Bem Vindo

domingo, 2 de novembro de 2014

OFICINA CULTIVO DE PLANTAS SUCULENTAS E FLORES EM VASO - ORQUIDÁRIO UFC - CAMPUS DO PICI - FORTALEZA








As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.

O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam o mesmo fenômenos.

A adaptação das suculentas lhes permite colonizar ambientes pouco habitados, que recebem pouca competição por parte de outras espécies e, nos quais os herbívoros são escassos. Para possibilitar a captação da escassa umidade presente no ambiente, muitas suculentas são pubescentes, ou seja, apresentam uma superfície coberta de pêlos que retem o orvalho matutino. Outras técnicas empregadas para maximizar a retenção da umidade é a redução da superfície em comparação com o volume da planta, limitando o número de ramificações e o comprimento das mesmas e, o desenvolvimento de camadas de cera na superfície das folhas e talos. Desta maneira reduzem o processo de perda de água por evaporação.

Os cactos apresentam uma adaptação deconhecida nas demais plantas suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido.


Existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. A maioria pertence as aizoáceas, as cactáceas e as crasuláceas, com mais de mil espécies cada uma.

ROSA DO DESERTO

 Para uma planta sobreviver no deserto é preciso ter um caule bem desenvolvido na sua base para suportar ventos e principalmente armazenar muita água e nutrientes.

Pois não poderia ser diferente com a Rosa do Deserto, que vem chamando muita atenção e conquistado amantes de plantas exóticas pelo seu formato único.
A Rosa do Deserto é originaria da Africa do Sul, pertence a família Apocunaceae e pode alcançar até 4 metros de altura se deixada crescer livremente.

O florescimento acontece praticamente o ano inteiro, mas principalmente na primavera.

Possui uma variedade de cores muito grande de flores, as cores vão do branco puro ao vermelho mais intenso.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, clima quente e úmido podendo ser cultivada em sol pleno. Ainda que tolere meia-sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno.

- O Solo deve ser perfeitamente drenável, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica.

- Não tolera o frio abaixo de 10º C ou encharcamento.


- Quanto a rega, deixe o substrato secar entre uma rega e outra. Em resumo: secou, molhou!

Fonte:Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.