Bem Vindo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

IV Festa dos Arcanjos - Fortaleza




Arcanjos

São Miguel, que em hebraico quer dizer "Quem é como Deus?", é considerado o protetor da Igreja e o Guardião do Paraíso, apresentado por são João, no livro do Apocalipse, como aquele que vence Lúcifer no combate contra o mal (Ap 12,7)*. As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, motivaram a Igreja, desde o princípio, a uma especial veneração por este arcanjo, considerado como guarda e protetor dos homens, da Igreja e padroeiro dos agonizantes.

São Gabriel, que significa "A Força de Deus", é considerado o anjo da Anunciação, aquele que apareceu a Maria e anuncia a vinda do Messias. È considerado também o Anjo da Encarnação, da Misericórdia e da Consolação. Ele representa o poder de Deus. A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gen 19, 1-29)*, bem como o ter marcado com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4)*. A tradição Cristã vê nele o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador, e a José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima. Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto.

São Rafael, que em hebraico tem o sentido de "Medicina de Deus", ou "Deus curou", é o anjo da cura. É considerado o protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Na Bíblia, ele é citado como o protetor da viagem de Tobias, o responsável por restituir a visão do pai dele e de ter livrado o jovem das investidas do demônio. Ele também quem apresenta as boas obras e orações do velho Tobias a Deus.

* Passagens Bíblicas: Apocalipse, Gênesis e Ezequiel.

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/noticias_integra.asp?id_noticia=3483






Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.