Bem Vindo

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

INDIANO KAYLASH SATYASRTHI E MALALA YOUSAFZAY - VENCEM NOBEL DA PAZ DE 2014 - DIREITOS DAS CRIANÇAS.

Malala Yousafzai -  (Mingora, 12 de julho de 1971 ) é uma estudante e ativista paquistanesa nascida na cidade de Mingora, no distrito de Swat, localizada no noroeste da província de Khyber Pakhtunkhwa. Ela é conhecida por seu ativismo pelos direitos à educação e o direito das mulheres, especialmente no Vale do Swat, onde o Talibã às vezes proíbe meninas de frequentarem a escola. Juntamente com Kailash Satyarthi, ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2014.


Nasceu em Mingora, Swat, Jaiber Pastunjuá, Paquistão. Seu pai é Ziauddin Yousafzai e tem dois irmãos. Fala pachto e inglês e é conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis, especialmente os direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde o Taliban proibiu a frequência escolar de meninas. Aos 13 anos, Yousafzai alcançou notoriedade ao escrever um blog para a BBC sob o nome de Gul Makai, explicando sua vida sob o regime do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) e as tentativas de recuperar o controle do vale após a ocupação militar que obrigou-os a ir para as áreas rurais. Os taliban forçaram o encerramento de escolas particulares e proibiram a educação de meninas entre 2003 e 2009.

Em 9 de outubro de 2012 foi atacada por um miliciano do TTP em Mingora: foi baleada no crânio e teve de ser operada. O porta-voz do TTP, Ehsanullah Ehsan disse que tentariam um novo ataque.6 Duas estudantes ficaram feridas juntamente com Malala enquanto se dirigiam para casa em um ônibus escolar. Foi levada de helicóptero para um hospital militar. Ao redor da escola onde as meninas agredidas estudam, centenas de pessoas foram protestar para a rua. A mídia paquistanesa deu ampla cobertura.


Em 10 de outubro de 2012, o ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik, afirmou que o atirador havia sido identificado. O ataque foi condenado pela comunidade internacional e Malala Yusufzai foi apoiada por numerosas figuras públicas, como Asif Ali Zardari, Pervez Raja Ashraf, Susan Rice, Desmond Tutu, Ban Ki-moon, Barack Obama, Hillary Clinton, Laura Welch Bush, Selena Gomez e Madonna. Em 15 de outubro de 2012 foi transferida para o hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, Reino Unido para continuar a recuperação. Após quase 3 meses de internação, Malala deixou o hospital em 4 de janeiro de 2013.

Em 12 de julho de 2013, Malala comemorou seu aniversário de 16 anos discursando na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, Estados Unidos: [...] "Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução". [...] 10 Esta foi a sua primeira aparição pública após se recuperar do ataque que sofreu pelas mãos do grupo taliban.11 Em 3 de setembro de 2013, Malala inaugurou em Birmingham (Inglaterra) a maior biblioteca pública da Europa.


Em 10 de outubro de 2013 Malala Yousafzai foi galardoada com o Prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu13 . A militante paquistanesa foi escolhida por unanimidade pelos líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu, cabendo o anúncio oficial da escolha ao presidente do Parlamento, Martins Schulz.

Kailash Satyarthi - nascido 11 de janeiro de 1954) é um indiano ativista dos direitos das crianças e um Prêmio Nobel da Paz Nobel. Ele tem sido ativo no movimento indígena contra o trabalho infantil desde os anos 1990. Até agora, a sua organização, Bachpan Bachao Andolan , libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de servidão e ajudou no sucesso re-integração, reabilitação e educação. Junto com Malala Yousafzai , ele foi anunciado como o vencedor do 2014 Prêmio Nobel da Paz .


Satyarthi campanha mundial sobre as questões sociais que envolvem crianças. Em 1980 ele se tornou secretário-geral para Bonded Labour Liberation Front / Bachpan Bachao Andolan. Ele também esteve envolvido com a Marcha Global contra o trabalho infantil [6] e seu corpo de advocacia internacional, o Centro Internacional sobre Trabalho Infantil e Educação (ICCLE ),  que são coalizões mundial de ONGs, professores e sindicalistas, e também a Campanha Global pela Educação.

Além disso, ele estabeleceu Rugmark (agora conhecido como GoodWeave) como o primeiro voluntário de rotulagem, monitoramento e sistema de certificação de tapetes fabricados sem o uso de trabalho infantil no Sul da Ásia. Esta última organização operava uma campanha na Europa e nos EUA na década de 1980 e início de 1990 atrasado, com a intenção de sensibilizar os consumidores para as questões relacionadas com a prestação de contas das empresas globais no que diz respeito ao consumismo socialmente responsável e comércio.  Satyarthi destacou o trabalho infantil como uma questão de direitos humanos, bem como uma questão de bem-estar e causa de caridade. Ele argumentou que perpetua a pobreza, o desemprego, o analfabetismo, o crescimento da população e outros problemas sociais,  e suas reivindicações foram apoiados por vários estudos. carece de fontes? Ele também teve um papel na ligação entre o movimento contra o trabalho infantil com esforços para alcançar a "Educação para Todos".  Ele tem sido um membro de uma UNESCO órgão criado para analisar isso e tem vindo a diretoria do Fast Track Initiative (agora conhecida como a Parceria Global para a Educação ) Satyarthi faz parte do conselho e da comissão de várias organizações internacionais, incluindo o Centro para as Vítimas de Tortura (EUA), o Fundo de Direitos Internacional do Trabalho (EUA), e da Fundação Internacional do Cacau. Ele agora está supostamente trabalhando no sentido de levar o trabalho infantil ea escravidão na agenda de desenvolvimento pós-2015 para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Satyarthi, alongwith paquistanês ativista menina Malala Yousufzai , foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2014 "por sua luta contra a supressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação". Satyarthi é o sétimo vencedor do Prêmio Nobel para a Índia e apenas o segundo vencedor indiano do Prêmio Nobel da Paz depois de Madre Teresa em 1979.

Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Kailash_Satyarthi&prev=/search%3Fq%3DKailash%2BSatyarthi%26newwindow%3D1http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Kailash_Satyarthi&prev=/search%3Fq%3DKailash%2BSatyarthi%26newwindow%3D1

Video Bom Dia Brasil - TV GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.