Bem Vindo

domingo, 9 de agosto de 2009

Colégio Estadual Liceu do Ceará


O Liceu foi criado com a Lei nº 304, de 15 de julho de 1844, a época do então Governador da Província do Ceará - Mal. Dr. José Maria de Silva Bitancourt - ficou assim criado o Lycêo, compondo-se das seguintes cadeiras: filosofia racional e moral, retórica e poética aritmética, geometria, trigonometria, geografia, história, latim, francês e inglês. Tal Lei, no entanto, só é regulamentada em 12 de setembro de 1945, sob o nº361. E somente em 19 de outubro de 1845 é instalado o Lycêo no prédio onde atualmente funciona o 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará.
Até 1895, o Liceu funcionava nas casas de seus mestres, chegando inclusive a ser abrigado na casa do seu primeiro diretor o saudoso Tomás Pompeu de Sousa Brasil. No ano de 1935, foi finalmente transferido em edifício próprio para a Praça Fernandes Vieira, atualmente, Praça Gustavo Barroso, onde permanece até hoje. O prédio está situado no bairro de Jacarecanga, área de relevante valor histórico para Fortaleza, que vem sofrendo crescente descaracterização por falta de uma política cultural efetiva para a cidade.
Os princípios educacionais defendidos pelo Liceu tinham como objetivo final a formação integrada do indivíduo. A qualidade de transmissão dos conhecimentos se aliava a uma educação destinada à formação, capaz de assegurar à comunidade do Colégio: alunos e professores, uma visão mais próxima ao desenvolvimento da sociedade.







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.