Bem Vindo

domingo, 2 de julho de 2017

Independência TOTAL da VENEZUELA, 05 de Julho de 1811 a 2017 - 206 anos . LIBERDADE AINDA QUE TARDIA..






Por Martin Tovar y Tovar - http://www.cervantesvirtual.com/bib_autor/fmiranda/iconografia.shtml, Domínio público.
A Independência de Venezuela foi o processo emancipador desenvolvido entre 1810 e 1821 para romper os laços coloniais que existiam entre esse território e o Império Espanhol. Entre os fatores mais influentes deste processo destacam-se o desejo de poder por parte dos grupos crioulos venezuelanos que possuíam um status social e econômico mas não político, por isso precisavam conseguir o cessar das funções de quem até então tinha exercido o comando na Venezuela, entre eles: o militar espanhol Vicente de Emparan, o Intendente do Exército e Real Fazenda Vicente Basadre, e demais membros da Real Audiência, junto com outros altos servidores públicos espanhóis. Através da Ata de Declaração da Independência da Venezuela, sete províncias espanholas, pertencentes a Capitanía Geral venezuelana na América do Sul, declararam sua independência do Reino de Espanha e isso implicou a ruptura definitiva com o nexo colonial espanhol. O documento foi redigido principalmente pelo militar e ideólogo venezuelano, Juan Germán Roscio e assinada em 5 de Julho de 1811 na Capela Santa Rosa de Lima de Caracas por seus pares venezuelanos Simón Bolívar e Francisco de Miranda. O aniversário da assinatura celebra-se como o "Dia da Independência de Venezuela". Nesta data, o texto autêntico do Ata de Independência de Venezuela, fundamental para a história venezuelana, não foi localizado, mas em seu momento foi conhecido graças a sua reprodução na Gazeta de Caracas e no semanário O Publicista de Caracas.

fonte:https://mobile.seuhistory.com/hoje-na-historia/assinou-se-ata-de-independencia-da-venezuela





Elaboração e Aprovação pelo Congresso

O 3 de julho iniciou-se o debate no Congresso, e no dia 5 a começos da tarde procede-se à votação que terminou para as 2:30 da tarde, resultando aprovada a Independência com 40 votos a favor. De imediato, o Presidente do Congresso, Deputado Juan Antonio Rodríguez, anunciou que estava "Declarada solenemente a Independência absoluta de Venezuela".
Na mesma tarde do 5 de julho o Congresso celebrou outra sessão, na que se lembrou redigir um documento, cuja elaboração foi encomendada ao deputado Juan Germán Roscio e ao secretário do Congresso, Francisco Isnardi. Neste documento deviam aparecer os motivos e causas que produziram a Declaração da Independência, para que submetido à revisão do Congresso, servisse de Ata e passasse ao Poder Executivo.
O Ata foi aprovada no dia 7 de julho por todos os deputados, com a sozinha exceção do pai Fernando Vicente Maya, deputado pela Grita. Pouco a pouco foram-na assinando os representantes, passada ao livro de Atas do Congresso o 17 de agosto, até que o 18 desse mês estamparam as últimas assinaturas.
 fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.