Bem Vindo

terça-feira, 27 de junho de 2017

GT20 - MUSEOLOGIA E TRABALHO EM MUSEUS: INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ABERTAS.



3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área.

Promovido pela Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, com apoio da Universidade Federal do Pará, esta terceira edição do Seminário pretende realizar diálogos e debates sobre a temática.

Promoção: Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia
Instituições executoras: Universidade Federal do Pará – ICA/FAV/Museologia

O evento ocorrerá no campus profissional da Universidade Federal do Pará, nos prédios Atelier e Anexo da Faculdade de Artes Visuais.

O 3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área. Promovido pela Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, com apoio da Universidade Federal do Pará, esta terceira edição do Seminário pretende realizar diálogos e debates sobre a temática “Museologia e suas interfaces críticas: Museu, Sociedade e os Patrimônios”.

A Museologia é considerada uma ciência desde a segunda metade do século 20, que tem como objeto de estudo a Musealidade, tendo se ocupado, dentre outras perspectivas de estudos, às suas interfaces críticas com o próprio Patrimônio e seus múltiplos processos de patrimonialização e de musealização.

Outra abordagem da Museologia versa sobre as ações específicas do homem ante os objetos e seus valores conceituais, que ao se tornar musealizados, estabelecem “relação mediadora entre homem e patrimônio”, constituindo assim o objeto de estudo da Museologia. Do mesmo modo, o fazer museológico é também notadamente interdisciplinar, o que demanda muitas vezes a participação de estudiosos e profissionais de áreas diversas.

Estas compreensões da Museologia abrem-nos os olhos para a dimensão social, política e crítica desta ciência, e nestas perspectivas, a Museologia lança mão de metodologias diversas, das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas e da Filosofia, podendo assim ser destacado seu caráter interdisciplinar e de apropriação de outros campos disciplinares de conhecimento e saberes. Refletir e discutir as relações entre museu, sociedades e os patrimônios, nestas perspectivas críticas e reflexivas, cruzando olhares internos ao campo e em diálogo com outros campos disciplinares, é a proposta do 3º Sebramus, que será realizado na Universidade Federal do Pará de 20 a 24 de novembro de 2017.
 fonte:http://lablivre.org/sebramus/index.php/apresenta/sebramus-2017



Congressos e Seminários

Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém, Pará
Rua Augusto Corrêa, 01
Guamá, Belém
Brasil

Fone: (91) 32017554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.