Bem Vindo

sábado, 20 de novembro de 2010

Prefeitura de Fortaleza - Assistência Social é Política de Direito


13 de julho de 2007 é uma data histórica para a população de Fortaleza. Este dia marca a criação da primeira Secretaria Municipal de Assistência Social de nossa cidade: a Semas. Reafirma-se, portanto, o compromisso da Prefeita Luizianne Lins e da gestão Fortaleza Bela que busca fortalecer uma cultura política de assistência social alicerçada na consolidação dos direitos humanos e sociais.
Como a quarta capital do País, Fortaleza apresenta expressões de uma questão social complexa, com fenômenos e problemas sociais históricos ainda não superados. Mas, hoje, a nossa cidade se consolida como cenário de efetivação de políticas públicas dignas para as populações de baixa renda. Muito já foi feito e muito há de se fazer ainda.
A criação da Semas é para nós, profissionais, militantes e usuários da Assistência Social, uma perspectiva concreta de redefinição e valorização da política de assistência social em Fortaleza. Uma forma, também, de se contrapor à histórica desestruturação das políticas de proteção social e de atendimento à população mais vulnerável socialmente.
Este é também um momento histórico porque coincide com os avanços nacionais que a Assistência Social vem tendo, principalmente por interlocução do Governo Federal que criou a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social, Suas (LOAS-93, PNAS-2004 e NOB/RH-2006).
A estruturação do Sistema Único de Assistência Social, Suas, é um desafio para nós gestores que fazemos a administração Fortaleza Bela. Nossos princípios se norteiam pela defesa da Assistência Social como direito de todas e todos. A Assistência Social em nossa gestão busca, portanto, a inclusão e a proteção social, compromissada com a efetivação de políticas públicas propiciadoras de uma vida mais digna a todo o povo de Fortaleza.
Reconhecemos a reestruturação das proteções sociais e a priorização da Proteção Social Básica como estratégia de garantia dos direitos das famílias de nossa cidade para, assim, alcançarmos a emancipação daquelas em maior grau de vulnerabilidade e risco social. É por isso que nossa atuação se baseia em fortalecer e cumprir os princípios e diretrizes previstas no arcabouço legal do Sistema Único de Assistência Social, Suas.
A Semas tem o compromisso de assegurar a implementação da Assistência Social e garantir programas, projetos e serviços eficazes e de qualidade à população em situação de maior vulnerabilidade social na nossa cidade. Por isso, gostaríamos de reafirmar o nosso empenho na construção de uma nova cultura política de Assistência Social alicerçada na consolidação dos direitos humanos e sociais.


Um abraço cordial,
Maria Elaene Rodrigues Alves
Secretária Municipal de Assistência Social http://www.fortaleza.ce.gov.br/semas/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.