Bem Vindo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Museu da Boneca de Pano - Cultura Popular - Planalto Pici - Fortaleza




Boneca de pano é uma forma simples e rudimentar de boneca, em que as partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito em diversos materiais, que vão desde a palha, chumaços de algodão, maravalha, etc. As bonecas, até 1930, eram confeccionadas de pano, seus "criadores" eram costureiras e artesãos.


As bonecas de pano podem ter utilidade: em alguns casos, são assim confeccionadas para que sejam espetados alfinetes e agulhas, para que não se percam, nos cestos de costura.

Na  quarta-feira (14) às 8h30 foi inaugurado o Museu Boneca de Pano (MBP) no bairro Planalto Pici. O museu pretende ser um espaço de promoção difusão e preservação da cultura popular de tradição com foco no universo da boneca de pano.

O projeto é uma parceria do MBP com a Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo, que desde 1998 vem desempenhando um papel social junto à comunidade com oficinas e eventos, contribuindo para inclusão cultural e geração de renda.


Na inauguração, uma extensa programação foi desenvolvida durante todo o dia. Pela manhã, apresentação da camerata do Projeto Criança Feliz, contação de histórias, visita guiada ao museu e coffee break para convidados. Durante a noite, aconteceu Cortejo do Maracatu Nação Pici, apresentação teatral e musical (Instrumental Cordas que Falam, sanfoneiro e as bandas Sistema Nervoso e Oco do Mundo).


Museu da Boneca de Pano

Rua: Deputado Joel Marques 110 - Planalto Pici 
Agendamento: (85) 8631-3064  - Liduina

 



Vídeo: 1º Maria do Carmo Rodrigues - 2° Liduína Maria Lopes Rodrigues - 3º Profª Heloisa Cruz
imagens:Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.