Bem Vindo

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exposição Bumba-meu-boi - Memorial da Cultura Cearense - Liara Leite





Na quinta-feira, 28 de outubro, às 19h30, o Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a abertura da exposição Bumba-meu-boi: Uma Interpretação no Barro, que reúne um conjunto de trabalhos da ceramista cearense Liara Leite sobre as tradições e manifestações das festas do boi praticadas em diversas localidades do País.
Interpretando no barro o bailado do boi por meio da marca de sua criação pessoal, Liara Leite vivenciou imaginários, códigos, ritos, lendas e mitos das festas do boi no Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. A exposição é resultado de cinco anos de pesquisas da ceramista em torno dessas manifestações, expressos em um discurso que não deixa mentir pelas histórias que conta entre sorrisos largos e pela propriedade com que enumera detalhes das festas de boi pelas quais passou, presentes em cada uma de suas obras.
Dentre as obras apresentadas, a leitura do que a ceramista vivenciou nesse período de “isolamento” de si mesma na pesquisa, entre brincantes, personagens humanos, imaginários, animais, além de lendas, situações e códigos que compõem todo o imaginário acerca das festas do boi. A criação das peças também envolveu a pesquisa em torno de diferentes tipos de barro, com colorações, características e resultados em cerâmica diferentes.
Na exposição Bumba-meu-boi: Uma Interpretação no Barro, a ceramista foca as atenções nas especificidades das manifestações do boi no Ceará, no Maranhão, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Amazonas, locais nos quais o “brincar de boi” evoca memórias, práticas, crenças e conflitos sociais.

A artista
Liara Leite nasceu em 1952 na cidade de Cariús, interior do Ceará. Artista autodidata, voltou-se ao trabalho com a argila na década de 1980, após freqüentar cursos de pintura. Desde então, Liara tem se dedicado a estudar festividades e práticas sociais do Nordeste brasileiro, que inspiram o fazer de esculturas moldadas no barro. Em sua trajetória artística, passagens por museus e galerias do País expondo obras de referência ao Cangaço, à religiosidade em torno do Padre Cícero, à fauna da Caatinga e ao Bumba-Meu-Boi.

Serviço: Abertura da exposição “Bumba-meu-boi: Uma Interpretação no Barro”, da ceramista cearense Liara Leite, quinta-feira, dia 28 de outubro, às 19h30, na Sala 2 do Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.