Bem Vindo

segunda-feira, 12 de março de 2018

A Jornada - história e reflexões de uma viagem sem volta - Sávio Meireles Lemos - Café das Artes UNIFOR.

 
 
Com o título “A Jornada – histórias e reflexões de uma viagem sem volta”, o autor Sávio Meireles Lemos lança livro no próximo dia 17, no Café das Artes, no Espaço Cultural Unifor. A obra é resultado das experiências vividas pelo professor cearense em oito países – Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Coréia do Sul e Portugal.
 
“Viagem sem volta” significa a mudança que o viajante atravessa ao ter contato com outras culturas, explica Sávio. “Nunca voltamos os mesmos de uma viagem, falando outros idiomas, se relacionando com pessoas de diferentes estilos, religiões, ideologias e crenças, nos faz contestar nossas convicções”.
 
Serviço Lançamento do livro “A Jornada – histórias e reflexões de uma viagem sem volta”
Quando: 17 de março (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Café das Artes, Espaço Cultural Unifor
 

Seleção de Educadores Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar.



SELEÇÃO DE EDUCADORES
A Associação de Amigos do Museu do Ceará está selecionando, até o dia 18/03/2018, educadores para Projeto a ser realizado no Museu do Ceará e no Museu Sacro São José de Ribamar por um período de 6 meses.
• Número de vagas: 5 vagas para atuação no Museu do Ceará e 3 vagas para atuação no Museu Sacro;
• Carga horária: 40 horas semanais;
• Período de contratação: 6 meses;
• Remuneração mensal: R$ 1.800,00;
• Áreas de interesse: História, Pedagogia, Ciências Sociais e Turismo.
Os interessados devem enviar currículo constando nome completo, idade, endereço, formação e experiência profissional para o e-mail presidenciaasmusce@hotmail.com até o dia 18/03/2018.
No corpo do e-mail, o candidato deve indicar em qual museu pretende atuar.
Um mesmo candidato pode indicar interesse em atuar nos dois museus, cabendo à comissão de seleção a destinação final do candidato caso seja aprovado.
Mais informações: (85) 999.592.786

domingo, 11 de março de 2018

CHACINA NO BENFICA: POPULAÇÃO ATERRORIZADA

 
 
No centro de um dos bairros boêmios mais tradicionais de Fortaleza, um massacre. Sete mortes separadas por alguns minutos. O massacre começou em uma Praça da Gentilândia lotada, como em todas as noites de sexta-feira, e espalhou rastros de sangue também pela rua Joaquim Magalhães, chegando até à Vila Demétrios, reduto de uma das maiores torcidas organizadas da Capital, a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF).

Em três meses, esta foi a quarta matança registrada no Ceará, e a mais próxima ao Centro da Capital. Também foi a primeira com ações simultâneas em vários locais. O POVO Online compilou todas as informações divulgadas sobre o caso.

Como foi o crime?
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um carro modelo Honda Civic parou próximo à Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, por volta de 23h30min de sexta-feira, 9, e os ocupantes do veículo começaram a disparar. Foram cerca de 20 tiros. O local estava lotado, além dos frequentadores dos bares da região, havia estudantes que vinham de festa realizada na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Do ataque na Praça, três pessoas morreram.
 
No segundo front do massacre, outro grupo de suspeitos chegou à Vila Demétrios, onde está localizada a sede da TUF. Integrantes da torcida tricolor estavam no local. Uma pessoa foi morta. Quando os algozes saíam do local, dois outros membros da TUF, vestidos com camisetas do time, chegaram em uma motocicleta, um deles foi assassinado e o outro baleado, ainda na rua Joaquim Magalhães. Dois homens ficaram gravemente feridos e faleceram no Instituto Doutor José Frota (IJF).
 
Quem eram as vítimas?
Na Praça da Gentilândia, morreram José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior, 33, Antônio Igor Moreira e Silva, 26, e Joaquim Vieira de Lucena Neto, 21. O envolvimento deles com torcida organizada não foi confirmado. Conforme o secretário André Costa, dois deles seriam traficantes de drogas. Segundo o titular da Pasta, na pochete de um deles foram encontrados crack, maconha e dinheiro. Na ação inicial, os homicidas teriam uma motivação, já que buscaram vítimas específicas. No restante do massacre, os disparos foram aleatórios. 

Na Vila Demétrio, os criminosos assassinaram Carlos Victor Meneses Barros, 23. Pedro Braga Barroso Neto, 22, também morreu no local. Ele estava na motocicleta na rua Joaquim Magalhães. Emilson Bandeira de Melo Júnior, 27, e Adenilton da Silva Ferreira, 24, faleceram no IJF. Conforme O POVO Online apurou, pelo menos quatro vítimas eram ligados à TUF.

Quantas pessoas ficaram feridas?
Além dos mortos, um jovem, de 22 anos, foi baleado no pé, mas ainda não passou por cirurgia. Uma mulher de 25 anos, acertada por disparos no braço e na barriga, está na sala de recuperação do IJF esperando por transferência para o Hospital Monte Klinikum. Um amigo dela, de idade não informada, também está internado na unidade de saúde em estado grave. Muitos outros frequentadores da Praça ficaram com escoriações leves pelo corpo ao tentar escapar da matança. 
 
 

O que dizem as torcidas organizadas?


 


quarta-feira, 7 de março de 2018

UNIVERSIDADE DO TRABALHO DIGITAL - INSCRIÇÕES ABERTAS - GRATUITO.



Os cursos da UTD são gratuitos e acompanham material didático

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) está com inscrições abertas para os seus cursos de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), voltados para a inserção no mercado de trabalho e a inclusão digital.
As inscrições serão presenciais, na sede da UTD (rua Major Facundo, 500, 12º andar – Centro | prédio do Cineteatro São Luiz), entre os dias 5 e 23 de março, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição, deve-se apresentar originais ou cópias do CPF (indispensável), RG e comprovante de endereço (original ou cópia).

Os cursos da UTD são gratuitos e acompanham material didático. As aulas terão início no dia 2 de Abril, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã, tarde e noite.
A UTD é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e conta com a parceria do Instituto Centec na realização de cursos gratuitos de formação profissional na área de TIC, em níveis básico e avançado.
Cursos básicos (não necessita de Teste de Nivelamento)
- Iniciação Digital (60h);
- Iniciação Digital para Deficientes Visuais (120h);
- Informática para o Mercado de Trabalho (120h).
Cursos de Design (necessita de Teste de Nivelamento)
- Design Gráfico (80h);
- Web Design (80h).
Cursos de Infraestrutura (necessita de Teste de Nivelamento)
- Rede de Computadores (80h);
- Suporte e Manutenção de Computadores (120h).
Cursos de Programação (necessita de Teste de Nivelamento)
- Jogos Digitais (60h);
- Iniciação à Programação (80h);
- Introdução a Banco de Dados (80h);
- JAVA com Banco de Dados (120h);
- Programando com PHP Orientado a Objetos (120h);
- Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (120h).

http://utd.sct.ce.gov.br/index.php/noticias/43487-utd-abre-inscricoes-para-cursos-de-qualificacao-profissional.

Exposição " 8 de março - Mulheres nas Artes Visuais - Coletiva Nice- MALCE - Memorial Deputado Pontes Neto.



A Assembleia Legislativa, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e em parceria com o grupo Coletivo Nice, realiza, nesta quinta-feira (08/03), a exposição “8 de março – Mulheres nas Artes Visuais” .
O evento reúne cerca de 30 trabalhos artísticos em pinturas, desenhos, bordados e técnicas mistas. A mostra faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher e será aberta às 9h30, no hall de entrada da Assembleia Legislativa, pela avenida Barbosa de Freitas, e segue até o dia 16 de março.
Conforme a curadora do Malce, Marinez Alves, a iniciativa celebra as conquistas sociais das mulheres por meio de uma exposição de arte, “assumindo os riscos da liberdade estética como horizonte possível na contemporaneidade”.
“Entende-se que vivemos um momento em que as normas de produção artística deram lugar à liberdade de expressão, e cada trabalho pode ser visto como uma proposta artística que busca estimular experiências estéticas significativas”, afirma.
As obras expostas são das artistas que integram o Coletivo Nice: Zezé de Sales, Cris Castro, Tieta Pontes, Salete Rocha, Sandra Amorim, Naile Cidrão, Célia Gurgel, Angélica Pinheiro, Laura Rocha, Lana Guerra, Gorete Braga, Verinha Ponti, Sílvia Reis, Herjan Sá, Tereza Neuma e Camila Barros.
O nome Nice foi dado em homenagem à artista Nice Firmeza, ícone feminino das artes plásticas no Ceará. Além de obras das participantes do Coletivo, também serão expostas esculturas de argila da artista Annelise Griesser.
LS/CG
 Informações adicionais.
  • Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail:agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter:@Assembleia_CE
 

sexta-feira, 2 de março de 2018

INSS:Prova de Vida: perdi o prazo, e agora?



Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que não fizeram Comprovação de Vida há mais de um ano terão os benefícios suspensos. Caso tenha perdido o prazo, confira o que fazer para não correr o risco de ficar sem o seu pagamento.
O primeiro e mais importante passo é ir, o quanto antes, ao seu banco pagador para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se o beneficiário não fizer a comprovação, o benefício é suspenso e, após um período, é então cessado.

Importante esclarecer que o procedimento de Comprovação de Vida continua sendo realizado normalmente ao longo do ano. Esse prazo final, amplamente anunciado, foi realizado com o propósito de convocar todos aqueles que não fizeram a Prova de Vida há mais de um ano.
Além do mais, cada Instituição Financeira (banco pagador) trata a data para Comprovação de Vida da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, e ainda há aqueles que convocam o beneficiário um mês antes do vencimento da última Comprovação de Vida realizada.
O mais importante a destacar é que toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a Comprovação de Vida anualmente.
Vivo
A Comprovação de Vida, também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.
O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.
No ano passado, mais de cem mil (112.729) benefícios foram suspensos/cessados, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhões de reais.
O balanço atualizado de quantos beneficiários ainda não fizeram a prova de vida depende da finalização da folha de pagamento e, tão logo seja possível, o INSS divulgará aqui no Portal.


https://www.inss.gov.br/prova-de-vida-perdi-o-prazo-e-agora/

quinta-feira, 1 de março de 2018

4ª CÃOMIADA FORTALEZA - POR UM HOSPITAL PÚBLICO VETERINÁRIO.



É NESTE DOMINGO!
COMPARTILHE PARA AJUDAR OS ANIMAIS!
PARTICIPE! AJUDE!
IMPERDÍVEL!
O MAIOR EVENTO DA CAUSA ANIMAL DO CEARÁ!
...
ATENÇÃO!!!!
4ª CÃOMIADA DE FORTALEZA!
Mais um GRANDE evento que irá ajudar MILHARES de animais.
Um evento para toda a família, para todos os anjos de 4 patas em prol daqueles que mais precisam de nosso apoio!
Dia: 04/03/18 às 16h
Local: Av. Beira Mar (em frente ao Boteco Praia) em Fortaleza/CE.
Os abrigos São Lázaro e Lar Tin Tin estarão vendendo as camisas no DIA do evento. Não perca!!
COMPARTILHE!
MARQUE A SUA PRESENÇA!

ACERVO MUCURIPE - DIÊGO DI PAULA - TALENTO DA COMUNIDADE - CE TV VERDES MARES



Caminhar pela praia do Mucuripe é tentar se localizar na música homônima de Belchior, anunciando que “as velas do Mucuripe vão sair para pescar”. A imagem de “vila dos pescadores” que o bairro ainda hoje carrega disputa o olhar com grandes prédios residenciais à beira mar, destoando do retrato tradicional. Entre essas duas realidades está o turismólogo Diêgo di Paula, 28, que há três anos resolveu expandir suas informações sobre o bairro para a rede criando a página Acervo Mucuripe, dedicada não só a memória da comunidade, mas também como ambiente de troca de informações e lembranças.

Na página, Diêgo reúne fotos, vídeos, livros e artigos sobre um lugar que atualmente passa por transformações em seu território. Muito do material chega até ele por doação ou indicação de amigos e de seguidores da página, que somam mais de duas mil pessoas. O jovem também é um investigador da própria região, registrando em sua câmera qualquer evento corriqueiro: Breakdance no Mercado dos Peixes, venda informal de pescado na área da praia, pescadores consertando barcos velhos, as rodas de conversa das marisqueiras e o pôr do sol, ofuscado pelos edifícios.
Aproveitando uma tarde de sábado no Parque Riacho do Maceió, Diêgo fala sobre a página, sua vivencia no Mucuripe e seu pensamento a nova identidade do bairro.

Leia mais:http://quintoandar.fa7.edu.br/blog/texto/entrevistas/memoria-registros-mucuripe-no-acervo-de-um-jovem-observador/.

O Acervo Mucuripe foi matéria do Talento da Comunidade no CE TV 1a Edição e foi ao ar no dia 28/02/2018
Agradecimentos especiais a filiada da TV Globo no Ceará,... TV Verdes Mares de Comunicação.
Acervo Mucuripe físico e virtual (páginas no Facebook e Instagram).