Bem Vindo

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Câmara Municipal de Fortaleza planeja ações contra assédio em transporte coletivo


SINTTEL SALVADOR.

Uma campanha educativa e para prevenir assédio sexual no transporte coletivo de Fortaleza será lançada até o fim do ano. A iniciativa, que incluirá cartazes de orientação às vítimas, sensibilização de guardas municipais e treinamento de motoristas e cobradores, será executada pela Câmara Municipal. Um grupo de trabalho com representantes de diversos segmentos discutirá também a criação de um aplicativo que facilite a realização de denúncias.

Ontem, audiência pública debateu o assunto. No último dia 6, conforme O POVO publicou, um homem ejaculou em duas mulheres dentro de um dos veículos que fazem a linha Parangaba-Papicu. Foi a primeira vez que Sindiônibus e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registraram um caso com essas características. Nesse tipo de ocorrência, as imagens das câmeras existentes nos coletivos poderão ser úteis.
“Se a pessoa denuncia no 190 (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), rapidamente eles nos pedem uma imagem, com as informações sobre qual o ônibus, o dia e a descrição da pessoa. A gente tem como capturar essas imagens e já salvar”, afirmou o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira.
O coordenador de planejamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Fernando Menezes, ressaltou que há uma subnotificação dos casos de abuso sexual em coletivos. “É importante que haja o Boletim de Ocorrência, porque é a partir daí que temos ciência de quem é a vítima, de quem poderá ser o suposto suspeito e poderemos ir atrás de testemunhas presenciais para instruir o inquérito de forma correta”, ponderou.
A vereadora Larissa Gaspar (PPL) apresentou requerimento à Prefeitura com sugestões de ações a serem executadas pelo poder executivo, “como a utilização de servidores da saúde para conscientização, já que eles frequentam as residências das pessoas, e a implantação de atendimento à mulher nos terminais de ônibus”, destacou.
Para o vereador Acrísio Sena (PT), que propôs a audiência pública, o encontro de ontem teve o papel de alertar o poder público. “Já estamos trabalhando o projeto de campanha educativa e vamos apresentar na Câmara”, ressaltou.

fonte:https://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/10/camara-planeja-acoes-contra-assedio-em-transporte-coletivo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.