Bem Vindo

sexta-feira, 27 de maio de 2016

5º Seminário Internacional de 2016 - Museografia e Arquitetura de Museus - Fotografia e Memória



5º Seminário Internacional de 2016 - Museografia e Arquitetura de Museus
 Fotografia e Memória.

5º Seminário Internacional (Português)

Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória

O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória será realizado nas cidades do Recife, Madrid, Lisboa e Rio de Janeiro entre 13 de outubro e 18 de novembro de 2016, dando continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, destinando-se a professores, estudantes de pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores.

Integram a parceria para a organização do 5o Seminário os Departamentos de Museologia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT; os Departamentos de Desenho e de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa –FA/ULisboa; a Universidade Politécnica de Madrid - UPM, por meio do Departamento de Composição Arquitetônica da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid – ETSAM; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Laboratório Patrimônio e Urbanismo - LUP, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU. A essas parcerias, acrescentamos o apoio do Museu Historico Nacional e do Museu do Homem do Nordeste.

O 5o Seminário pretende discutir o interesse que a Fotografia desperta no que diz respeito às relações com a Memória, História, Técnica e Teoria museológica e fotográfica, arquitetura de museus e centros culturais, exposições e públicos, e conservação, requalificação, mudança e adequação de uso de espaços e edifícios históricos para abrigar acervos fotográficos.

Agrega-se a esses conteúdos o fato de que a fotografia possibilita conexão da Arte e a forma de olhar que é sensível às transformações das paisagens urbanas em âmbito interdisciplinar.

O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus também celebrará a Fotografia e a Memória na obra de Benício Whatley Dias (1917-1976), fotógrafo pernambucano, cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio.

O encontro abordará os acontecimentos fundadores e contemporâneos da Fotografia associados à Museologia e a Arquitetura tanto no sentido da História Visual quanto da Memória, incluindo a Expografia e a Conservação.

fonte:http://www.arquimuseus.arq.br/site/notícias/207-5º-seminário-internacional-museografia-e-arquitetura-de-museus.html?showall=&start=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.