Bem Vindo

terça-feira, 10 de julho de 2018

Batalhão Raio: 13 anos de combate eficaz ao crime no Ceará


Batalhão Raio: 13 anos de combate eficaz ao crime no Ceará.
 
Tudo começou há 17 anos, com a idéia na cabeça de um jovem oficial da PM após viagem de estágio a Goiás. Era o ano de 2004 e o plano que fervilhava na cabeça  do militar começava a ser colocado em prática.  Nascia ali, embora que de forma bem acanhada, a modalidade de policiamento ostensivo cearense que hoje virou modelo para todo o País: o Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas, o Raio.
Da idéia do jovem oficial  Márcio Oliveira  para o sucesso, foi um pulo. O patrulhamento especializado sobre duas rodas teve início com apenas uma equipe de quatro policiais e três motos usadas, tiradas da sucateada frota do antigo Pelotão de Motos do 5º Batalhão (BPM). E o Raio foi crescendo. E se especializando. E dando resposta aos anseios da população.
De grupamento, passou a pelotão, depois companhia até, finalmente, em agosto de 2012, com a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB), se transformou em um batalhão.  O então secretário da Segurança Pública do Ceará, coronel Francisco José Bezerra, foi um entusiasta da transformação e dotou o BPRaio de homens e viaturas (motocicletas).  Resultado: o Raio logo se tornou o recordista nas apreensões de armas de fogo e entorpecentes.
Em novembro de 2013 a unidade ganhou o reforço de 100 novos integrantes, passando a totalizar 17 equipes para o policiamento na Capital e Municípios da Região Metropolitana. E um mês antes, em setembro, foi instalado seu novo quartel, na Rua Érico Mota, na Parquelândia.
fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.