Bem Vindo

segunda-feira, 24 de julho de 2017

DORES MENTRUAIS E O TRABALHO - FOLGA UM DIA NO TRABALHO NO MÉXICO.



Um órgão público do Governo mexicano reconheceu, pela primeira vez, que as dores menstruais podem ser motivo para se ausentar do trabalho por um dia em cada período. Desde o último 30 de junho, as trabalhadoras do Tribunal Administrativo e Fiscal do Estado do México têm direito a este descanso remunerado todos os meses.
A medida faz parte de uma política que persegue dois objetivos: a prevenção de saúde dos empregados da entidade judicial e a igualdade de gênero. Por isso, também os homens maiores de 40 anos podem fazer uso da licença se comprovarem que sofrem de algum tipo de condição fisiológica.

O acordo surgiu por uma "necessidade interna", comentou, à Verne, Myrna García Morón, presidenta do Tribunal. "A congruência nos leva a não apenas emitir sentenças que tenham a ver com perspectiva de gênero, mas também a preservar a saúde e a dignidade de nossos servidores públicos", disse.

Ela afirma que por volta de 65% da equipe que trabalha no organismo é composta por mulheres, e que 28% delas se encontram em uma faixa etária entre os 40 e os 60 anos. Segundo o documento que aprova o acordo, publicado no Diário Oficial do México, é nesta etapa da "maioridade madura" quando "aparecem os primeiros sinais de envelhecimento". Isso inclui doenças, desordens, crises emocionais e eventos biológicos como a menopausa e a andropausa.
"As dores na menstruação são normais e toleráveis. Quando começam a ser intoleráveis, ou incapacitantes, já não estão no padrão normal", expressou García Morón, citando a investigação médica que realizou o organismo antes de apresentar a proposta ao tribunal pleno de 19 magistrados. A dor muito aguda, conhecida como dismenorreia, pode acontecer por complicações ou doenças, e por isso, é preciso que as mulheres estejam sob supervisão médica.

Também os homens que apresentarem sintomas de andropausa - como "mudanças de atitude e estado de ânimo, fadiga, perda de energia, impulso sexual e agilidade física" - e que desejam tirar um dia por mês para descansar, devem apresentar um documento médico.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/15/actualidad/1500081481_439962.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.