Bem Vindo

domingo, 25 de janeiro de 2015

BOI CEARÁ - MESTRE ZÉ PIO



Mestre Zé Pio
BOI CEARÁ

Mestre é o título que se dá a uma pessoa experiente, responsável por ensinar aos mais novos as tradições folclóricas que ele conhece. Assim, José Francisco Rocha - Mestre Zé Pio - é o guardião da memória de vários grupos de Bumba-Meu-Boi de Fortaleza.

Começou a brincar de boi, no Pirambu, aos três anos de idade, como primeiro galante do cordão vermelho do Boi Reis de Ouro onde, mais tarde, tornou-se índio. Aos 13 anos, passou a dançar no Boi Ceará, onde foi primeiro capitão e tornou-se então o vaqueiro. Aos 20 anos decidiu formar seu próprio grupo, o Boi Terra e Mar e depois o Boi da Juventude, integrado por jovens da Barra do Ceará e criado para não deixar morrer a tradição. Em 2004, foi contemplado com o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional.



Atualmente, Mestre Zé Pio coordena O Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo mestre Assis, no Carlito Pamplona, vizinho ao bairro Ellery. Depois de anos parados, mestre Zé Pio teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo. Com 30 brincantes, o Boi Ceará é, hoje, um dos poucos eminentemente de Fortaleza a continuar essa importante tradição cultural de nossa gente. 
 











Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/29166-10

video
Vídeo: TV VERDES MARES - Nosso Ceará - Sempre a Serviço da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.