Aeromodelismo
O Percuror,Alphonse Penaud Nascido na França, Penaud queria
seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo
obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas
relacionados a vôo.
Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras
retorcidas. Eis suas palavras: "Procurando utilizar a força extraordinária
da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode
fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distenção
simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices,
evitando qualquer transformação do movimento, simplificando enormemente a
construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho
do gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio.
Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que
satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal
inclinado para cima... e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar
ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas
extremidades... e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um
lado...".
No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a
elástico de uma série que denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora
simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele
chamava a empenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico
dos modelos atuais.
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em
agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade
Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura
em 13 segundos.
O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em
18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro
aeroplano que efetuou um vôo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de
Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das
máquinas de voar.
O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros
da Sociedade Francesa de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples. A
fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de
comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um
losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a
metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá,
montada na parte traseira da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150
mm de diâmetro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de
secção.
O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que
cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o
"Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com
eficiência. Penaud também construiu em 1870, um helicóptero. Este era
constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha,
que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em
homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a
equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".
125 Anos de Aeromodelismo - Ferdinando Faria
Vídeo: Encontro com Fátima Bernardes - TV GLOBO - Sempre a serviço da Comunidade.
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