Bem Vindo

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DR.ª GLAURA FÉRRER DIAS MARTINS - CARDIOLOGISTA CEARENSE - SEREIA DE OURO 2014

Troféu Sereia de Ouro 2014

Glaura Férrer Dias Martins, uma das maiores autoridades brasileiras no campo da cardiologia, a Dra. Glauca Férrer Dias Martins é também natural do Município de Lavras da Mangabeira, onde nasceu, aos 26 de outubro de 1933, como fruto da união de Guiomar de Holanda Cavalcanti com Anselmo Teixeira Férrer, ela natural do Município de Pereiro, e ele descendente de antigas famílias do Município de Lavras da Mangabeira. Por via materna é neta de Maria de Holanda Cavalcanti e de Adelino de Holanda Cavalcanti e, por via paterna, de Maria Teixeira de Araújo e do Coronel Vicente Férrer de Araújo Lima. Seu avô paterno, registre-se, possuía ascendência nos Gomes Leitão, sendo bisneto do Vitorino Gomes Leitão e de Joana Batista de Jesus, neto de Pedro Ribeiro Campos e de Ana Maria Bezerra e Filho de Ana da Luz do Sacramento e de Antônio Raimundo Duarte.



 A Dra. Glaura Férrer Dias Martins iniciou os seus estudos em sua cidade natal, transferindo-se posteriormente para Fortaleza e aqui se diplomando médica pela Universidade Federal do Ceará, aos 27 de dezembro de 1958. Ainda como estudante, exerceu as funções de monitora da Faculdade por onde se graduou, bem como as de Acadêmica Plantonista do extinto Samdu, atividades que desempenhou de 27 de janeiro a 27 de dezembro de 1958. Posteriormente, realizou diversos CURSOS de pós-graduação na área de sua especialidade, a clínica cardiológica, da qual, aliás, possui título de Especialista, conferido pela Associação Médica Brasileira em concurso de nível nacional. Entre estes cursos, podem ser enumerados o de Especialização em Cardiologia Clínica, 
Hemodinâmica e Cardiopatias Cirúrgicas, realizado em São Paulo, no Instituto de Cardiologia Sabbado D’Angelo, no período de janeiro de 1959 a janeiro de 1961, bem como os de Atualização em Vectocardiografia e Eletrocardiografia, Fonocardiografia Clínica, Cardiologia Clínica e Gastroenterologia, o primeiro realizado em São Paulo, o segundo em Brasília e os dois últimos em Recife, isto para citarmos apenas os realizados fora do Ceará. Graduada, a Dra. Glaura Férrer, além das suas atividades clínicas e de pesquisa e pós-graduação, passou a dedicar-se igualmente ao exercício do magistério universitário, tendo já exercido as funções de Instrutora de Ensino Superior, Professora Assistente e, finalmente, a partir de 03 de junho de 1974, Professor Adjunta do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde ainda permanece, tendo ali ingressado aos 06 de julho de 1961.


 Ademais, afora as atividades docentes acima referidas, tem ministrado ou coordenado, na Universidade Federal do Ceará, diversos cursos a nível de pós-graduação, tais como os de Planejamento e Pesquisa, Fisiopatologia Respiratória, Fisopatologia Cardiopulmonar, Eletrocardiograma Normal e Patológico, Cardiopatias Congênitas e Eletrocardiograma Clínica, isto além de haver ministrado aulas e proferido conferências e palestras em diversos instituições médicas brasileiras. Como pesquisadora, tem dado a estampa diversas monografias na área da sua especialidade, bem como tem divulgado inúmeros outros trabalhos técnico-científicos, a maioria dos quais pública em diversos números da Revista do Centro Médico Cearense, Revista da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, de cujo Conselho de Redação foi integrante, no período de outubro de 1962 a dezembro de 1971. Já participou, como membro efetivo, de quase uma centena de congressos e seminários regionais, nacionais e internacionais, na maioria deles havendo apresentado trabalhos no campo da sua especialidade, todos aprovados com a mais entusiástica distinção. Como Presidente de Secção, tomou parte no IX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e, como Presidente da Comissão Executiva, dirigiu o XXIX Congresso Brasileiro de Cardiologia, isto além de haver integrado a Comissão Organizadora do XVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia.


 Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, além das suas atividades docentes, tem desempenhado diversas comissões, entre elas as de Coordenadora do Internato de Clínica Médica do Departamento de Medicina Clínica, Secretária do Departamento de Medicina Clínica do Centro de Ciências da Saúde, em duas oportunidades, e Secretária da Comissão Julgadora da Seleção para Professor Assistente do Setor de Ensino de Radiologia do mesmo departamento, isto além de haver exercido, fora da universidade, a função de Especialista Temporária, como Cardiologista, do Serviço Médico do extinto IPASE, no período de 25 de junho de 1962 a 03 de maio de 1965. No Estado do Ceará, desde 1965, exerce as atribuições de Representante Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia, instituição da qual, a nível nacional, já exerceu as funções de Presidente, e Vice-Presidente, tudo isso no período de julho de 1972 a julho de 1974. Integrou ainda, em mais de uma oportunidade, a Diretoria do Centro Médico Cearense. No mais, é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Interamericana de Cardiologia, Sociedade Internacional de Cardiologia e União das Sociedades de Cardiologia da América do Sul. Afora as suas atividades docentes, desenvolveu preponderante atuação clínica, sociedade civil, com finalidade técnico-científica, bem como instituidora e co-mantedora da Clínica Procardíaco de Fortaleza, onde atualmente desenvolve atividades profissionais, com a reputação de ser tida como a maior autoridade cearense no campo de cardiologia e uma das mais expressivas médicas cearenses de todos os tempos.


 A Dra. Glaura Férrer Dias Martins é detentora da Medalha da Integração Nacional das Ciências da Saúde, lhe concedida pela Academia Brasileira de Medicina Militar, bem como do título de Cidadã Honorária de Fortaleza, lhe conferido pela Câmara de Vereadores desta Capital a 01 de junho de 1973.
 Fonte: MACEDO, Dimas. Lavrenses Ilustres. p. 191. glauraferrer@oi.com.br

Vídeo: BOM DIA CEARÁ - TV VERDES MARES - A Serviço da Comunikdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.