Bem Vindo

sexta-feira, 31 de março de 2017

2ª Caminhada da Conscientização do AUTISMO - DIA MUNDIAL DO AUTISMO EM FORTALEZA.APSA-CE



A Associação Pintando o SeTEAzul (APSA-CE) é de caráter assistencial, beneficente, sem fins lucrativos. Formada em 2015 por pais de autistas e amigos que se tornaram adeptas a causa.

  A principal motivação se caracteriza em virtude da pouca informação de um modo geral sobre o Espectro e carência de qualificação especifica para o profissional afim de que seja oferecido a esse indivíduo diagnóstico e acompanhamento apropriado.
Por esses motivos a associação foi formada e luta para que a pessoas com autismo assim como sua família sejam melhor compreendidos, assistida, aceita e incluídos na sociedade. A cada dia trabalhamos na construção de um mundo diferente, pois para nós não consideramos o igual suficiente.
  Procurando favorecer a busca e a divulgação do conhecimento acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Associação Pintando o SeTEAzul (APSA-CE) tem como meta melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares. 

Para a Associação Pintando o SeTEAzul (APSA-CE) o diagnostico precoce é fundamental, como também é necessária uma relação de conhecimento, fidelidade, comprometimento e cumplicidade entre Família, Escola, Médicos e Associação.  Defendemos a tese de que a melhor forma de ajudar uma criança autista a superar seus desafios é não focar apenas nas suas dificuldades e sim valorizar seus talentos através de atividades lúdicas e motivacionais nas quais a criança, adolescente ou adulto esteja empolgada para participar e superar suas limitações.
 Orientar e apoiar as famílias, através de atividades desenvolvidas na associação todos irão aprender a olhar para vida com tolerância, paciência, humor e muito amor. Que não importa o período crítico de transição pelo qual estão passando: Ao receber o diagnóstico, durante os anos escolares, adolescência ou idade adulta a Associação Pintando o SeTEAzul (APSACE) ajudará a enfrentar estes desafios que o diagnóstico de Autismo nos propõe.  
ü Trabalhar com as instituições de ensino públicas e privadas, promovendo cursos, palestras, oficinas de confecção de material utilizando técnicas ABA, TEACCH, PECS, dentre outras que venham a ser necessárias a fim de capacitar profissionais para trabalhar de forma interdisciplinar para que alunos autistas sejam incluídos ao contexto escolar de forma personalizada para seu melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem.  
ü Incentivar o tratamento com equipe multidisciplinar para que o autista possa se desenvolver, tornar-se independente e se relacionar com outras pessoas, embora seja preciso um tratamento demorado – em muitos casos, para a vida toda. Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e profissionais da educação são alguns dos especialistas que fazem parte da equipe. Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências.  

2ª caminhada da conscientização do Autismo acontece neste domingo, em Fortaleza

Pais, amigos e autistas realizam no dia 2 de Abril, às 16h, caminhada na Av. Beiramar (em frente ao Náutico) alusiva Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Objetivo é informar sobre o transtorno, que afeta 70 milhões de pessoas no mundo, diminuir o preconceito, ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e as estratégias contemporâneas de tratamento e inclusão social.  

Segundo Kellyane Chaves, uma das organizadoras do evento, a ideia é chamar atenção sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). "O autismo ainda é um assunto distante e que gera dúvidas e preconceitos. Afalta de informação acaba implicando pais com receio de fazer atividades em público com os filhos, o que prejudica o desenvolvimento social da criança. Por isso, iremos caminhar com faixas, bandeiras, balões azuis, distribuir panfletos vestidos de azul, a cor que simboliza o autismo. Buscamos com essa ação levar mais informação e diminuir o preconceito", diz. 

Ao final da caminhada, serão soltados dezenas de balões azuis, simbolizando a conscientização. 

Mais informações,

Kellyane Chaves: 9918471447
Marcio Martins: 988743608

Serviço:
Caminhada no Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Local: Av. Beira-Mar, em frente ao Náutico.
Hora: 16h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.