Bem Vindo

sábado, 7 de julho de 2018

Crateús : A Reserva Natural Serra das Almas e a Caatinga - Crateús 186 anos.

 
 
 
A Reserva Natural Serra das Almas está localizada a 50 km de Crateús na localidade chamada Serra dos Tucuns. Sua preservação e administração  é mantida pela Associação Caatinga, uma organização não governamental (ONG), criada para proteger e conservar o bioma Caatinga, que é único no mundo e tem sido agredido e devastado ao longo dos anos.
Ocupando uma área de 6.146 hectares numa região litigiosa entre o Ceará e o Piauí, a Reserva Natural Serras das Almas, abriga 237 espécies de aves, 45  de mamíferos, 44 de répteis, 34  de anfíbios, 76 de formigas, 93 de aranhas e 419 de espécies de plantas, já catalogados.
Logo que se chega à reserva, é possível se encantar com diversas espécies de pássaros de cantos e cores variadas. Ao  penetrar na reserva, já dá para ver saguis e macacos-prego saltitando nos galhos das árvores. Também é possível ver outras espécies animais, mas vai depender de ficar esperando por longas horas, pois muitos animais têm hábitos noturnos.
 
Alguns animais que existem na Reserva Natural Serra das Almas:
Répteis: Jacaré do papo amarelo, cascavel, jararaca, cobra coral, teiú, iguana;
Aves: Urubu-rei, gavião, carcará, paturi-preto, pica-pau anão, bico-virado, seriema, jacu-verdadeiro, juriti-azul, caburé, pica-pau-branco, arapaçu, siriri, gibão-de-couro, cancão, galo-de-campina;
Mamíferos: Sagui, macaco-prego, tatu-peba, tatu-bola, cateto, tamanduá-mirim, cachorro-do-mato, preá, cotia, guaxinim, gato-maracajá, onça-parda, jaguatirica e veado (esses três últimos ameaçados de extinção).
 
Algumas plantas encontradas na Serra das Almas:
Árvores: Mororó, juazeiro,  pau-d’arco, jaborandi, aroeira, jurema-preta, sabiá, jatobá, espinheiro.
Cactos: Mandacaru, xique-xique, coroa-de-frade e bromélias popularmente chamadas de macambiras e croatás.
Em certos trechos da Reserva Natural Serra das Almas, há vegetação de grande porte e que nunca foram devastadas. Trata-se da Mata Seca, uma variação da Caatinga e que se desenvolve em locais acima dos 700 metros de altitude. Outro bem natural que nasce na área litigiosa  é o Rio Poti e cujo curso d’água  atravessa a reserva.
Existem quatro trilhas que podem ser percorridas pelos turistas, após agendamento junto a administração da reserva. As terras integram uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), adquirida pelo americano Samuel Johnson, como meio de proteger e conservar o bioma Caatinga.
 

Infraestrutura

Existem duas estruturas para atendimento aos visitantes:
Centro de Visitantes na sede da reserva, com alojamento para 20 pessoas, cozinha, refeitório, academia ao ar livre, área de convivência e trilhas. Este local é ideal para os aventureiros que gostam de uma caminhada pelas três trilhas ecológicas (do macaco, do lajeiro e das arapucas) para observação da aves e contato com a natureza.
 
A outra estrutura é o Centro Ecológico Samuel Johnson, com auditório para 30 pessoas, alojamento para 22 pessoas, cozinha, refeitório e um viveiro de mudas de plantas da caatinga. É ideal para visitas escolares. Possui uma trilha de 11 km que liga o CDA à sede da reserva, além da trilha da Encosta e trilha do açude.
Como agendar as visitas:
O agendamento deve ser feito com 4 dias de antecedência.
O interessado preenche formulário de visitas e paga as taxas de visitação.
Maiores informações pelo telefone (88) 3691-8671 ou reserva@acaatinga.org.br ou crateus@acaatinga.org.br
Obs.; O local de partida é a partir de Crateús.

Onde se hospedar em Crateús
– Oriente Plaza Hotel – Rua Firmino Rosa, 920 –Centro Tel. (88) 3691-0311
– Spazio Hotel – Rua José Albano, 1216 – Planalto – Tel. (88) 3691-1274
– Cavalcante Park Hotel – R. Santos Dumont, 66 –Centro – Tel.(88) 3691-4000
– Hotel Laianny – R. Dom Pedro II, 1100 –Centro Tel.(88) 3691-1722

Como chegar em Crateús
Partindo de Fortaleza pegue a BR-020/BR-226 (via Independência), BR-020/CE-257/CE-176 (via Santa Quitéria).
fonte:https://cearapraias.com.br/crateus-a-serra-das-almas-e-a-caatinga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.