foi chamada para expor na Finnar e umas senhoras americanas compraram os produtos expostos por artesãos da comunidade. Eles nunca mais vieram expor, pois passaram a exportar para os Estados Unidos e não precisaram mais do espaço", disse Gallisa. Para ele, o mais importante no evento é esse contato direto entre o comerciante e o artesão.

Os artesãos cearenses participantes do evento são das regiões do Sertão Central, Baixo Jaguaribe, Iguatu, Cariri, Crateús, Baturité e Norte. Para este ano, o evento espera a visita de cerca de 100 mil pessoas. A edição de 2011 movimentou mais de R$ 147 mil em vendas e R$ 2 milhões em negócios a longo prazo.
fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1125699

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.